BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Resposta do IBGE à pergunta sobre religião no censo Leia de baixo para cima

Para conhecimento de todos a resposta do IBGE ao meu questionamento e logo depois um E-mail do Formiga para conhecimento de todos e anexo um artigo do Gerson.

Um abraço.

Marcos

===



Em 23/07/2010 16:35, ibge@ibge.gov.br escreveu:

Atendimento Numero:27135/2010 - 1

Prezado(a) Senhor(a),O quesito Religião ou Culto teve suas categorias definidas pela ação em conjunto de técnicos do IBGE e do ISER (Instituto de Estudos da Religião).

A partir de uma lista básica, foram feitas as entrevistas das pesquisas pertinentes. Entretanto, pela quantidade e diversidade de religiões ou cultos, o pesquisador aceita o que é informado pela pessoa entrevistada, não podendo alterar nenhuma resposta.

Daí, a relação inicial é enriquecida para as próximas pesquisas. E da mesma forma, a cada pesquisa a relação tende a aumentar. Deixamos claro que, se a religião ou culto da pessoa entrevistada não constar da relação preexistente, será registrada a opção declarada.



Atenciosamente,

Equipe de Atendimento



Em 23 de julho de 2010 09:08, familiaerruas escreveu:

IBGE

A/C. Responsável pelo Censo

Prezados Senhores,

Gostaria de saber se procede a informação no e-mail abaixo e para conhecimento de vocês reproduzo o início da Introdução de "O Livro dos Espíritos", livro esse que deu origem ao ESPIRITISMO, onde deixa claro que os adeptos do ESPIRITISMO serão chamados de ESPIRITAS:

"Introdução AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras. Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia. Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos espírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, apresentam a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria. Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas."

Para maiores detalhes favor consutar a FEB - Federação Espírita Brasileira.

Atenciosamente,

Marcos da Silva Fonseca



Mensagem original

De: LUIZ CARLOS FORMIGA

0 comentários: