BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Proteção do Céu

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br



O plantonista do atendimento fraterno, no Centro Espírita, conversava com o assistido.

– Então, meu amigo, como tem passado? Melhorou o ânimo, superou as tensões?

O interpelado esboçou um sorriso.

– Bem, com os passes magnéticos semanais e a leitura diária do Evangelho, sinto-me mais animado. Mas os problemas permanecem do mesmo tamanho. Minha esposa, neurótica como sempre, atazana minha vida; os filhos, indisciplinados, conturbam o lar; os subordinados, na atividade profissional, são uns incompetentes, obrigando-me a redobrada vigilância. Tudo isso me aborrece muito… Precisaria receber pelo menos três passes diários para compensar os desgastes…

– Fardo pesado?…

– Nem me fale! Como dizia o filósofo, “o inferno são os outros!…”

– Tem orado?

– Sim, conforme sua recomendação, todas as noites, após a leitura do Evangelho.

– E como faz?

– Dirijo-me a Jesus…

– Sim, mas o que pede?

– Que dê um jeito na minha vida, tornando minha mulher menos impertinente, meus filhos mais obedientes, minha saúde menos oscilante, meus subordinados mais aplicados…

– Bem, sugiro uma mudança. Peça as bênçãos divinas para sua família, seus negócios, sua vida, sem detalhamentos. E centralize a oração num ponto fundamental: peça a Deus que lhe dê o dom da compreensão.

– Só isso?

– Sim.

– Será bem curta…

– Não é a extensão que faz a oração funcionar. Deus sabe de nossas necessidades. Deixe falar o coração…

Após algumas semanas o assistido retornou, expressão alegre, feliz…

– Então, como está?

– Ótimo! A oração que me ensinou é jóia! A esposa está numa fase boa, os filhos mais obedientes, os funcionários da empresa mais aplicados, a saúde melhor. Parece mágica! Mudou tudo!

O plantonista sorriu:

– Não há nenhuma magia, meu amigo. O que mudou foi a sua visão, a partir do momento em que deixou de pedir a Deus que desse um jeito naqueles que o cercam e pediu um jeito de enxergá-los melhor. Cultivando a compreensão aprendemos a respeitar a maneira de ser das pessoas, sem a pretensão de moldá-las às nossas conveniências.

– Curioso é que elas melhoram…

– Apenas respondem aos nossos estímulos, quando nos propomos a identificar seus valores positivos e relevar suas falhas. É como cuidar de plantas. Se nutrimos espinhos teremos o espinheiro. Se irrigamos flores, formaremos um jardim. A compreensão o fez melhor e o mundo melhorou com você.

Deus trabalha incessantemente em favor do aprimoramento de nossos sentimentos, da sensibilização de nossa alma para os valores do Bem. Por isso não há oração mais prontamente atendida do que aquela em que, cultivando a reflexão e reconhecendo nossas limitações, pedimos ao Senhor, com todas as forças de nossa alma, ajude-nos a superá-las.

Afinal, é para isso que estamos na Terra.

0 comentários: