BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 25 de julho de 2010

Pedro Leopoldo: Terra de Chico Xavier!

TEXTO E FOTOS RECEBIDOS DE OSVALDO MAGRO FILHO (DINHO) ARAÇATUBA, SP



Nosso vôo para Belo Horizonte foi durante o Jogo Brasil e Holanda. O Piloto anunciou o gol brasileiro e fim do primeiro tempo! Preocupei-me com lembrança do avião que pousou forçado na floresta amazônica por falta de combustível, porque piloto e co-piloto ouviam o jogo do Brasil e anotaram rota incorreta no computador de bordo da aeronave. Isso não se repetiu! Pousamos em Confins e seguimos para a cidade vizinha: Pedro Leopoldo. Nosso objetivo, dentre outros, era conhecer um pouco mais sobre o local e as pessoas que conviveram com Francisco Cândido Xavier.

Ele nasceu 100 anos atrás num quarto que hoje faz parte do Centro Espírita(C.E.) Luiz Gonzaga(Figura 1). Célia Diniz, uma trabalhadora da Casa, afirmou que as atividades continuam com as mesmas características, pois, o médium mineiro fez constar em ATA que se o C.E. deixasse de ser hospital/escola a todos os necessitados que ali buscassem ajuda (figura 2), ele deveria ser fechado e a chave entregue à Federação Espírita Brasileira. Nossos anfitriões ainda afirmaram que, após o filme Chico Xavier, lançado em abril de 2010, a curiosidade aumentou muito e, estão se adequando para oferecer o melhor tipo de orientação possível aos visitantes. Fomos informados também que Daniel Filho, o diretor do filme, recebeu o título de cidadão Pedro Leopoldense com muita alegria.



Figure 1 – Centro Espírita Luiz Gonzaga à direita e, ao 50 metros ao fundo, Igreja, retratada no filme de Daniel Filho.



Figure 2 – Beneficiados em nome de muitos que são amparados até hoje, no C.E. Luiz Gonzaga.

Nas comemorações do Centenário de Chico Xavier, foi inaugurado o Memorial do Luiz Gonzaga (figura 3) e o Centro Cultural Chico Xavier (figura 4), na fazenda Modelo, local onde o médium mineiro trabalhou anos a fio.



Figure 3- Memorial do Centro Espírita Luiz Gonzaga, inaugurado no centenário de Chico Xavier, que mantém acervo de pinturas e informações históricas sobre o centro e o médium mineiro.



Figure 4 – Espaço cultural inaugurado no centenário de Chico Xavier que contou com apoio da FEB e da Universidade Federal de Minas Gerais.



Foi emocionante ir até o riacho onde Emmanuel identificou-se pela primeira vez ao médium (Figura 5) como seu guia espiritual. Este momento, segundo informações locais, foi presenciado por duas senhoras que acompanhavam Chico em suas preces e meditações naquele ano de 1931 (figura 6).


Figure 5 – Local onde Chico encontrou Emmanuel.


Figure 6 – Emmanuel identifica-se pela primeira vez ao médium mineiro.




“Uma psicografia para o amanhã!” É assim que podemos comentar nossa impressão sobre as duas mensagens psicografadas pelo médium Wagner Paixão. Enquanto Cesar Perri (Diretor da FEB ) fazia a palestra pública na sexta à noite, Wantuil de Freitas e Ismael comunicaram-se pelas mãos do médium mineiro, que, ao final, comentou conosco que Chico Xavier teria sido a ponte para permitir a comunicação de Ismael (Figura 7). O que foi mais interessante, é que as mensagens estavam plenamente sintonizadas com o seminário, que aconteceu no dia seguinte, reunindo o Diretor da FEB citado e equipe e os órgãos de unificação do estado de Minas Gerais, Goiás, dentre outros (notícia já divulgada). Revivemos ali os momentos do Pacto Áureo e da Caravana da Fraternidade, fatos históricos que influenciaram os rumos do movimento espírita no passado e, no momento, revigoram as tendências do movimento espírita atual.




Figure 7 – Cesar Perri, de pé ao centro, profere palestra pública no C.E. Luiz Gonzaga enquanto Wagner Paixão, 3ª pessoa da direita para esquerda, psicografa mensagem de Wantuil Freitas e Ismael.


A atriz Ana Rosa (Figura 8) também estava lá e proferiu palestra sobre sua experiência de vida. Narrou a fase difícil que atravessou ao perder dois filhos: o primeiro com leucemia e a segunda, atropelada ao sair da escola. Contou que recebeu uma mensagem consoladora de sua filha, através do médium Celso de Uberaba, cuja comprovação se deu por um detalhe, que só as duas sabiam: Ana Rosa tinha o hábito de pedir para sua filha se agasalhar e, na carta, a filha lhe escreveu: “...não se preocupe mamãe, eu trouxe o agasalho!”

Ana Rosa foi muito solícita às fotografias. Todos queriam pousar ao lado daquela, que é a atriz brasileira que está no “Guinness” (livro de recordes) por participar de maior número de novelas. Ela tem projeto de transformar o livro mediúnico Violetas na Janela em filme, embora aguarde autorização da família de Patrícia (autora espiritual da obra).

Figure 8 – A atriz e palestrante Ana Rosa, conta suas experiências ao público durante a 7ª Semana Espírita Chico Xavier, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, julho 2010.

Apesar do Brasil ter sido desclassificado pela Holanda naquele fim de semana, sentimo-nos muito orgulhosos por visitar a cidade que recebeu o Brasileiro do século: Chico Xavier. Não nos esqueçamos que ele partiu no dia em que o Brasil conquistou o penta-campeonato.


Texto

Osvaldo Magro Filho

Trabalhador do C.E Luz e Fraternidade – Araçatuba




Figura 9 – Cesar Perri e Dinho (Osvaldo Magro Filho) durante visita à Pedro Leopoldo.


OBS: DE 2 A 11/7 FORAM REALIZADOS SEMANA ESPÍRITA E SEMINÁRIO DO CFN EM PEDRO LEOPOLDO, MG (ISMAEL GOBBO)

0 comentários: