BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 14 de junho de 2010

REGISTRO. REALIZADO O 4º. ENCONTRO “A ARTE NA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO”. ARAÇATUBA, SP

TEXTO DE IVANA NOBRE MÓDENA COM FOTOS DE LUIZ CARLOS ROCHA

LOCAL DO ENCONTRO: ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA, ARAÇATUBA, SP

Atividades do dia:

8h- Recepção

8h30 – abertura

9h – Palestra com o Prof. Luiz Carlos Barros Costa

10h – Oficinas:

Oficina I: Música – Construindo Instrumentos (com Tereza Irikura) e

Oficina II: Dança – Expressão da Alma (com Luciana Esgalha)

11h - intervalo

11h20 – Apresentação das Oficinas

12h30 – Avaliação e Encerramento


Dia 13 de junho de 2010.

10 casas espíritas de Birigui e Araçatuba e o convidado especial de Fernandópolis:

Ave Cristo; Seara do Mestre; Luz e Fraternidade; Benedita Fernandes; Irmã Angélica; Nosso Lar; União Espírita Paz e Caridade; Casa do Caminho; Aliança Espírita “Varas da Videira” e Missionários de Luz.

36 representantes destas instituições encontram-se para harmonização íntima que os trabalhos de arte proporcionam a todos.

Nosso principal objetivo com a proposta da “Arte na Educação do Espírito” é justamente harmonizar os acordes da nossa alma para que nossa contribuição na Seara do Mestre Jesus possa ser cada vez aprimorada na solidariedade e fraternidade.

O que buscamos neste 4º encontro foi traçado pelos próprios participantes numa dinâmica para destacar os principais anseios do dia:

* Aprimoramento
* Conhecimento
* Renovação
* Subsídios
* Harmonização
* Amizade
* Relacionamento
* Equilíbrio
* Amor
* Ação


A partir dessa dinâmica tivemos para apresentação musical, que tocou fundo nossos corações, os irmãos Rodrigo na flauta e Felipe Irikura na viola,

A partir da vontade expressa dos participantes, da ambientação com que a música nos envolveu, fomos agraciados pela exposição entusiasta, segura e precisa do prof. Luiz Carlos Barros Costa, que traçou um paralelo do roteiro de JESUS – KARDEC E CHICO, como um caminho eficaz para a conquista da evolução do espírito imortal. Da busca constante da elevação espiritual a que estamos sujeitos e que podemos alcançar mais rapidamente quando despertamos nossas consciências e expandimos nossas potencialidades a favor da vida, escolhendo a “parte boa” que Jesus através do encontro com Marta e Maria, nos sugere. Da convicção de Kardec pela escolha da “parte boa”, quando eleva seu compromisso com os planos mais altos e nos revela o intercâmbio entre os mundos, nos fazendo crer na imortalidade da alma e no real sentido de nossas existências, sem contudo contar com os aplausos do mundo terreno. Lembrou-nos da dedicação de Chico Xavier em manter a escolha da “parte boa”, quando se dedica ao trabalho no bem e inicia seus primeiros acordes na mediunidade pelos caminhos da arte em forma de poesias, no livro Parnaso Além Túmulo. Apresentando-nos assim a fundamentação teórica da proposta do encontro e dando-nos subsídios para que a produção artística na casa espírita possa primar-se pelo processo do bem, do belo e do dever de sensibilizar as almas para o despertar de suas potencialidades.


No término de sua exposição fomos presenteados com uma mensagem mediúnica, recebida intuitivamente pelo médium Vilson Disposti, que transcrevemos a seguir:

“ARTE COM AMOR

Do infinito verte a Arte

Que Jesus parte

Em tua direção

À espera de tuas mãos.

Façam, meus filhos hoje

O esforço no trabalho

Sem que busquem qualquer atalho.

Para escreverem com calma

Mas com a força da própria alma

A Arte do Criador

Em nome do Supremo Amor.”

Afonso de Guilhen

Como previsto a segunda parte do encontro foi destinado a produção das oficinas: Música – Construindo Instrumentos e Dança – Expressão da Alma, sob a coordenação de Tereza Irikura e Luciana Esgalha, irmãs dedicadas, pacientes e alegres a nos incentivar nos primeiros acordes da alma.

Após um breve intervalo para carregar nossas baterias com o lanchinho coletivo, uma idéia econômica e prática, pudemos assistir a peça de teatro: “Água da Paz”, uma apresentação graciosa das crianças do departamento de evangelização infantil da União Espírita Paz e Caridade, sob a coordenação da nossa amiga Rennier Isique.

Brilhante também foi o tão esperado momento, a produção das oficinas de dança e música. Missão cumprida, que foi realizada com amor e harmonia nos corações presentes.

Caminhando para o final dos trabalhos, a USE – Araçatuba apresentou seu mais recente projeto: “Encontros Musicais”, uma parceria com o Projeto “Sopro Novo” da Yamaha Musical para a iniciação musical através do aprendizado da flauta. Trata-se de uma proposta para disseminar a música para as casas espíritas, principalmente o trabalho com as crianças; e neste primeiro momento, os multiplicadores encontram-se no processo de treinamento, sob a monitoria da Dra. Tereza Irikura, responsável pelos ensaios.

Com um mês de ensaio, os integrantes apresentaram a música “Hino à Alegria” de Beethoven.

Para finalizar os trabalhos fizemos uma avaliação dos trabalhos, que nos permitiu responder os pontos marcantes do encontro, que ao final nos remeteu ao ponto comum: satisfizemos nossas buscas expressas no início dos trabalhos e firmamos o compromisso com o aprendizado do dia, através de ações concretas trabalharmos na multiplicação da abordagem nas respectivas casas que trabalhamos. Assim como foram feitas várias sugestões para aprimorar nossos trabalhos. Para que se tome conhecimento destas sugestões, afirmamos que as avaliações e lista de presença ficarão em anexo a esse documento.

Nossa querida companheira Ediná leu a motivação da avaliação:


O QUE FICOU?

De tudo ficaram três coisas:

• A certeza de que estamos sempre começando;

• A certeza de que precisamos continuar;

• A certeza de que seremos interrompidos, antes de terminar.

Portanto, devemos fazer:

• Da interrupção, um caminho novo;

• Da queda, um passo de dança;

• Do medo, uma escada;

• Do sonho, uma ponte;

• Da procura, um encontro.

Fernando Pessoa

A Luzia, nossa fiel e dedicada amiga encerrou os trabalhos com a prece final, conclamando a todos para o próximo encontro que será em 07 de agosto de 2010, na casa União Espírita “Paz e Caridade”, sábado, período da tarde.

Araçatuba, 13 de junho de 2010

















FOTOS: RECEPÇÃO; RECEPÇÃO; EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO; INTEGRAÇÃO; APRESENTAÇÃO MUSICAL; PALESTRA POR LUIZ CARLOS BARROS COSTA; OFICINA INSTRUMENTOS MUSICAIS; OFICINA DANÇAS; TEATRO ÁGUA DA PAZ; APRESENTAÇÃO DE DANÇA; APRESENTAÇÃO INSTRUMENTOS MUSICAIS; APRESENTAÇÃO SOPRO NOVO; IVANA, O ORADOR LUIZ CARLOS BARROS COSTA E GREGÓRIO CARLOS RODRIGUES PRESIDENTE DA USE INTERMUNICIPAL DE ARAÇATUBA.

0 comentários: