BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 30 de junho de 2010

REGISTRO. II ENCONTRO FRATERNO HOLANDÊS NIEUW VENNEP, HOLANDA



LOCAL DO EVENTO



A pequena e agradável cidade de Nieuw Vennep, Holanda, sediou no dia 20 de junho de 2010, o II Encontro Fraterno Holandês.

Após observarmos a grande necessidade de fazermos um trabalho intenso, imediato, visando ampliar a divulgação da importância da Evangelização Infanto-Juvenil, atividade prioritária da diretoria do Conselho Espírita Holandês, decidimos então, promover alguns Encontros Fraternos onde crianças, jovens e adultos teriam a oportunidade de estudarem juntos, através de atividades práticas e divertidas, como se estivessem nas classes de Evangelização.

O I Encontro Fraterno ocorreu em janeiro deste ano e devido aos excelentes resultados, decidimos realizar num curto espaço de tempo, um outro evento.

Desta vez o tema abordado foi “Construindo a Paz”, tema este que foi trabalhado através de dinâmicas divertidas, discussões em grupos, painel integrado...

As atividades foram realizadas tendo como tópico principal a seguinte fase de Chico Xavier:

... Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode iniciar agora e fazer um novo fim.”

Maria Moraes, presidente do Conselho Espírita Holandês, proferiu as palavras iniciais e em seguida, Marina Steagall a prece de abertura.

A programação seguida foi a seguinte:

a) Dinâmica de Apresentação: Esta atividade foi muito divertida e contou com a participação de todos. Seu objetivo principal foi estreitar as relações dentro do grupo, visando promover a confraternização e a inibição dos participantes.



b) Discussões em grupos: Para esta atividade, foram formados 3 grupos: crianças, jovens e adultos. Cada grupo estudou:



* Crianças: Vivendo em Sociedade – A Maledicência

* jovens: Minha Responsabilidade – Manifesto UNESCO 2000, Década da Cultura de Paz para as Crianças e Jovens do Mundo.

* Adultos: O que é ser espírita? Suas responsabilidades perante a construção da Paz: vivenciar em todos os momentos os ensinamentos da Doutrina Espírita.



c) Painel Integrado: Apresentação das conclusões dos grupos. Nesta atividade todos os participantes se reuniram novamente e foi apresentado um vídeo visando sensibilizar os presentes para a importância do nosso exemplo na construção da paz.

Dinâmica de Encerramento: Nesta atividade, todos receberam mãozinhas confeccionadas em papel cartão colorido, onde cada um escreveu uma mensagem de amor, paz, encorajamento ...

Após a apresentação vídeo da música “A Paz” do conjunto Roupa Nova, onde todos nos emocionamos muito, as mãozinhas foram distribuídas e todos receberam uma linda mensagem, assim como chocolates e abraços apertados.

O Ontmoetings Centrum‎, foi o local escolhido para o evento e consiste num confortável complexo de salas, café, teatro ... onde funciona a Associação de Moradores. O atendimento no local é excelente e a atmosfera exalava paz e harmonia.

As atividades foram traduzidas ao holandês por Marina Steagall e vale ressaltar a presença do holandês Obed Broersma que, apesar de estar num evento espírita pela primeira vez, contagiou a todos com sua entusiasmada e alegre participação.

O encerramento das atividades foi um momento de grande emoção, já que ainda estavamos sensibilizados pela beleza e profundidade da mensagem transmitida pela música e vídeodo conjunto Roupa Nova. Maria Moraes agradeceu imensamente a presença de todos, encarnados e desencarnados, que, com entusiasmo e amor, contribuiram para que nosso II Encontro Fraterno atingisse todos os nossos objetivos.

Dalva Marçal da Cruz proferiu a prece de encerramento agradecendo as bençãos recebidas neste dia tão especial, assim como nos convocando ao trabalho edificador visando construimos bases sólidas para um Novo Mundo, mundo este onde reinará a paz e o amor.


CLÁUDIA WERDINE E MARIA MORAES
(PRESIDENTE DO CONSELHO ESPÍRITA HOLANDÊS)




TRABALHO EM GRUPO DOS ADULTOS




VISÃO PARCIAL DOS PARTICIPANTES

0 comentários: