BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 5 de maio de 2010

FÓRUM NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA PEDRO LEOPOLDO, MG

Durante o feriado de Corpus Christi, a pequena cidade de Pedro Leopoldo, a 40 km da capital mineira, estará no centro de uma revolução que cresce a olhos visto por todo o Brasil. É o movimento nacional de Arte Espírita, cujas lideranças e representantes participarão do 7º Fórum Nacional de Arte Espírita, no período de 3 a 6 de junho. Serão mais de 140 trabalhadores da arte espiritualizada, de pelo menos 13 estados, além do Distrito Federal, reunidos sob a organização da Associação Brasileira de Artistas Espíritas (ABRARTE). Dentro das comemorações pelo centenário de nascimento de Chico Xavier, o evento acontece na Escola Estadual São José, herdeira do Grupo Escolar de Pedro Leopoldo, onde o médium cursou o primário entre 1919 e 1923. Ao longo de 4 dias, os participantes terão oportunidade de trocar experiências, compartilhar produções, debater projetos de fortalecimento da Arte na casa e no movimento espíritas e, naturalmente, apresentar ao público um pouco daquilo que realizam.

Abertura ao Público

O Fórum começa oficialmente na quinta-feira, dia 3, com apresentações artísticas de grupos espíritas mineiros, a partir das 20h. A Cia. Laboro, de Belo Horizonte, apresenta o espetáculo As Mesas Girantes, seguida pelo grupo de dança Iluminar, de Ribeirão das Neves, e pelo grupo musical Verbos de Versos, de Contagem. Na sexta-feira (4), quem abre a noite é o grupo Crisálida, do Rio de Janeiro (RJ), com um espetáculo que mescla música, dança e teatro. A seguir, vêm o Meu Cantar, de Belo Horizonte e o Persona, de Natal (RN), que encena a peça Emmanuel. No sábado (5), acontece a noite de encerramento oficial do Fórum. Apresentam-se o grupo Integrarte, de Curitiba (PR), com a montagem O Mistério da Mansão Winston, e o músico espírita Moacyr Camargo, de São Paulo (SP). Toda a programação noturna acontece no auditório do Sinticomex, à Rua São Sebastião, 147, centro da cidade, com acesso gratuito ao público em geral.

Partilhando Saberes

Na sexta (4) e no sábado (5) pela manhã, acontecem paineis apenas para os inscritos. São momentos especialmente destinados à partilha de experiências proveitosas já realizadas no campo da Arte Espírita. No primeiro dia, haverá apresentação simultânea de três iniciativas ligadas à divulgação do Espiritismo através da arte: pelo cinema, com a experiência do Curso de Cinema Espírita de Belo Horizonte (MG); pela internet, com o trabalho do blog Espírito de Arte (CE/MG); e pelos festivais, com a experiência do Festival Espírita Cinco Minutos (PR). No segundo dia, os participantes conhecerão experiências de aplicação da Arte dentro da casa espírita: o Movimento de Arte Espírita (MARES), desenvolvido pela Cia. Laboro (MG); a atividade de Arte na Educação do Espírito desenvolvida por Elaine Carvalho (SP); e o trabalho de coral com idosos do Centro Espírita Fé e Caridade de Jesus (SC).

Vivendo e Aprendendo

Na sexta (4) e no sábado (5) à tarde, acontecem os centros de interesse, também apenas para os inscritos. A cada dia, quatro artistas e/ou educadores espíritas promovem vivências ligadas às relações entre Arte e Espiritualidade com os participantes. Na primeira tarde, os facilitadores serão Elaine Carvalho, de Santos (SP), Cláudio Marins, de Belo Horizonte (MG), Moacyr Camargo, de São Paulo (SP), e Mariângela Gonçalves, do Rio de Janeiro (RJ). Na segunda, conduzem as vivências Marcílio Dias, de Santos (SP), Reginauro Sousa, de Fortaleza (CE), Matheus Barbosa, de Franca (SP), e Bibiana de Brito, de Goiância (GO).

Mais Arte!

Em todos os dias, acontecem pequenas apresentações artísticas no início da manhã e da tarde, abrindo as atividades de cada turno de trabalho. Na sexta-feira, o músico Júnior Vidal, do Grupo de Arte Espírita Cotidianus, de Campos dos Goytacazes (RJ), toca no começo do dia. À tarde é a vez do grupo musical Giro Livre, de Blumenau (SC). No sábado, apresentam-se os grupos Bem, de Vitória (ES), pela manhã, e Espírito de Arte, de Fortaleza (CE), à tarde. No domingo, durante o encerramento interno do evento, sobem ao palco o grupo Outra História, de Palmas (TO), a cantora espírita Cacau, de Belo Horizonte (MG), e a Cia. Laboro, com o esquete Beneficência. A sensibilização final fica a cargo de Elaine Carvalho e da Cia. Laboro.

O Fórum

O Fórum é um movimento nacional que reúne artistas e integrantes de grupos espíritas de arte de várias cidades e estados brasileiros. Ele se realiza de duas formas: por uma lista virtual de e-mails e pelo Fórum de Arte Espírita propriamente dito, que é a reunião de coordenadores de grupos, líderes do movimento espírita de artes, para debate e discussão de assuntos importantes. Aconteceram até hoje 6 fóruns-evento. O primeiro em agosto de 2004, em Florianópolis (SC); o segundo em dezembro de 2005, em Curitiba (PR); o terceiro em Araras (SP), em junho de 2006; o quarto em Salvador (BA), em junho de 2007; o quinto em Vitória (ES), em maio de 2008; e o sexto em Aracaju (SE), em junho de 2009. Os Fóruns foram palco de decisões importantes. No primeiro, surgiu a lista de e-mails utilizada até hoje, para facilitar a comunicação entre os integrantes. No segundo, foi proposta a veiculação de um jornal virtual, o Notícias do Fórum, (hoje Notícias da Abrarte) lançado em março de 2006. No terceiro, formou-se uma comissão que elaborou o site da Abrarte. No quarto, ocorreu a fundação oficial da Associação Brasileira de Artistas Espíritas. No quinto, foi lançado o primeiro volume dos Cadernos de Arte da ABRARTE, hoje denominados Cadernos de Arte Espírita, que reúnem artigos sobre diversas questões ligadas ao tema. No último, deliberou-se a realização da Semana Nacional de Arte Espírita, que acontece em outubro deste ano, simultaneamente em várias cidades do país.

A ABRARTE

A ABRARTE é uma organização nacional que tem por finalidade concretizar os objetivos traçados nos fóruns: proporcionar a união dos grupos, dos artistas e dos companheiros dedicados e de ideal, servindo de veículo de intercâmbio de experiências, de aprendizado, promovendo o crescimento/aperfeiçoamento dos grupos e artistas, através de ações que estimulem o desenvolvimento da criatividade, a produção de trabalhos originais e de teor eminentemente espírita; e proporcionando reflexões e debates em torno da Arte Espírita. Entre as realizações da ABRARTE, estão: a promoção de duas Mostras Regionais de Arte Espírita no Nordeste (2008/2009) e uma envolvendo Sul e Sudeste do país (2009); o lançamento dos dois primeiros volumes dos Cadernos de Arte Espírita - o terceiro com previsão de lançamento para o Fórum de Pedro Leopoldo; o lançamento do CD ABRARTE Coletâneas, composto por canções de vários estados do país; a criação do Portal Arte Espírita, destinado a reunir e divulgar informações sobre todos os trabalhos do país nesse campo;e a elaboração do projeto Arte na Casa Espírita, que estimula o uso da Arte, em suas diversas expressões, no dia-a-dia das instituições espíritas. A proposta foi apresentada ao Conselho Federativo Nacional da FEB, como sugestão.



Coordenadoria de Comunicação ABRARTE



(Informação recebida em email de Romário Fernandes)

1 comentários:

Anônimo disse...

Está sendo rodado no Ceará em também em Pedro Leopoldo o novo filme em homenagem a Chico Xavier. "As Mães de Chico Xavier" tem como foco o conforto que Chico trouxe a tantas famílias que perderam entes queridos. Acompanhe o diário de filmagens no blog oficial http://www.asmaesdechico.blogspot.com/ e esperamos que todos contribuem para mais essa homenagem. Paz a todos