BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Comitê Betinho inaugura brinquedoteca NA ARCA Araçatuba, SP



JOSÉ ROBERTO BARBOZA

ESPÍRITA DA CAPITAL PAULISTA, PRESIDENTE DO COMITÊ

Zilda Arns será homenageada dando nome ao equipamento

14/05/2010 – O Comitê Betinho – Ação da Cidadania e a Prefeitura Municipal inauguraram hoje (14), na Arca (Associação de Reinserção Social da Criança e do Adolescente), em Araçatuba, a 96ª brinquedoteca instalada pelo Comitê e parceiros. Composta de móveis ergonômicos feitos de madeira e fórmica, brinquedos e livros, a brinquedoteca atende às necessidades lúdicas do público atendido na entidade.

O equipamento levará o nome da doutora Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, morta em 12 de janeiro deste ano, vítima do terremoto que assolou o Haiti. A ideia da homenagem partiu do Comitê, que juntamente com o prefeito de Araçatuba Cido Sério que sempre admiraram o trabalho da Dra. Zilda.Juntos, estiveram com a homenageada em outra brinquedoteca instalada em São Paulo e que levou seu nome e em homenagem promovida pelo prefeito na Assembléia Legislativa e que contou com o apoio do Comitê. De acordo com o presidente do Comitê, José Roberto Vieira Barboza, a homenagem é mais do que justa, “em respeito ao belo e exemplar trabalho que ela desenvolveu no Brasil e no mundo”.

Sobre o Comitê

O Comitê Betinho foi fundado em novembro de 1993, inspirado na Campanha Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada por Herbert de Souza, o Betinho. Como forma de homenageá-lo quando de seu falecimento, em 09/08/1997, passou a chamar-se Comitê Betinho.

Os 17 anos de atividades ininterruptas demonstram o espírito de solidariedade e de cidadania dos funcionários do Santander Banespa, que mensalmente contribuem financeiramente com a entidade. Juntos, funcionários e parceiros, apoiam projetos que contribuem para melhorar as condições de vida das pessoas que se encontram em situação de exclusão social.

Fugindo do assistencialismo que acomoda as pessoas, o comitê investe em atividades desenvolvidas pela sociedade civil e por órgãos públicos: cursos profissionalizantes, ações voltadas para a saúde (brinquedotecas em hospitais públicos), para a educação, meio-ambiente, na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Também distribui cestas básicas para entidades cadastradas. A entidade se orgulha de ser pioneira em São Paulo no apoio à construção de cisternas (recipientes para coletar águas das chuvas) no nordeste brasileiro.

Sobre a ARCA

Fundada em 1998, a Arca é uma entidade sem fins lucrativos e não governamental (ONG), que tem como principal meta criar condições para que crianças e adolescentes em situação de risco social se integrem à família e à escola, conquistando assim melhor preparo para desenvolver projetos de vida, superar obstáculos e resgatar a cidades.

A Arca oferece orientação sobre os direitos das crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual; atendimentos com assistente social e psicóloga; teatro e outras atividades educativas, culturais e esportivas; encaminhamentos para órgãos públicos e programas sociais; oficinas profissionalizantes, e encaminhamento ao mercado de trabalho.

(Informações do DECOM da PMA repassadas pelo Comitê Betinho)










LEGENDA DAS FOTOS DE CIDINHA MICHELIN

FALA DO PREFEITO CIDO SÉRIO AO LADO DE JOSÉ ROBERTO BARBOZA, PRESIDENTE DO COMITÊ BETINHO; JOSÉ ROBERTO BARBOZA; A PRIMEIRA DAMA, QUE É ESPÍRITA, CIDINHA LACERDA, A PRESIDENTE DA ARCA BEATRIZ PIMENTEL E A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL EDNA FLOR; CRIANÇAS COM AS AUTORIDADES; A BRINQUEDOTECA.

0 comentários: