BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Curso de formação de Educadores Espíritas reúne cerca de 200 pessoas. SÃO PAULO

e lança campanha “Comece pelo Comecinho”, que visa incentivar o trabalho infanto-juvenil dentro das Casas Espíritas



Martha Rios Guimarães



Cerca de 200 pessoas lotaram as dependências do Centro Espírita Gabriel Ferreira (localizado na zona norte paulista) para o Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância, promovido pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, em fevereiro último. O local para realização da atividade foi escolhido para oferecer melhor aproveitamento da atividade e por ser a instituição onde atua a equipe que representa o departamento de Infância do estado paulista. Os participantes – provenientes das cidades de São Paulo, Guarujá, Guarulhos, Jacareí, Limeira, Praia Grande, Santo André, Santos, Taboão da Serra e, ainda, cidades do Vale do Ribeira – foram divididos em duas turmas.



O abrangente programa, destinado ao grupo de pessoas que participavam da atividade pela primeira vez, incluiu os seguintes módulos: A Atividade de Educação Espírita da Infância (definição e objetivos); Componentes do Processo Educativo (educador, educando, dirigentes e pais: o papel de cada um no sucesso da atividade; exemplos de ações para interação do setor na estrutura da casa espírita e para sensibilização dos dirigentes e pais); Estruturando o Departamento (divisão de turmas; local, acomodações, materiais; criação de biblioteca infanto-juvenil; importância de arquivos históricos; reuniões de educadores; etc); Planejamento (geral, de temas e objetivos de temas; de aulas); Recursos Didáticos (música, literatura, jogos espíritas, etc) e Elaboração de Aulas. Já um segundo grupo, composto de veteranos nesse curso, teve como proposta a elaboração de ações para integrar e aprimorar a atividade dentro das Casas Espíritas. Em relação a esta atividade, os participantes (cerca de 55 pessoas) revelaram que a discussão e a troca de informações foram extremamente positivas, gerando novas ideias e estimulando o trabalho de conscientização do trabalho dentro das sociedades em que colaboram. “O curso superou todas as expectativas porque, além de um programa completo e exemplos práticos, ofereceu uma acolhida carinhosamente memorável”, afirmou Sérgio Calderan, do Núcleo Espírita Paz e Amor em Jesus (zona sul da capital), referindo-se ao evento e à equipe de trabalho.



A qualidade do curso, sempre muito elogiada, foi uma vez mais testada e aprovada pelos participantes que, mesmo em um dia extremamente quente, permaneceram atentos e interessados durante todo o decorrer da atividade. Outro ponto que mede o sucesso da iniciativa é o fato de que não apenas as casas pertencentes aos órgãos da USE São Paulo enviaram representantes. Educadores Espíritas da Infância que fazem parte de instituições ligadas à Aliança Espírita, Liga Espírita e à Federação Espírita do Estado de São Paulo também marcaram presença – fato que, aliás, vem se tornando bastante comum em todos os cursos ministrados. Adriana Machado, da Liga Espírita, mostrou entusiasmo com a exposição de materiais elaborados pela equipe e que constituem excelentes ferramentas para o desenvolvimento das reuniões com os menores. “Eles elaboram jogos genuinamente espíritas, usam literatura e música de qualidade, criam brinquedos com material reciclado e têm um arquivo histórico muito rico. É fantástico!” Ela não foi a única a se entusiasmar com a exposição e perceber que com criatividade, carinho e muito trabalho é possível, sim, manter a criança e o jovem integrados e interessados na Casa e Causa Espíritas.



Aproveitando a ocasião, o Centro Espírita Gabriel Ferreira (que abrigou o evento), através de seu departamento de infância e mocidade, lançou a campanha “Comece pelo Comecinho” para valorização da atividade de Infância e Mocidade Espírita. Todas as casas representadas levaram um kit, para implantação e divulgação da iniciativa, contendo um cartaz colorido, folheto e uma sugestão de palestra (em power point) para que o tema seja abordado e debatido dentro das instituições. “Adorei o conteúdo do curso e o formato da campanha”, opinou Maria Isabel Miranda, ex-diretora deste departamento da USE SP que auxiliou na execução do trabalho e aprovou o material de divulgação. Com essa iniciativa, a equipe de educadores responsável pelo evento acredita que mais um passo foi dado em direção a um maior entendimento e esforço para que os Dirigentes, Pais e demais espíritas entendam que esclarecer a criança e o jovem à luz da Doutrina Espírita é um trabalho inadiável e prioritário. Todas as Casas Espíritas que desejarem aderir à campanha citada, devem solicitar informações através do e-mail cegabrielferreira@yahoo.com.br ou pelo telefone (11) 9765.1881.

0 comentários: