BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Músicos e artistas espíritas


Orson Peter Carrara



Há tempos eu esperava um trabalho específico voltado para a arte – mais especificamente para a maravilhosa arte musical –, embora a brilhante obra de Léon Denis, O Espiritismo na Arte. A música faz parte da vida, é instrumento de evolução, moraliza-nos intensamente, eleva as emoções, faz bem a saúde, entre outros benefícios conhecidos. Vários trabalhos já foram elaborados, inclusive livros de autores espíritas ou não, comentando historicidade e outros inesgotáveis desdobramentos, para abordar a incomparável arte musical.

Muito além dos sons propriamente ditos que compõem as diferentes combinações que se traduzem por músicas, é sempre agradável observar a variedade dos instrumentos já produzidos pelos seres humanos visando obter sons agradáveis e harmoniosos, e mesmo a extraordinária capacidade vocal – também por si só tão variada – do ser humano. O que dizer, então, dos sons da natureza, infinitos e tão específicos, das notas musicais e suas inesgotáveis combinações, da inspiração de compositores e intérpretes? É um universo à disposição.

Por outro lado, uma boa pesquisa em Obras Póstumas, nos capítulos A música celeste e A música espírita, oferece também valiosa oportunidade de aprendizados. Tais capítulos já me inspiraram na elaboração do artigo A influência da música no evolução do ser, que igualmente se transformou em material para palestra e seminário, mesmo porque como qualquer ser humano, amo a música. Desde a infância acostumei-me a viver com ela, pois minha família – avô, pai, primos e tios – integrou grupo musical de minha cidade natal nas saudosas apresentações no coreto do jardim. A música nos faz bem intenso, desde que saibamos selecionar aquilo que ouvimos.

Apenas a título de reflexão ao leitor, consideremos:

a) O que seria de um filme ou cenas de novela sem a música?

b) O que dizer das canções e melodias que marcam nossa infância ou momentos emotivos da vida adulta?

c) A lembrança de ritmos, vozes conjuntas ou não e tantos desdobramentos próprios do universo musical...

Mas não é só. O que dizer da história musical da humanidade, de compositores clássicos e populares, intérpretes, de apresentações públicas, de bandas e fanfarras, orquestras e mesmo o talento individual de tantos seres humanos? Volto a usar a expressão: é um infinito à disposição.

Pois a obra que eu esperava surgiu. Trata-se do belíssimo trabalho Música para a evolução do Espírito, de Gutemberg Paschoal da Silva, de Valença-RJ. É obra para entender a música além do senso auditivo e pensar nela como recurso de educação e aprimoramento interior. Reunindo entrevistas, dados históricos e informações científicas da maravilhosa arte musical, em suas variadas expressões, nos quais se incluem a potencialidade da voz humana, os instrumentos, a harmonia das melodias e a inspiração das letras em canções que comovem e educam, o livro – totalmente embasado nos ensinos da Doutrina Espírita – retrata profundo trabalho de pesquisa e reflexão do autor, que soube valorizar com competência as conquistas do saber humano e o esforço de valorosos vultos – inclusive, é óbvio, do movimento espírita – que usam, opinam, educam, estudam e também pesquisam a arte musical – expressão de grande valor para a educação humana e aprimoramento moral que nos conduza a mais serenidade e harmonia nos relacionamentos. Obra com 216 páginas é edição da Mythos e pode ser encontrada nas principais distribuidoras do país.

Para os que gostam de estudar, é marcante verificar já no índice as referências a André Luiz, Yvonne Pereira, a Chico Xavier e mesmo a música na evangelização e na divulgação do Espiritismo.

Não poderíamos silenciar diante de tão importante trabalho cultural espírita. Recomendamos, não só pela música em si, mas, claro, também e inclusive pelo conteúdo doutrinário da obra; que ela seja lida, estudada, divulgada, conhecida. É que aí está, na obra em referência, o caráter inesgotável da pesquisa espírita, que tanto motiva e entusiasma os divulgadores do Espiritismo. E como o próprio título do livro traz a palavra música, endereçamo-lo aos músicos e artistas espíritas em geral, justamente pela amplitude da pesquisa apresentada pelo autor.



(Texto e ilustrações repassados pela USE/Jaú)


0 comentários: