BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 30 de janeiro de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA SONIA MARLI ALBINO VERNIER


Sônia Marli Albino Vernier


Entrevista com Sônia Marli Albino Vernier, residente em Dois Córregos, SP, que nos fala sobre sua vida e sua atuação no Movimento Espírita em várias frentes de trabalho, sobretudo no da divulgação da Doutrina. Entrevista por Ismael Gobbo igobi@uol.com.br


Sonia faça-nos sua apresentação, por favor.

Meus amigos me conhecem como Sônia Marli. Nasci na cidade de São Paulo; recebi de meus pais uma educação digna, e tenho neles exemplos de muita coragem e determinação. Tudo que deles recebi fez toda diferença em minha vida.

Sou casada, tenho em meu esposo o companheiro de todas as horas, o apoio necessário para que façamos dentro do possível nosso singelo trabalho. Tenho um filho com 25 anos, comprometido com a causa do bem, participa de trabalhos voluntários como mágico e palhaço hospitalar, levando alegria e conforto para os internos. Para mim é uma pérola de rara beleza.



Qual sua formação acadêmica e profissional?

Tenho a formação de técnico em contabilidade, mas não exerço a função. Trabalho com edições de vídeos e dedico meu tempo para minha família e à divulgação espírita.



Como e quando conheceu o Espiritismo?

A mediunidade me levou a conhecer o Espiritismo em 1984. Foram momentos muito difíceis de grandes testemunhos que se converteram em bênçãos norteadoras para minha alma. Hoje agradeço infinitamente tudo que vivi para encontrar-me comigo mesma e devo ao Espiritismo e aos amigos que fizeram parte dessa história, a minha eterna, reconhecida e emocionada gratidão.



Em que Casa Espírita atua e quais as atividades que nela desenvolve?

No período de 1984 a 1991 participei da União Espírita de Dois Córregos, onde tive grande aprendizado. Como bibliotecária teve início o que ainda hoje me traz imensas alegrias na divulgação. No período de 1992 até hoje participo do Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos em Mineiros do Tietê e tenho a alegria de dizer que foi e é para mim uma verdadeira Universidade do Espírito.

Ali participei como diretor doutrinário, médium, passista, coordenadora de estudos e há 9 anos coordeno o Clube do Livro Espírita.



Você tem se destacado bastante na divulgação da Doutrina Espírita. Quais os meios que utiliza?

A divulgação do Espiritismo é algo que me fala muito alto ao coração. Tenho esse compromisso comigo mesma, penso como foi importante encontrar pessoas que me acolheram no início da minha mediunidade tumultuada, como foi imprescindível naquele momento encontrar um norte seguro, respostas coerentes e lúcidas que me trouxeram à luz. Passei a estudar a personalidade ímpar de Allan Kardec e minha admiração por ele cresce a cada leitura, a cada descoberta.

Pelo imenso bem que o Espiritismo trouxe a minha vida, creio que faço muito pouco diante do muito que recebi.

A internet é um canal abençoado, permite que a mensagem chegue a um número incontável de pessoas, encurtando distâncias, rompendo barreiras, nacionalidades, enfim, ela é para mim um dos veículos mais profícuos para divulgação da mensagem libertadora.



Fale dos sites da USE REGIONAL JAU e do CENTRO ESPIRITA FRANCISCO XAVIER, do informativo O IDEALISTA e divulgação pela Internet

Os sites da USE Regional Jaú e do Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos, foram criados pelo amigo Rogério Carrera da cidade do Rio de Janeiro. Foi ele quem com sua arte e sensibilidade nos presenteou com esses dois canais de divulgação espírita, duas fontes de bênçãos, pois ali está inseridos grande acervo de informações doutrinárias, como artigos, biografias, personalidades, Centros Espíritas da região, informações várias. No momento os dois sites estão sem atualização, pois Rogério por motivos de acúmulo de trabalho deixou-nos para dar continuidade ao seu trabalho. Devemos a ele o nosso reconhecimento e a mais pura gratidão. Participo como moderadora do Portal Garanhuns http://www.garanhunsespirita.com.br , o que é uma alegria para nós.

Sobre o informativo O Idealista que está em seu 8º ano, temos a honra de participar como diretor secretário, uma alegria que nos faculta divulgar a mensagem conforme nos recomenda Allan Kardec. É um órgão informativo da USE Regional Jaú.

A divulgação pela internet tem nos trazido muitas alegrias. O retorno é sempre muito favorável o que para nós é motivo de estimulo para continuar. Temos em nossos registros 2.609 contatos que recebem os artigos, mensagens e notícias do movimento espírita. Dentre esses temos a grata felicidade de receber notícias do Brasil e do exterior, informando-nos que as matérias por nós enviadas após serem impressas, são utilizadas como material de estudos em grupos. Isto nos enseja a certeza de que o trabalho não tem sido em vão, que vale a pena investir na divulgação em massa.



Quais os critérios que adota na veiculação das informações?

Usamos o critério recomendado por Allan Kardec na Revista Espírita de 1863, quando nos convida a uma escolha rigorosa das publicações, condição sine qua non para alcançarmos êxito nos nossos intentos.

A preocupação doutrinária é relevante, não devemos nos descuidar da importância que é a de levar a mensagem consoladora e libertadora sob a luz do Consolador Prometido.



No Movimento de Unificação como tem atuado?

Participando o quanto possível dos eventos e reuniões programados para atender ao Movimento de Unificação e na divulgação dos mesmos.



Sabemos de sua admiração por dona YVONNE DO AMARAL PEREIRA. Qual a motivação?

A motivação surgiu quando li dois de seus livros: Devassando o Invisível e Recordações da Mediunidade. Essas duas obras tiveram importância fundamental em minha formação mediúnica e doutrinária. A partir daí fui conhecer a personalidade dessa incansável trabalhadora e com isso fui descobrindo algumas particularidades que se assemelhavam ao que eu já havia vivido. Pela notável contribuição para o movimento espírita, tenho nela um grande exemplo de dedicação e amor pela causa, a fidelidade ao propósito superior da mediunidade socorrista, a seriedade, humildade e simplicidade. Yvonne foi e continua a ser, uma verdadeira dama da caridade e exemplo para todos nós. Suas obras devem ser conhecidas por todos.



Gosta de música? Quais seus autores preferidos?

Sim, a música faz parte da minha vida, me acompanha desde a infância quando participava de uma banda conhecida pela regência do Sr. Pedro Carrara, grande trabalhador espírita em Mineiros do Tietê e região. Na adolescência participei da fanfarra da escola, depois corais e assim posso dizer que a minha vida é e será sempre movida por uma trilha sonora. Minha preferência são os clássicos, as marchas me emocionam, principalmente o Hino Nacional Brasileiro.


Como enxerga a preocupação mundial com a ecologia?

A resposta a essa pergunta podemos constatar no fracasso que foi a COP 15 de Copenhague. O crescimento econômico desordenado é incompatível com a sustentabilidade. No livro: ESPIRITISMO E ECOLOGIA, o autor André Trigueiro escritor e jornalista ambiental faz a seguinte citação: “...“O Modelo de desenvolvimento vigente foi descrito no relatório do Brasil para a Conferência Internacional da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92) como sendo “ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto”, precisamos refletir sobre o alcance e profundidade dessas palavras.

Recomendo a leitura do livro a todos, pela relevância desse tema que diz respeito a todos nós.



Estão organizando alguma atividade para comemorar o Centenário de Nascimento de Chico Xavier?

Nosso empenho será continuar tornando conhecidas as obras de Chico Xavier divulgando igualmente as lições vivenciadas por ele através dos exemplos de humildade e amor incondicional às pessoas, aos animais e a natureza, no trabalho do bem servindo a Jesus com coragem e grandeza de espírito.

Acreditamos que a melhor forma de homenagear Chico Xavier é tentar seguir o seu exemplo de amor e dedicação.



Algo mais que queira acrescentar?

Desejo fazer aqui um apelo a todos os dirigentes que tem sob sua responsabilidade conduzir uma Instituição. Ofereçamos à criança, ao adolescente, ao jovem tanto quanto ao adulto, a oportunidade de conhecer o Espiritismo em sua grandeza. Que olhemos nossas crianças com o potencial dos futuros continuadores. Que nos preocupemos sim com a qualidade oferecida no trabalho da Evangelização da infância e da juventude, criando oportunidade de encontros sediando eventos destinados à motivação, ao estudo e prática dos postulados espíritas.

Contato: soniamarli@conectcor.com.br e usejau@conectcor.com.br

www.useregionaljau.com.br

www.centroespiritafxs.com.br

www.garanhunsespirita.com.br






FOTOS: SONIA MARLI AO LADO DE DIVALDO PEREIRA FRANCO; SONIA MARLI EM EVENTO; Da esquerda para direita: Orson Peter Carrara, Genoefa A. Carrara (mãe do Orson), Neuza Marana Carrara (esposa do Orson), Lourdes Marana, Fátima Antunes (Bauru) e Sônia Marli

0 comentários: