BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 2 de janeiro de 2010

ESPERANTISTAS HOMENAGEADOS PELA MANSÃO DO CAMINHO (SALVADOR, BA) E CÂMARA DE NITERÓI

Organizações esperantistas homenageadas, em dezembro de 2009, pela Mansão do Caminho em Salvador e pela Câmara Municipal de Niterói.

Paulo Sérgio Peixoto do Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação – Niterói, 26/12/09



A Mansão do Caminho, de Salvador-Bahia, por intermédio de Divaldo Pereira Franco, homenageou, com o “Troféu Você e Paz”, diversas instituições e personalidades que trabalham pela cultura de Paz, entre elas a Associação Esperantista do Rio de Janeiro, na pessoa de seu Presidente Walter Fontes, e o jornalista André Trigueiro, representado pela Srta. Renata Cazé, ambos do Estado do Rio de Janeiro.

O fato ocorreu durante o 12º. Movimento Você e a Paz, realizado em 16 de dezembro de 2009, e contou com a presença de representantes do movimento espírita do Brasil e do mundo tais como: André Luiz Peixinho, Presidente da Federação Espírita da Bahia; Elsa Rossi, Coordenadora do CEI- Europa - Conselho Espírita Internacional, da Inglaterra; Sara Schlum, da Suiça; João Rabello da FEB, de Brasília; Jorge Schol do MAP – Movimento Amor ao Próximo, do Rio de Janeiro; Suely Caldas Schubert de Juiz de Fora; entre outros.

Participaram também do evento, o cantor Nando Cordel, de Pernambuco, o Sr. Milcíades Lezcano, Presidente da Federação Espírita do Paraguai, liderando um coral de mais de 20 pessoas desse país e, fazendo uso da palavra, entre outros: Divaldo Franco, Deputado Federal Luiz Bassuma, e o representante da arquidiocese de Salvador, Monsenhor Gaspar Sadoc.

Em Niterói foram homenageados com Moções de Congratulações pela Câmara Municipal de Niterói, por iniciativa do Vereador Felipe Peixoto, entregues no XVI Encontro Espírita-esperantista do E.R.J., os órgãos espíritas-esperantistas: Departamento de Esperanto da Federação Espírita Brasileira, Serviço de Esperanto do CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, Associação Editora Espírita Francisco V. Lorenz, Serviço de Esperanto do IEBM - Instituto Espírita Bezerra de Menezes e a Associação Brasileira de Espíritas Esperantistas; pela divulgação do Esperanto e do espiritismo através do Esperanto ao longo dos últimos 100 anos, e também em comemoração aos 100 anos de apoio FEB – Federação Espírita Brasileira, ao Esperanto e aos 150 anos de nascimento de Zamenhof.

O XVI Encontro Espírita Esperantista ocorrido em 6 de dezembro, foi promovido pelo Serviço de Esperanto do CEERJ – Conselho Espírita do E.R.J., dirigido Givanildo Ramos Costa com o apoio do 38º. Conselho Espírita de Unificação de Niterói – 38º. CEUNIT e do Serviço de Esperanto do Instituto Espírita Bezerra de Menezes - IEBM que sediou o encontro.

O evento contou com momentos de arte, grupo de estudos e de uma emocionante palestra proferida pelo Sr. Affonso Borges Gallego Soares, Diretor do Departamento de Esperanto da FEB - Federação Espírita Brasileira e teve como tema: “Dr. March, Dr. Bezerra e Dr. Zamenhof: Médicos dos Pobres”. Ao final da palestra foi feita uma apresentação da Marcha Mundial pela Paz por representantes do Comitê da Marcha em Niterói, após o que os Srs. Givanildo e Affonso aderiram, pessoalmente, a Marcha. O Clube de Esperanto de Niterói, pelo seu presidente, Walter Fontes já havia aderido a Marcha Mundial no dia 21/09/2009, na Celebração do Dia Internacional da Paz, promovido pela Rede Paz - Niterói. A parte da manhã do encontro foi transmitida, pela internet, ao vivo, pela www.tvcei.com.











FOTOS: WALTER FONTES E A PALAVRA PAZ EM ESPERANTO; SUELY CALDAS, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DA SUÉCIA, SARA, SUIÇA, MILCIADES E ESPOSA, PARAGUAI, ELSA ROSSI (CEI EUROPA), PAULO, WALTER E FILHO (FOTO JORGE MOEHLECKE); PÚBLICO; PRES. DA FEDERAÇÃO ESPIRITA SUÉCIA, ELSA (CEI EUROPA), JOÃO (FEB); PAULO (38º. CEUNIT), WALTER (ESPERANTO); MONS. GASPAR SADOC, ARQUID. SALVADOR; XVI ENCONTRO ESPERANTISTA PLATEIA, XVI ENCONTRO ESPERANTISTA EXPOSITOR AFFONSO SOARES; CORAL FED. ESP. DO PARAGUAI; WALTER (ASS, DOS ESPERANTISTAS RECEBEU TROFÉU DE DIVALDO; PAULO, NANDO CORDEL E WALTER; XVI ENCONTRO ESPERANTISTA: WALTER, GIVANILDO, AFFONSO E PAULO; ESPERANTISTAS DE SALVADOR, SUELY, PAULO, WALTER E DIVALDO (FOTO JORGE MOEHLECKE); DIVALDO (FOTO JORGE MOEHLECKE).







(Informações e fotos recebidas por email de Paulo Sérgio. paulosergio@internit.com.br)

0 comentários: