BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 26 de dezembro de 2009

TVCEI.COM


Como fazer palestras espíritas
Neste domingo, 27/12, às 20h
Com auxílio de recursos visuais, Antonio Cesar Perri de Carvalho orienta como o palestrante deve preparar as exposições e aponta os enganos comumente cometidos. Utilizando exemplos práticos, são apresentadas formas de como aproveitar melhor seu tempo, prender a atenção do público e expor as ideias de maneira clara e objetiva. Neste domingo, 27/12, às 20h, no "Coleção TVCEI". Imperdível. Este vídeo também está disponível em DVD. Para adquirir e receber em casa, clique aqui.



FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA VANESSA ANSELONI


VANESSA ANSELONI


Entrevista com Vanessa Anseloni, residente em Baltimore, Maryland, EUA, que nos fala sobre sua vida e sua atuação no Movimento Espírita, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Vanessa, poderia nos fazer sua auto-apresentação?

Meu nome completo é Vanessa Cristina Zilli Anseloni. Nasci em 20 de abril de 1972 na cidade de São Paulo, Brasil. Sou casada com Daniel Santos. Vivemos nos EUA há 12 anos. Meus pais chamam-se Sinésio Luiz Anseloni e Ceila Márcia Zilli Anseloni. Tenho quarto irmãos.


Você nasceu em família espírita?

Nasci em lar espírita, sendo então de quinta geração de espíritas. Meu tataravô Attilio Pioltini (bisavô de minha avó Amália Pioltini Zilli), imigrante italiano no Brasil, juntamente com seu irmão Marino Pioltini e outros da família de Santis, formara uma das primeiras células espíritas no interior do estado de São Paulo há 92 anos atrás: o centro espírita Luz e Caridade na cidade de Itobi, município emancipado da cidade de Casa Branca. As bênçãos da convivência espírita na família e das aulas de evangelização foram para mim como que luz a clarear a estrada desta reencarnação. Os exemplos de meus avós, tios e pais na atividade espírita constantes ensinaram-me a preciosidade dos ensinamentos espíritas. Desde os quatorze anos de idade, tive a oportunidade de ser monitora nas aulas de evangelização oferecidas na periferia da cidade de Ribeirão Preto, promovidas pelo centro espírita Benedito Rosa de Jesus. Mais tarde, aos 17 anos, passei a coordenar os trabalhos de evangelização infanto-juvenil do Instituto Paulo de Tarso, também em Ribeirão Preto.


Como aconteceu sua trajetória acadêmica e profissional?


Desde pequena gostava de crianças e de ensinar, dar aulas. A lousinha de giz era o passatempo predileto. Os irmãos eram os aluninhos. Fazíamos trocas: eu arrumava a cama para eles, e eles eram meus alunos. Assim, estudar era sempre um prazer. Ler livros uma alegria, bem como dançar ballet clássico. Fiz Psicologia na Universidade de São Paulo e o doutorado em Neurociências na mesma universidade. Em 1997, fui convidada a vir fazer pós-doutorado nos EUA. Vim com plano de retornar após, no máximo, dois anos, mas as atividades espíritas fizeram-nos permanecer até hoje em Baltimore. Atualmente, sou professora e pesquisadora da Universidade de Maryland e Diretora do Programa de Ciências Comportamentais na Faculdade de Odontologia.


Baltimore foi uma escolha?

Sim. Mas, não diria que sou uma daquelas pessoas que sempre sonhou em vir para cá. Foi uma necessidade profissional que se tornou escolha permanente no decorrer dos anos, a partir do comprometimento com as atividades espíritas. Assim, Daniel e eu resolvemos ficar em Baltimore, apesar de convites profissionais em outros Estados americanos e no Brasil, em função do trabalho junto `a Sociedade Espírita de Baltimore e o movimento espírita nos EUA. Consideramos-lhes nossa família.


Qual tem sido sua atuação no movimento espírita?

No Brasil, comecei a trabalhar como evangelizadora infanto-juvenil aos 14 anos. Aos 17, fui coordenadora dos trabalhos da Evangelização no Instituto Paulo de Tarso em Ribeirão Preto. Aos 25, tendo mudado para os EUA para fazer pós-doutorado, iniciamos os trabalhos de Evangelização Infanto-Juvenil em 1999 junto ao Allan Kardec Spiritist Society of MD, centro espírita que Vanderlei Marques presidia. Lá comecei a dar palestras nos EUA, bem como educar mais aprofundadamente a mediunidade (escrita e psicofônica). No entremeio, prosseguimos na coordenação do núcleo espírita que se tornaria mais tarde oficialmente a Spiritist Society of Baltimore. Desde então temos compartilhado nossos estudos através de cursos, treinamentos e palestras com centros e núcleos espíritas dos EUA. Especialmente, temos viajado para compartilhar instruções como fundar ou estruturar trabalhos espíritas na língua inglesa. Também temos sido convidados a dar palestras sobre Espiritismo em locais não-espíritas como a cidade de Lily Dale, Igrejas Espiritualistas em New Jersey e Nova Iorque, associação Teosófica e igrejas Unitárias. Há dois anos, fomos convidados a programa na TV NBC de Búfalo, NY para entrevista sobre a Visão Espírita das Crianças Índigo e Cristal. Também fomos entrevistados em programa de rádio por americanos. Desde 2008, a convite do CEI, iniciamos nova tarefa como editor-chefe da Revista Espírita edição inglês intitulada The Spiritist Magazine. Em dois anos, a revista conta com mais de 300 assinantes em todo o mundo, com versão impressa e digital. Nos últimos anos, temos também visitado outros países para palestras e cursos.


Como vê o movimento espírita nos Estados Unidos?

Em processo de progresso evidente. O movimento espírita nos EUA é jovem, mas cheio de potencial, realmente promissor. Em nossa experiência, em visitas `as diversas casas espíritas nos EUA, observamos que há companheiros devotados à Causa Espírita em diversos pontos das terras norte-americanas. No entanto, das quase 80 casas espíritas, ainda são poucas as que realizam reuniões espíritas somente na língua inglesa como a Spiritist Society of Baltimore (SSB) e o Spiritist Group of New York. No entanto, desde 2007, quando iniciamos a realização dos Simpósios Espíritas do EUA (o primeiro foi em Baltimore, o Segundo em Nova Iorque e o terceiro em Boston), outros grupos começaram a se formar com reuniões somente na língua inglesa como a Spiritist Society of San Diego (CA) e o Inner Enlightenment Spiritist Society (NY). Outros grupos já existentes têm feito esforços para oferecer reuniões na língua inglesa. O formato de workshops iniciados pela SSB tem sido adotado por diversos grupos com sucesso.


Na sua região há grupos constituídos por nativos ou são por iniciativas de imigrantes?

Em todos os EUA, os grupos espíritas foram fundados por imigrantes. Brasileiros e hispânicos são indubitavelmente os semeadores da mensagem espírita em solo norte-americano. O centro espírita mais antigo, que se tem registro, é de origem hispânica, tendo mais de 50 anos de existência (Templo San Jose, em Nova Jersey). Americanos, no entanto, têm-se encorajado a abraçar o Espiritismo em diversos grupos nos EUA, apesar de ainda serem minoria.



Conte-nos sobre a trajetória Spiritist Society of Baltimore.

Iniciamo-la em meados de outubro de 1998 no meu apartamento da Charles Street em Baltimore com a intenção inicial de servir como grupo de estudos e Evangelho no Lar com a ajuda do casal Jorge Godinho Nery (assessor da presidência da FEB) e Antonia Helena Nery. Estudávamos o ESDE da FEB. Em poucos meses, mudamos para sala reservada da Universidade de Maryland. Em meados de 2001, uma Americana psicoterapeuta amiga Daryl Joyce sugerira-nos iniciar reuniões públicas em inglês. Apresentara-nos para Zohar Meyerhoof, diretora, radialista, benfeitora da cidade de Baltimore, a qual nos abrira as portas para realizar os primeiros workshops em sua clínica de medicina holística. Ali ficamos por anos, até que, em 2006, uma senhora Americana, Judith Campbell, juntamente ao seu marido Kevin Campbell, tendo vindo ao tratamento espiritual e ficando maravilhados com o trabalho espírita, quiseram ajudar a SSB (www.ssbaltimore.org). Montaram um centro para que a SSB pudesse utilizar, com todas as despesas pagas. Ficamos lá por dois anos. Em 2008, no entanto, a SSB resolveu investir em espaço independente, onde nos encontramos até o presente momento.

Neste entremeio, a SSB tem trabalhado com traduções dos livros e CDs de Divaldo Franco, Raul Teixeira e Francisco C. Xavier. Com a liderança de Daniel, nosso esposo, temos aberto espaço para a transmissão online dos trabalhos espíritas desde 2005, através do site da TVCEI. Também, em 2008, lançamos o primeiro programa de estudos espíritas em inglês intitulado Roadmap Program for the Spiritist Study and Practice, com aulas e vivências para quem queira aprender sobre o Espiritismo. Este material foi adotado neste ano pelo CEI e já conta implantado em dezenas de grupos dos EUA e em processo de implantação outros países, a partir de traduções. O sucesso do Roadmap levou-nos a lançá-lo em forma de e-learning via o website www.e-spiritism.org com a ajuda de Daniel Santos e Mackenzie Melo. Atualmente, há mais de 400 inscritos, sendo que a primeira a terminar o primeiro curso fora uma alemã residente na Inglaterra. A Sociedade Espírita de Baltimore também tem incentivado e ajudado na formação de outros grupos locais, como, por exemplo, o Spiritist Group of Virginia (ainda coordenado pela SSB) formado há 2 anos e meio, o grupo de estudos espíritas de Delaware e Pensilvânia.


Há muitos expositores espíritas?

Atualmente, na SSB, contamos com 5 expositores da casa. E, constantemente, temos treinado outros que, em futuro próximo somarão esforços. Nacionalmente, desde que implantamos as reuniões anuais, têm surgido vários expositores de excelente qualidade na língua inglesa em diversos Estados.



As palestras são proferidas em inglês?

Na Spiritist Society of Baltimore todas as reuniões são em inglês. Apesar de termos começado em português em nossa residência, quando decidimos tornar as reuniões públicas, vertemos tudo ao inglês. Achamos que seria um contra-senso e falta de caridade abrir as portas ao público numa língua que a maioria Americana (imigrantes e nativos) não compreende. Fora complexo processo, mas, com persistência e amparo do Alto, temos permanecido neste caminho. Atualmente, contamos com público significativo via internet graças ao trabalho de Daniel Santos em colaboração com a TVCEI e, mais recentemente, do site www.e-spiritism.org.


Vocês têm atividades para evangelização infantil e mocidade?

Sim, chamamo-la de SPYC (Spiritist Program for Youth and Children). São aulas de doutrina espírita com atividades dinâmicas para crianças e jovens. Desde julho de 2009, iniciamos algo Americano chamado Summer Camp com toda a programação espírita para jovens e crianças.


Como os americanos encaram temas como imortalidade, comunicabilidade, reencarnação, lei de causa e efeito?

A aceitação é grande. Estatísticas atuais remetem a 25% o número de pessoas que acreditam em reencarnação. Todas as questões mencionadas são trabalhadas com frequência nos filmes de Hollywood. Observamos que o americano já tem estas idéias, visto que elas estão expostas nos filmes, livros e pesquisas científicas, como por exemplo, a do Dr. Ian Stevenson. De fato, por estas razões, poderíamos dizer que os EUA são os grandes divulgadores das idéias espíritas (ainda que não com este nome). É o controle universal dos princípios espíritas conforme Kardec preconizara. Sendo assim, concluímos que estamos em terreno fértil para a divulgação do Espiritismo. Deste modo, concluímos que os americanos estão muito receptivos por encontrarem tantas similaridades e pontes com o que já têm ouvido ou lido em outras fontes. O terreno é fertilíssimo. Resta-nos semear.


Em 2006, vocês promoveram encontro onde estiveram Divaldo Pereira Franco e o célebre pesquisador Raymond Moody Jr. Como são encarados os estudos do dr Raymond, sobre EQM, por exemplo?

Com grande aceitação. Tais pesquisas, bem como outras envolvendo aspectos de espiritualidade têm estado em grande demanda. Ano passado, chamamos o famoso Prof. Dr. Gary Schwartz para palestra em evento da SSB com Divaldo Franco e outros americanos. Sua pesquisa científica sobre mediunidade tem sido comparada a do Prof. William James. Também, ajudamos a organizar evento com quase mil pessoas (sendo 90% de americanos) em Norwalk, CT, sob coordenação dos médicos Dr. Claudio Petrillo e Dra. Silvia Knoploch, em que Dr. Bernie Siegel fizera conferência com Divaldo Franco. Também neste ano, chamamos a conhecida Carol Bowman, autora de vários livros sobre reencarnação, para ser a palestrante principal do Terceiro Simpósio Espirita dos EUA em Boston.


A mídia americana fala em Espiritismo?

Raramente. E isto é providencial, pois que necessitamos de criar mais forte estrutura nacional, com centros espíritas comprometendo-se a fazer suas reuniões em língua inglesa, a fim de permitir que americanos possam conhecer o Espiritismo. E, aos poucos, isto já está acontecendo em todo o território nacional.


No próximo ano teremos a comemoração do centenário de nascimento de Chico Xavier. O evento vem sendo trabalhado pelos espíritas americanos? Há perspectiva de participação no Congresso de Brasília?

Sim. Haverá um tributo a Chico Xavier no 4º. Simpósio Espírita dos EUA. A SSB está preparando atividades especiais neste respeito. A Spiritist Magazine também fará especial tributo na edição de abril. No entanto, temos que lembrar que Chico Xavier não é conhecido nos EUA. Quanto a participação no Congresso de Brasília, acreditamos haver brasileiros residentes nos EUA que planejarão participar deste momento tão especial.



Uma saudação aos espíritas

Gostaríamos de lembrar que, em 1965, durante viagem espírita aos EUA, Francisco C. Xavier, juntamente a Waldo Vieira, psicografaram mensagens espíritas que hoje nos são muito caras e podem ser sinalizadores para o empreendimento espírita no mundo. Essas mensagens foram publicadas pela FEB no livro pouco falado ou conhecido “Entre Irmãos de Outras Terras”. Em seu primeiro capítulo, encontramos, nas palavras de André Luiz, os “pontos fundamentais para o espírita em viagem”. Nelas, teremos as diretrizes para seguir neste trabalho de divulgação espírita nos EUA e no mundo, em especial nas palavras de William James, no capítulo cinco, quando nos diz que “cada companheiro, cada agrupamento e todos os países terão do Espiritismo o que dele fizerem.” Que possamos fazer o nosso melhor!






FOTOS: Vanessa Anseloni com esposo Daniel Santos no evento The New generation em Baltimore em 2007 com Divaldo Franco; Primeiro Movimento Voce e a Paz no EUA, 2008: esquerda para a direita: Jorge Godinho Nery, Rev. Jeffrey Proctor, Vanessa Anseloni, Divaldo Franco, Zohara Meyerhoff, Dr. Gary Schwartz); Primeiro Final de Semana Espirita em Lily Dale, NY, 2006: (esquerda para direita: Vanessa Anseloni, ..., Divaldo Franco e Tom Cratsley (diretor de Lily Dale); evento From Grief to Hope com Divaldo Franco e Raymond Moody Jr., 2006.

PALESTRAS PÚBLICAS NO C.E. SEMEADURA DE JESUS GUARULHOS, SP

Olá, Pessoal!

Abaixo a programação das palestras públicas,

no Centro Espírita Semeadura de Jesus,

ref. ao mês de Janeiro/2010.

Até lá.

Tenham um ótimo ano novo!

Abraço

Edson


CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192 - Guarulhos (SP)

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRASJANEIRO/2010

( Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

04/01/10

Valdir Pereira dos Reis

O Espírito Santo

11/01/10

José Roberto de Sousa

A Paciência

18/01/10

William Sanches

A Generosidade

25/01/10

Eugenivaldo Silva Fort

Espírito e Matéria –

Os Princípios Gerais do Universo


(Informações por email de Edson Hamazaki)

ESCALA DE PALESTRAS PARA A CASA DA CARIDADE ARAÇATUBA, SP



MÊS: JANEIRO 2010

DATA

TEMA

FONTE

ORADOR

05/01

NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

Seqüência

ESE Cap. IV

o Livro dos Espíritos

MADERLENE DE ALMEIDA YAMADA

ISMÊNIA GASPARINI

12/01

BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS

SEQUÊNCIA

ESE CAP. v

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

JOÃO ELIAS DO REGO E SILVA

ISMÊNIA GASPARINI

19/01

O CRISTO CONSOLADOR

Seqüência

ESE Cap.vi

o Livro dos Espíritos

FRANKLIN RODRIGUES

Ismênia Gasparini

26/01

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

Seqüência

Ese CAP.vII

o livro dos espíritos

CARMEM EMILIA RUAS ESGALHA

Ismênia gasparini


HORÁRIO: 20 HORAS

ENDEREÇO: RUA PÉRICLES PIMENTEL SALGADO, 1010, BAIRRO UMUARAMA ARAÇATUBA-SP
ENTRADA FRANCA

ESE- O Evangelho Segundo o Espiritismo

MARCHA MUNDIAL PELA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA RECEBIDA POR NITERÓI, RJ

Uma das treze cidades brasileiras a receber a Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência, é Niterói, a única que não era uma capital. O fato aconteceu no dia 18 de dezembro, sexta-feira, com a Equipe Base da Marcha Mundial, que vem percorrendo os seis continentes, terminando no dia 2 de janeiro, em Punta de Vaca, em Mendoza, na Argentina.

A Marcha que saiu da Nova Zelândia em 2 de outubro, dia do aniversário de Gandhi e dia Mundial da Não-Violência (decretado pela ONU), passará por 106 países e atravessará os seis continentes, incluindo a Antártica, e chegará a Punta de Vacas em 2 de janeiro de 2010.

A Rede Paz Niterói foi a responsável por trazer a Marcha à cidade, congrega dezenas de organizações não governamentais e religiosas, empenhadas na promoção da cultura de paz e tem promovido eventos e ações nesse sentido ao longo dos últimos sete anos.

Em Niterói, centenas de personalidades, empresas e instituições religiosas, governamentais e não governamentais, entre elas, o Prefeito Jorge Roberto Silveira, grande parte do seu secretariado, o Presidente da Câmara, Paulo Bagueira e todos os Vereadores, assinaram o termo de compromisso com a Marcha.

Parte da Equipe Base da Marcha composta de elementos do Brasil, da Espanha, da Finlândia, da Itália, da Alemanha, da Colômbia, do Chile e da Argentina foram recebidos nas Barcas da Praça XV pela área de Comunicação e Marketing das Barcas S/A, que também aderiu à Marcha, veiculando em seus quadros de aviso e na TV Barcas os evento no Rio e em Niterói.

Em Niterói, na Praça Araribóia, foram acolhidos por uma comissão de niteroienses que rumaram em clima de muita alegria, em direção à Câmara Municipal de Niterói, com suas faixas e banners, onde foram recebidos pela Banda Santa Cecília que tocava em suas escadarias.

A seguir foi realizada uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores, às 17:30 h, por iniciativa do Vereador Felipe Peixoto em homenagem à Marcha Mundial pela Paz e aqueles que trabalham pela cultura de paz, representados pela Equipe Base internacional e local da Marcha e por organizações governamentais, não governamentais e religiosas, no âmbito local, nacional e internacional entre os quis estavam presentes, entre outros:

· Professor José Raymundo Romêo: Representando o Prefeito, Secretário de Ciências e Tecnologia, ex- Reitor da UFF e Membro do Conselho Diretor da Universidade das Nações Unidas - ONU, em Tóquio.

· Vereador Waldeck Carneiro: idealizador do Projeto de Lei do COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz, o primeiro do Estado do Rio de Janeiro, apoiado depois por mais três vereadores: Renatinho, João Gustavo e Felipe Peixoto, encaminhado ao Executivo como proposta

· Vereadores Jorge Lessa da Costa Issa e Renatinho

· Professor Pedro Tomá: Diretor do “Instituto de Estudos para a Paz Daisaku Ikeda” - Buenos Aires - Universidade da Paz de Buenos Aires – Argentina

· Dr. Alberto Jazlovici: Presidente do Rotary Club Glew de Buenos Aires Argentina

· Professor Fernando Sanches: Presidente do Rotary Club Almirante Braun de Buenos Aires Argentina

· Sr. Pol DHuyvetter: Consultor da Organização Prefeitos pela Paz 2020 e assessor executivo da Fundação de Cultura pela Paz de Hiroshima

· Sra. Aurora Marquina: representando a Equipe Base Internacional da Marcha Mundial (Espanha)

· Sra. Maria da Conceição Ribeiro: Educadora e Representante do Comitê da Marcha em Niterói

· Sra. Petra Klein: Equipe Base da Marcha - Alemanha

· Sra. Tereza Cristina Bernardes: Ambientalista e Representante da Rede Paz de Niterói e Brahma Kumaris

· Dr. Waldenir Bragança: ex-Prefeito de Niterói, ex- Governador do Rotary RJ e presidente da UNIVERTI – Universidade da Terceira Idade

· Sr. Henrique Oliveira Vianna: Subsecretario de Direitos Humanos

· Professora Satie Mizubuti: Coordenadora da CODIM – Coordenadoria dos Direitos da Mulher-e ex-vereadora de Niterói

· Sr. Afonso Borges G. Soares - membro da Associação Universal de Esperanto, com sede na Holanda, da Liga Brasileira de Esperanto e da Associação Esperantista do Estado do Rio.

· Dom Roberto Paz: Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói

· Sra. Carmen Cyrino: ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação

· Sr..Aurélio Gama: Organização Fé Bahá`í

· Professor Alberto Hasson: do Centro Israelita de Niterói

· Sr. Carlos Novo: Presidente da União Espiritualista de Umbanda

· Sr. Paulo Sérgio Peixoto: Diretor do 38º. Conselho Espírita de Unificação de Niterói

· Sra. Neide Sena: Posto Samaritano Centro de Valorização da Vida

· Fernando Chaves: Grupo Escoteiro São Francisco de Assis

· Sra. Ângela Fernandes: Ex-vereadora de Niterói

· Sra. Ubirajara Marques: representando o Deputado Rodrigo Neves

· Srta. Cristina Weber: Comitê da Marcha de Maricá



A Sessão foi presidida pelo Vereador Felipe Peixoto, sendo a Mestre de Cerimônias a Sra. Eliani Oliveira, da Rede Paz e também assessora do Vereador Waldeck Carneiro. Face ao adiantado da hora só cinco pessoas puderam abordar o tema da Sessão: a PAZ.

“Que esse momento não seja apenas uma confraternização e sim uma conclamação para que as pessoas vivenciem a paz a cada dia para e que Niterói seja uma cidade de Paz,” avaliou Professor José Raimundo Romeô.

Maria da Conceição Ribeiro responsável pelo Comitê da Marcha pela Paz em Niterói agradeceu a todos que se juntaram a Marcha em Niterói em especial a Rede Paz de Niterói sob a coordenação da Sra. Tereza Cristina Bernardes, as adesões e apoio de personalidades e de Instituições governamentais, não governamentais e religiosas de Niterói, aos vereadores Waldeck Carneiro e Felipe Peixoto, e a todos os presentes inclusive o Comitê da Marcha de Maricá, concluindo que o maior legado da passagem da Marcha pela cidade será a continuação de realizações na área da cultura de paz.

Dr. Waldenir Bragança parabenizou o Vereador Felipe Peixoto e o Comitê local da Marcha Mundial e a Rede Paz – Niterói, pelas felizes iniciativas e ações pela Paz em nossa cidade, esclarecendo que Rotary Clube prioriza a paz desde 1922, inclusive, fazendo intercâmbio cultural com jovens e mantendo sete Universidades da Paz, em todo o mundo. Fez referências aos companheiros do Rotary da Argentina presentes ao Ato presentes, em especial ao Professor Pedro Tomá da Universidade da Paz daquele país, que recebeu o título de Cidadão Niteroiense por iniciativa do Vereador João Gustavo.

Segundo Pol D’Huyvetter, da organização Prefeitos pela Paz – Protocolo de Hiroshima e Nagasaki a Marcha tem o objetivo de denunciar a perigosa situação mundial, e sua organização de tentar banir todas as armas nucleares até 2020. Para ele, é preciso convencer os governos a não utilizar as guerras como meio para resolver conflitos. Pol concluiu dizendo que espera que Niterói faça parte dessa causa e se junte aos Prefeitos pela Paz, aproveitou, então, a oportunidade para entregar ao representante do Prefeito o formulário de adesão.

A Sra. Aurora Marquina da Marcha Mundial disse que não devemos nos preocupar só com a violência externa mas também tomar cuidado para não considerar como natural a violência do dia a dia, nas relações familiares, sociais, religiosas, econômicas e psicológicas.

O vereador Felipe Peixoto fez uma homenagem ao pacifista Mahatma Gandhi através de um projeto de lei aprovado pela Câmara, que denomina o nome Mahatma Gandhi a praça localizada no Vale Feliz, no Engenho do Mato.

Segundo Felipe, Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela não-violência e merece essa homenagem.

O Movimento Espírita de Niterói fez uma oferta a cidade de uma belíssima placa em latão a ser colocada na Praça Mahatma Gandhi registrando a passagem da Marcha Mundial pela cidade.

Encerrada a Sessão, o Ato Público prosseguiu na parte externa da Câmara com um show pela Paz, coordenado por Ana Cristina de Castro e equipe da Secretaria Municipal de Integração, quando as pessoas puderam assistir apresentações dos conjuntos de Hip-Hop (dança de rua) de jovens “Com Rua‘ e de idosos “Arte de Dançar‘; da Banda do Liceu Nilo Peçanha e da bateria da Acadêmicos do Cubango, em seguida, os integrantes da Marcha seguiram todos em caminhada, acompanhados da Banda do Liceu, para as Barcas e depois para o MAC onde crianças da R. Teixeira de Freitas , sob a coordenação do Sr. Gelson fizeram uma apresentação musical, na esplanada, ao som de batucada do grupo.

A seguir foi oferecido, pelo Bistrô do MAC, um cocktail à Equipe Base Internacional da Marcha Mundial e aos integrantes da Rede Paz - Niterói e dos Comitês da Marcha de Niterói e Maricá após o que, já de volta ao Rio, a Srta. Renata Pollo, da Brahma Kumaris cantou uma bela música sobre a Paz.

Finalizando a presença da Marcha na cidade, o Sr. Paulo Sérgio Peixoto teceu alguns comentários sobre o nascimento de Jesus, o príncipe da Paz, e a frase “Paz na Terra aos homens de boa vontade”, convidando a todos a orarem o Pai Nosso.

No dia seguinte, sábado, dia 19, em Copacabana, aconteceu a Marcha pela Paz, em Copacabana, com a participação de 30 niteroienses, aproximadamente. Às 20 horas, um ato inter-religioso e um show no Cristo Redentor, marcaram o encerramento das atividades no Estado do Rio.

Um grupo de niteroienses e cariocas se integrarão à Marcha em direção a Buenos Aires e depois rumarão para Punta de Vacas, ambos na Argentina, para o ato final em 02 de janeiro de 2010.



(Informação e fotos recebidos por email de Paulo Sérgio Peixoto integrante da Rede Paz e do Movimento inter-religioso de Niterói)