BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Noite de consolo e orientações


Heleyne Cristina Garcia Correa



Na noite de 18 de dezembro de 2009, aconteceu o encerramento das atividades de psicografia deste ano, do médium Celso de Almeida Afonso, no Centro Espírita Aurélio Agostinho, em Uberaba-MG.

A Casa estava lotada com pessoas de várias partes do Brasil. Público comovido e ansioso aguardando a leitura das mensagens de familiares que seriam recebidas na noite. Como de hábito, ao encerrar a psicografia, que é realizada em público, Celso fez a leitura das cartas recebidas. Após as cartas familiares, ele leu a mensagem de encerramento da reunião, que é sempre uma de cunho geral, ou seja, serve para todos os presentes.

Celso iniciou a leitura da última carta, que falava sobre o Natal – todos ouviam atentamente, na expectativa de saber quem era o autor da mesma.

Quem assinou foi Heleyne Cristina Garcia Correa, nascida em Três Lagoas, no dia 14 de dezembro de 1972 e faleceu vítima de acidente de mobilete em 1987 – Se estivesse aqui, completaria neste mês 37 anos. No próximo dia 14 completará 23 anos que partiu para a Pátria Espiritual.

Heleyne é filha do jornalista Luiz Correa e de Elzi Garcia Correa. Deixou um irmão, Adriano, casado com Larissa e pais da linda Geovana Heleyne.

Nos 14 anos de vida aqui na Terra, Heleyne deixou exemplos de filha dedicada, neta amorosa e amiga leal, não importando raça ou condição social. Já foram feitas várias homenagens à Heleyne, como uma Rua com seu nome, um departamento na Escola em que ela estudou – Sala de Tecnologia e Informática “Heleyne Cristina”.

E ainda, o departamento Infanto Juvenil da Casa Espírita José Grosso e Maria João de Deus, que também leva seu nome.

A mensagem nos chama a atenção para a importância do Natal, não como motivo para presentes caros, mas como oportunidade para reflexão da nossa vivência diária em que devemos exercitar atitudes de perdão, de compreensão e de equilíbrio. E, principalmente para não nos esquecermos do aniversariante maior, que é Jesus.

Não só a sandália gasta, uma roupa usada, um pão, uma moeda... Mais que todos esses valores, presenteemos o outro com o perdão, o olhar compassivo, os ouvidos da compreensão, o abraço do ânimo, a palavra que ensina e o gesto que acolhe. “Esta foi a parte da mensagem que mais me tocou”, comentou Pérola, da cidade de Campinas.

Nestes 23 anos de saudades, Heleyne já mandou inúmeras cartas através da mediunidade de Celso de Almeida Afonso e de Chico Xavier. Eis na íntegra a carta em que ela fala do Natal:



Natal, tempo de meditações

NATAL... Vários corações se direcionam a Jesus, recordando o berço humilde em que nasceu aquele que vivenciou uma vida de amor.

A cruz da despedida que o coroou rei dos reis, nos faz lembrá-lo também.

Representante maior de Deus na Terra - justo, amoroso, compassivo, capaz de perdoar e chamar o ofensor ao direito de renovação junto a Ele.

Lembrando o Mestre de nossas vidas, entreguemos nossos corações à brandura, à humildade, à sensatez, ao equilíbrio, recebendo a toda criatura com o direito que todos têm de nos chamar de irmão.

Não só a sandália gasta, uma roupa usada, um pão, uma moeda. Mais que todos esses valores, presenteemos o outro com o perdão, o olhar compassivo, os ouvidos da compreensão, o abraço do ânimo, a palavra que ensina e o gesto que acolhe.

Façamos do Natal um dia maior para nossas meditações, e que sejamos capazes de prosseguir para sempre com Deus e a criança da manjedoura, reconhecido pela razão, como sendo o Grande Pastor de todas as ovelhas de Deus.

Heleyne Cristina Garcia Correa

Mensagem psicografada pelo médium Celso de Almeida Afonso, em reunião pública, na noite de 18 de dezembro de 2009, no Centro Espírita Aurélio Agostinho, Uberaba-MG.



(Texto e foto enviados por Luisinho, Correio de Três Lagoas, MS)

NATAL


Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br



Por um processo ainda não bem compreendido, as experiências humanas gravam-se na Consciência, prodigioso arquivo, acumulando impressões que poderão esmaecer, em face das limitações do veículo físico, mas que, tendo seu ponto de fixação real na Alma, jamais se apagarão.

A soma desses registros forma a biografia do Espírito, patrimônio inalienável, cujo inicio se perde no passado distante, e que lhe será confiado à medida que superar suas próprias limitações.

Na história dos Espíritos encarnados e desencarnados que compõem a Humanidade, há uma característica comum: a presença de Jesus.

Em algum momento no passado ouvimos falar do Mestre e, nos círculos de aprendizado situados no Plano Espiritual, fomos informados sobre a sua condição de Ministro do Eterno junto às coletividades que evoluem na Terra. Sua figura augusta permanece indelevelmente gravada em nosso íntimo e, ainda que não o reconheçamos, Ele é a grande inspiração de nossas vidas.

Pólo magnético de nossas almas, Jesus representa a meta que devemos alcançar, atraindo-nos mansamente para Deus.

Por isso, embora desvirtuado pela comercialização, jamais o Natal perderá o seu significado transcendente, e apenas os que trazem o coração endurecido, comprometidos com os enganos do Mundo, não ouvem na acústica da alma o replicar festivo dos Sinos de Belém, em notas de elevada espiritualidade, inefável alegria e confortadora esperança.

Falam de uma mensagem divina, cantada com a poesia do sublime, a harmonia da Perfeição e o alcance da Verdade, mas, sobretudo, com a atração irresistível do exemplo.

Carta viva de Deus, Jesus transmitiu nas ações de todos os momentos a Grande Mensagem, e em sua vida, mais que em seus ensinamentos, ela está presente, a atender a necessidades do corpo e do Espírito, a multiplicar pães e bênçãos, a ressuscitar mortos e consolar aflitos.

E quando os poderes infernais, mancomunados com a ignorância humana, tentaram envolvê-lo nas trevas, brilhou ainda mais a sua luz, em clarão inextinguível que iluminaria todos os caminhos do porvir.

Reconhece o traidor no próprio círculo íntimo de amizade e edificação e não o repudia; prevê a deserção dos componentes do colégio apostólico e, ainda assim, distribui-lhes pão e vinho, exortando-os ao Bem; observa, na angústia do Calvário, a indiferença e a covardia daqueles a quem beneficiara, mas segue adiante, sem críticas ou queixas; pregado na cruz infamante, em extrema humilhação, contempla a multidão leviana e fria, e, sem cogitar de represálias celestes, pede ao Pai perdão para todos…

Diante dos discípulos perplexos e envergonhados, na ressurreição gloriosa, ignora o passado, pensando no futuro, e, após desejar-lhes paz, convoca-os ao serviço do Bem.

Músico divino, o meigo Rabi da Galileia gravou na pauta da própria vida a sinfonia do Amor, lei suprema de Deus!

Somente o amor é suficientemente poderoso para vencer a morte e suficientemente terno para acalmar a aflição.

Somente o amor perdoa sem condições, persevera sem dúvidas, luta sem cansaços, socorre sem exigências.

Somente o amor dignifica verdadeiramente a criatura humana, transformando a dor em renovação e o sacrifício em glória.

Somente o amor em plenitude pôde fazer de Jesus, mais que simples taumaturgo, o Santo os Santos; mais que simples mestre, o condutor de almas; mais que simples embaixador o Filho de Deus.

A você, leitor amigo, que me oferece o estímulo de sua atenção, um Feliz Natal, pleno de bênçãos e alegrias, com o ensejo de uma reflexão sobre o mensageiro divino que iniciou seu apostolado na Terra nas palhas da manjedoura para nos ensinar que o caminho de nossa redenção começa pela humildade, atendendo à inefável exortação dos anjos: Glória a Deus nas Alturas, paz na Terra aos homens de boa vontade.

NATAL DO MAIS ILUSTRE NAVIDAD DEL MÁS ILUSTRE

(ISMAEL GOBBO)



NATAL À VISTA, A TERRA TODA SE RENOVA,

PARA SAUDAR O MAIS ILUSTRE DE SEUS FILHOS,

ECLODEM HOSANAS - "VIVA O AUTOR DA BOA NOVA",

VOTOS DE PAZ, ESPERANÇA E RENOVADOS BRILHOS.

NAVIDAD A LA VISTA, TODA LA TIERRA SE RENUEVA,

PARA SALUDAR AL MÁS ILUSTRE DE SUS HIJOS,

SURGEN HOSANAS - "VIVA El AUTOR DE LA BUENA NUEVA",

VOTOS DE PAZ, ESPERANZA Y RENOVADOS BRILLOS.



É SEMPRE ASSIM, O NATAL NOS TRAZ BELÉM DE VOLTA,

NA SINGELEZA DO BERCINHO, O VISITANTE AUGUSTO,

APLACAM-SE OS IMPETOS DOS QUE JAZEM NA REVOLTA,

É O MUNDO QUE SE ESMERA NA SAUDAÇÃO AO JUSTO.

ES SIEMPRE ASÍ, LA NAVIDAD NOS TRAE EL BELÉN DE VUELTA,

EN LA SENCILLEZ DEL NACIMIENTO, El VISITANTE AUGUSTO,

SE APLACAN LOS IMPETUS DE LOS QUE YACEN EN LA REVUELTA,

ES EL MUNDO QUE SE ESMERA EN EL SALUDO AL JUSTO.



OH, JESUS, DE QUE MANEIRA TE LOUVAR À ALTURA,

SÁBIO ECLÉTICO, MÉDICO, MESTRE, JUSTO POR EXCELÊNCIA,

QUERUBIM FORJADO NA AMPLIDÃO DOS CÉUS, ALMA PURA,

FACHO SUBLIME A ILUMINAR NOSSA INDIGÊNCIA.

¡OH, JESÚS, DE QUE MANERA TE ALABARÉ A LAS ALTURA,

SABIO ECLÉPTICO, MÉDICO, MAESTRO, JUSTO POR EXCELÊNCIA,

QUERUBIN FORJADO EN LA AMPLITUD DE LOS CIELOS, ALMA PURA,

FOCO SUBLIME PARA ILUMINAR NUESTRA INDIGENCIA.



DEUS , PAI DE MISERICÓRDIA, É A TI QUE AGRADECEMOS,

A CELESTE DÁDIVA QUE NOS DESTE POR SUSTENTO À LIDA,

BENDITO, SENHOR, TEU FILHO AMADO QUE ORA ENALTECEMOS,

ELE É O CAMINHO PARA TI, SENHOR, NOSSA VERDADE E VIDA!

DIOS, PADRE DE MISERICÓRDIA, ES A TI QUE AGRADECEMOS,

LA CELESTE DÁDIVA QUE NOS DISTE POR SUSTENTO A LA FAENA,

BENDITO, SEÑOR, TU HIJO AMADO QUE AHORA ENALTECEMOS,

¡ÉL ES EL CAMINO PARA TI, SEÑOR, NUESTRA VERDAD Y VIDA!



(Versão para o espanhol por Isabel P. Gonzáles- Málaga, Espanha)


MARIA E O MENINO JESUS

QUADRO/MOSAICO EXPOSTO NO PÁTIO DA CATEDRAL DE NAZARÉ, ISRAEL. FOTO ISMAEL GOBBO

Jesus, Kardec e o sobrenatural


WELLINGTON BALBO



O milagroso, sobrenatural, místico, desde eras remotas causa grande fascínio à raça humana.

Presume-se que o caçador primitivo desenhava suas caças na parede da caverna para que isso lhe trouxesse o sucesso na empreitada.

Na Roma antiga, havia magia para obter sucesso no amor, nos negócios, nos jogos e até para proferir belos e persuasivos discursos.

Desde séculos imemoriais somos acometidos por um certo romantismo e ingenuidade de que algo ou alguém solucionarão nossas dúvidas íntimas.

Os escritores, com acurada sensibilidade, captaram bem a vontade popular e trouxeram para enriquecer nosso imaginário os super heróis, seres com qualidades extraordinárias que nos defendem do “mau”, esforçando-se para estabelecer a ordem e harmonia no planeta. Inconscientemente é mesmo super heróis e salvadores que queremos.

Daí muitos considerarem que o Nazareno veio para nos salvar do pecado original.

Daí muitos consultarem o médium a fim de saber o rumo que sua vida tomará.

Daí muitos esperarem a alma gêmea que trará um amor de conto de fadas.

Daí muitos aguardarem o governante que nos colocará nos trilhos da dignidade.

Daí muitos sonharem com a vitória na loteria que trará a independência financeira.

A Doutrina Espírita, porém, nos apresenta uma outra visão, nos informando que:

O sobrenatural é apenas o natural que nossa inteligência não compreende.

Jesus, o professor que nos ensina o caminho a trilhar.

A propósito, as curas efetuadas por Jesus em sua passagem pela Terra nada têm de mágicas miraculosas, eram todas provenientes de seu completo domínio e conhecimento sobre a matéria, Jesus possuía a realeza moral e superioridade absoluta dos Espíritos puros e perfeitos, portanto, seus feitos nada tinham de milagrosos, eram antes frutos de seu incomensurável conhecimento adquirido em milênios de aprendizado. Ele conhece-nos profundamente, sabe de nossas limitações, incertezas, receios e anseios, já esteve onde hoje estamos, portanto, habilitado está a nos dirigir, tem ele o absoluto aval da experiência.

Aliás, o grande legado de Jesus à humanidade não foram suas curas e suas proezas no campo material, mas sim suas mensagens de paz e amor, sua palavra de mansuetude aconselhando o perdão como base da libertação, seu exemplo de renúncia em prol do semelhante

Por isso é o mestre, o professor, não o salvador, o milagroso; salvador somos nós mesmos a construir dia a dia nosso destino. (Para maior conhecimento do tema concernente as proezas de Jesus, aconselhamos o leitor a consultar a obra “ A Gênese” de Allan Kardec, mais precisamente o capítulo XV – Os Milagres do Evangelho.)

Algo perfeitamente compreensível dentro dos padrões de justiça que regem o universo, porquanto colocam a responsabilidade pela felicidade ou desdita em nossas próprias mãos.

O relacionamento difícil pode se tornar fácil, não por mágica, mas por nosso próprio empenho.

O amor pode ser de conto de fadas, não porque somos almas gêmeas, privilegiadas pelos céus a viver harmoniosamente aqui na Terra, mas porque entendemos a importância do cônjuge ou namorada (o) em nossa vida.

Essa visão racional, sem devaneios, proporcionada pela Doutrina Espírita, é benéfica a todos, espíritas ou não, porque será desmistificando os acontecimentos existenciais que tomaremos a ciência de que somos os construtores da própria felicidade; felicidade esta que independe de magias e milagres, ficando somente a cargo de nossa iniciativa em conquistá-la.

FELICIDADE COM JESUS


EMILIA SANTOS

Santa Maria da Vitória, BA, 01/01/1896 – Araçatuba, SP 26/09/1964

LEIA A BIOGRAFIA ACESSANDO: http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/emilia_santos.htm




Filhos do coração,

Volto a encontrá-los no caminho que lhes está reservado, curvando-se aos ensinos do Mestre, lutando com afinco, cada qual ao seu modo, a fim de buscarem novos horizontes.
Felizes todos somos meus queridos irmãos em Cristo, pelas oportunidades que nos são conferidas para que tenhamos os meios de buscar a nossa melhoria e o nosso progresso.
Jesus sempre deve ser mesmo a razão de nossos dias, o cobertor de nossos momentos, alegres ou não, a fim de que, aquecidos por suas verdades e revigorados nas energias que elas nos possibilitam, possamos, em qualquer circunstancia, superar a nós mesmos.
Só conseguimos vencer as nossas profundas mazelas e imperfeições quando nos voltamos com as mesmas forças, ungidas com o trabalho no bem e com o serviço da caridade, deixando nós mesmos para conquistar o nosso próximo. Livramos de nossas imperfeições construindo e edificando a vida de nosso irmão.

Vocês não imaginam ainda, meus irmãos, quão providencial foi, é e será, em vossas vidas, a união da família para o crescimento individual, somando forças no coletivo, e, ainda, a sustentação da fé que cada um tem procurado buscar, com exemplos e dedicação, uns com os outros, dentro da casa que escolheram para o caminho atual.

Vencemos lutas e batalhas no passado, em detrimento de tantos e tantos irmãos que tombavam na estrada por onde passávamos. Hoje, contudo, é obrigatório que refaçamos esses caminhos e saiamos em busca desses corações, procurando cada um daqueles que ferimos e tombamos, a fim de que, pelo trabalho, pela dedicação e o serviço no bem, na orientação, possamos oferecer-lhes não só os braços e as palavras, mas a sustentação necessária para que se recuperem e vejam que, agora, diferente do passado, procuramos cobrir de amor e de paz onde só semeamos discórdias, guerras e tudo que os prejudicava.
Servindo o próximo, conduzindo-o na boa obra, dando-lhe consolo, oferecendo-lhe os recursos de paz e de equilíbrio, é que, juntos, numa só caminhada, conseguiremos ter dias melhores em direção às novas Moradas Celestiais.
Continuem firmes, sirvam os que encontrarem na estrada, quanto puderem, façam com que tudo que lhes está sendo possibilitado sirva de ferramenta para um mundo melhor.
Aos poucos, na medida em que tudo isto for sendo vivenciado, meus queridos, vocês perceberão que já estarão no caminho certo.
Jamais entreguem-se ao desânimo ou à crítica vã. Não percam tempo com aquilo que serve de alimento para nossa estagnação e de repasto para aqueles irmãos mais necessitados.
Jesus, nosso amorável Mestre, nos dizia que não caíssemos em tentação porque daí, a um passo, estaremos abandonando nossos compromissos e, mais e mais, deixaremos de servir e cumprir com nossas tarefas.
Precisamos, todos nós, uns dos outros, em quaisquer circunstâncias que estejamos!
Somos irmãos e assim nos cabe diante do Pai, buscar, em qualquer momento, ajudar e amparar, recebendo também a ajuda e o esclarecimento que nos estão destinados. Ninguém vive só, em lugar algum do Universo. Todos interagimos, sempre.
Procurem revigorar as forças e continuem, hoje e sempre, consolando e amparando, na abençoada Casa de Jesus.
Um Natal Feliz para todos, perdurando por todo o ano vindouro e que Jesus continue a ser a luz do caminho de todos.
Iluminem-se cada vez mais, amando e servindo!
Consolo e paz a todos.


EMILIA SANTOS


Mensagem recebida no CELF – Centro Espirita Luz e Fraternidade – Casa da Sopa Emilia Santos– 14/12/2009



(Texto recebido em email de Vicente Benedito Battagello)

PROGRAMA TRANSIÇÃO NESTE DOMINGO DIVALDO FALA DO NATAL



Caros Amigos,

Neste próximo domingo 27/12/2009, no Programa Transição, o entrevistado será o Divaldo Pereira Franco, com o Tema “O Significado do Natal”.

O Programa Transição será apresentado por André Luiz Ruiz, pela REDE TV na Capital e Grande São Paulo, domingo às 15:15 horas.

Visite nosso site e fique atualizado: www.programatransicao.tv.br


Cobertura das emissoras da Rede TV
Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Todas as Parabólicas, TV a Cabo e SKY.
Outras localidades com horário diferenciado:
Santos: 10:30 horas
Campinas: 10:30 horas
Grande Goiânia: 13:30 horas


Para os amigos do Grande ABC (SP) o Programa Transição será apresentado também aos Domingos às 10:30hs, pela ECO TV Canal 96 da Vivax e Canal 9 da NET.

Visite nosso site para acessar todos os Programas anteriores.Moderação de comentários

Programa Transição
A Visão Espírita para um Novo Tempo
www.programatransicao.tv.br

“A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua divulgação.” (Emmanuel)



Sinais de Luz

Aceitar a existência, melhorando a nós mesmos;
Cumprir a obrigação que o momento nos mostra;
Trabalhar e servir, sem reclamar louvores;
Receber agressões desculpando-as, sem queixas;
Nunca desanimar na prática do bem;
Eis alguns sinais da presença de Deus.

Texto extraído do Livro “Trevo de Idéias – Emmanuel
Psicografia de Francisco Cândido Xavier