BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 20 de dezembro de 2009

Programa de valores humanos para a escola

Paz e contentamento.

O Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, é um trabalho inteiramente gratuito, que pedimos para ajudar a divulgar.

É um programa de aulas diárias de valores como respito, ética, fraternidade, honestidade, etc., valores esses tão necessários e tão escassos.

Agora também já está disponível para as escolas e emissoras de rádio a minissérie em Áudio Uma Aventura no Miundo Virtual, no formato novelinha de rádio, focado em valores.

Para mais detalhes, por favor o site www.cincominutos.org

Agradecemos pela colaboração,

Fratenalmente,

Saara Nousiainen

Fortaleza-CE

(85) 3249-6812

(Informação repassada pela lista ABRADE)

VISITE O EXCELENTE BLOG ORGANIZADO POR MAGALI BISCHOFF



ENDEREÇO: http://cuidedoseumundo.blogspot.com/

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA CLAUDIA WERDINE


CLAUDIA WERDINE



Entrevista com Claudia Werdine, residente em Madrid, Espanha, que nos fala sobre sua vida e sua atuação no Movimento Espírita, sobretudo na área da Evangelização Infantil, tanto no Brasil como em vários países da Europa. Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Cláudia poderia nos fazer sua apresentação?

Nasci na cidade do Rio de Janeiro e concluí com alegria o magistério, pois sempre sonhei em ser professora. Aos 26 anos casei-me com Humberto Werdine, engenheiro nuclear e fomos residir em Mambucaba, Sul Fluminense. Neste lugar muito especial, cercado por belas praias e matas, Deus me presenteou com meus quatro adorados filhos.

Atualmente Nina e Humberto Augusto, 22 e 21 anos, cursam Universidade na Inglaterra e Alice e Mariana, 16 e 14 anos, estudam no International College of Spain em Madri, Espanha

Em 2001 meu marido transferiu-se para a Agência Internacional de Energia Atômica, órgão vinculado a ONU e fomos viver em Viena, Áustria.

Chegando lá, imediatamente nos engajamos no único Centro Espírita existente em Viena naquela época e dentre outras atividades, implementei a Evangelização Infantil, tarefa que exerci durante os 7 anos que lá vivi.

Após nova transferência de meu marido, estamos há quatro meses vivendo em Madrid, Espanha, onde pouco a pouco, vamos nos adaptando a nova vida e nos colocando à disposição do Movimento Espírita Espanhol.



Como e quando conheceu o Espiritismo?

Sempre fui simpatizante do Espiritismo, pois meu irmão era orador de uma Instituição Espírita chamada Grupo Redenção, localizada no Rio de Janeiro, e eu gostava muito de ouvir suas palestras. Mas eu não tinha nenhum compromisso com a Doutrina Espírita. Assistia as palestras e só isso. Em 1986, conheci Humberto, meu marido, que viria a ser o grande responsável pelo meu ingresso definitivo no Espiritismo, já que ele era espírita há muitos anos, trabalhando como palestrante e médium no Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes, que funcionava num Centro Ecumênico na Vila Residencial de Praia Brava, mais tarde se transformando na Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes – FEBEME, onde trabalhamos até nos transferirmos para Viena.


Poderia nos falar de sua trajetória pelo Movimento Espírita no Brasil e no exterior?

Iniciei minhas atividades na Doutrina Espírita após concluir todos os cursos de estudos solicitados pela instituição que eu freqüentava. Foram anos de sala de aula, trabalhos de grupo, palestras, estudos até começar a trabalhar efetivamente. Tive a grata oportunidade de trabalhar nas reuniões mediúnicas, evangelização, instrutora do Curso de Gestantes e também secretária da Diretoria da Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes, em Angra dos Reis (RJ). Hoje vejo que, os estudos intensos, a disciplina exigida para a realização das tarefas a mim entregues, o ambiente acolhedor e familiar da instituíção foram fundamentais para a formação da base sólida e rica em relação ao Espiritismo, base esta de extrema importância para os desafios que viriam após nossa mudança para o exterior.

No mesmo local, após alguns anos e cursos de capacitação, passei a ser diretora do Departamento de Infância e Juventude, ficando nessa função até transferir-me para Viena.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a querida Sônia Dias (fundadora e presidente da FEBEME naquela época) e aos amigos de estudos e trabalho, pois todos foram fundamentais em minha vida, responsáveis pelo que sou hoje dentro do Espiritismo e moram em meu coração.

Sinto muitas saudades deste tempo, pois o trabalho aqui fora é muito mais complexo e repleto de dificuldades.

No exterior, implementei a Evangelização Infantil em Viena, conforme informei, sou a vice-coordenadora do Departamento Infanto-Juvenil – Coordenadoria Europa, ou seja, DIJ Europa, órgão criado pelo Conselho Espírita Internacional em setembro de 2006, na Holanda e também colaboradora e articulista da Revista Eletrônica O Consolador.


Sabemos que você tem um grande trabalho com a infância e juventude. Isto se dá a nível de Espanha ou também para outros países?

Há quase 4 anos venho me dedicando com amor e seriedade a divulgação e implementação da Evangelização Infanto-Juvenil na Europa, pois somente a Evangelização prepara as crianças e jovens para estarem no mundo, não de passagem e sem compromisso, mas aproveitando com sabedoria a grande oportunidade de vida que lhes foi concedida por Deus, aprendendo que são espíritos imortais, aprendendo a respeitar e valorizar seu próprio corpo, seu semelhante, a natureza, enfim, viver a vida de uma maneira mais responsável, cristã e sadia.

Tenho percorrido diversos países da Europa onde venho proferindo palestras, seminários e conferências visando uma maior conscientização por parte dos pais, educadores, trabalhadores e dirigentes espíritas da necessidade imediata e emergencial de evangelizarmos crianças e jovens, contribuindo para a formação de adultos mais equilibrados e conscientes de suas responsabilidades diante da construção do Mundo do 3º. Milênio.

Após alguns anos de trabalho árduo, hoje já podemos encontrar algumas destas sementes apresentando seus primeiros frutos, o que me enche de alegria e entusiasmo para prosseguir.


Vocês contam com evangelizadores locais ou são todos imigrantes?

Dentro do Movimento Espírita Europeu, somente Portugal possui a atividade de Evangelização Infanto-Juvenil bem estruturada e em atividade, pois conta com uma ferramenta primordial, o material em português.

Nos outros países da Europa a atividade ainda é pouco conhecida e necessita de muitos ajustes para ser implementada, pois em cada país a realidade e as necessidades são diversas, além da falta de material específico no idioma local. Mas, graças aos seminários, palestras e ao trabalho incessante da Espiritualidade Superior, posso afirmar que atualmente a situação é bem mais definida e otimista.

Em alguns países contamos com o trabalho de evangelizadores locais e outros, somente brasileiros.

Penso que no futuro, conseguiremos formar um número maior de evangelizadores locais.


Ocorrem Encontros de Evangelizadores e de Jovens?

Como expliquei na pergunta anterior, a atividade de Evangelização ainda é muito nova na Europa, a exceção de Portugal e ainda não conseguimos promover Encontros de Evangelizadores. Até hoje a prioridade era divulgar a atividade, levar informações aos países em relação a importância da Evangelização, seus elementos fundamentias, objetivos, etc.

Agora que este primeiro passo já está consolidado em diversos países, iniciaremos em 2010 a realização de workshop para capacitação e reciclagem de evangelizadores.

Em relação ao Encontro de Jovens, estamos investindo muito nestes eventos a partir do ano passado e sabemos que precisamos trabalhar muito mais para que isto se torne uma realidade. A União Espírita Holandesa, após uma tentativa sem sucesso em 2008, conseguiu este ano realizar um Encontro de Jovens,simultâneo ao Encontro Espírita Nacional e tivemos a grata satisfação de contar com a presença de 13 jovens, sendo que nenhum deles frequenta o Centro Espírito ou conhece o Espiritismo.

Foi para mim uma experiência muito importante e única trabalhar com estes jovens durante um domingo. Principalmente por serem jovens habitantes de uma sociedade tão permissiva e conturbada como a de Amsterdam, o evento se tornou uma troca de experiências e informações sem precedentes, pois eles entravam com a vivência e eu com os ensinamentos da Doutrina Espírita.

Foi enriquecedor para ambas as partes!!

Este ano conseguimos realizar o I Encontro Infantil Belga, o II Encontro Infantil Holandês e o II Encontro Infantil Espanhol.


Quais os principais eventos em andamento na Espanha e na Europa?

Este ano encerramos as atividades com a realização do II Encontro Espírita Infantil Espanhol, evento este ocorrido no ultimo fim de semana simultâneo ao XVII Congresso Nacional Espanhol. Para o próximo ano, pretendemos trabalhar em conjunto com a Federação Espírita Espanhola visando iniciar um trabalho mais intenso de divulgação e implementação da Evangelização nos Centros Espíritas do País.

Em relação a Europa, vários eventos estão programados e iniciaremos o ano promovendo um novo encontro com a juventude de Amsterdam, assim como a formação de um grupo de mães, promovido pela União Espírita Holandesa.

Estaremos realizando workhops para evangelizadores em Londres, Munique, Suíça, Bélgica, dentre outros, assim como seminários na Noruega e Suécia.

Também já temos programados Encontros Infantis e Juvenis.


Algo mais que queira acrescentar.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer imensamente pelo carinho e a oportunidade que me foi concedida pelos companheiros do Boletim Informativo “Noticias do Movimento Espírita”. Falar da Evangelização Infanto-Juvenil é para mim um prazer imenso, pois sou apaixonada pelo que faço. Agradeço a Espiritualidade Superior pela confiança que tem depositado no meu trabalho, pela minha família que me apóia nas horas que dedico ao planejamento das atividades e nas inúmeras viagens que faço para colocar em prática este planejamento, aos amigos queridos que não me deixam desanimar perante as muitas dificuldades e aos novos amigos que reencontro a cada viagem.

Todos tem sido fundamentais para a semeadura desta atividade, única capaz de transformar a Humanidade, pois Kardec nos disse:

É pela Educação, mas do que pela Instrução, que se transformará a Humanidade.

Somos todos responsáveis pela construção do Mundo Novo, pais, educadores, trabalhadores e dirigentes, enfim, todos nós.

Lembremo-nos das sábias palavras de Bezerra de Menezes:

“Unamo-nos, que a tarefa é de todos nós. Somente a união nos proporciona forças para o cumprimento de nosso serviços, trazendo a fraternidade por lema e a humildade por garantia de êxito.”






FOTOS; I ENCONTRO INFANTIL HOLANDÊS, 2008; I ENCONTRO INFANTIL BELGA, 2009; II CONGRESSO ALEMÃO, 2009, COM A TRADUTORA KARINA ROGALLA; CLAUDIA COM A FAMILIA

1º Encontro dos "Trabalhadores Espíritas" com EDMIR GARCIA. Itanhaém, sp

A USE – Intermunicipal de Itanhaém convida todos os trabalhadores espíritas das cidades de Mongaguá, Itanhaém, Peruibe, Itariri e Pedro de Toledo, para o workshop com EDMIR GARCIA companheiro do Movimento Espírita da USE - Bebedouro/SP

Dia: 08 de janeiro de 2010
Das 14:00 horas às 17:30 horas
Local: Centro Espírita “André Luiz”
Rua Júlio Pires, 275 – Itanhaém/SP


Inscrições gratuitas: e-mail: cealitanhaem@hotmail.com

e no Centro Espírita “André Luiz”


Muito nos honrará a sua presença visto que temos a convicção de que precisamos nos "unir para difundir" a Doutrina Espírita e aprofundar nos conhecimentos e problemas existentes nos Centros Espíritas, para que ele possa melhor cumprir suas finalidades e atender aqueles que alí buscam os meios para o seu progresso espiritual.

Certos da presença e participação, agradecemos antecipadamente.


Allan Kardec Pitta Veloso
- Presidente -

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO USE INTERMUNICIPAL DE BOTUCATU, SP

Aos amigos do Centro Espírita Fé e Caridade

A USE (União das Sociedades Espíritas) Intermunicipal de Botucatu vem por meio desta convidar a todos para a reunião, no dia 23/01/2010, com início as 16:00, na sede do Centro Espírita Irmão Tomaz, rua N. Sra. Aparecida, 520 Bairro: Vila Aparecida, tendo em pauta:

Atividades da USEI para o 1º semestre de 2010


- EMJER (Encontro de Mocidades e Juventudes Espíritas);

- Seminário “Evangelho no Lar” (Mario Nalli);

- Seminário “O Trabalhador do Terceiro Milênio” (Geraldo Alexandrino);

- Encontro com Jesus (Ismael e Jamiro – MG);

- Encontro de evangelizadores e práticas pedagógicas espíritas;

- Semana Espírita;

- Criação e desenvolvimento da página da USEI Botucatu na internet;

- Cadastramento de entidades espíritas junto a USEI Botucatu;

- Encontro de Passe (USE Regional Bauru/Departamento Doutrinário);

- Encontro de Atendimento Fraterno (USE Regional Bauru/Departamento Doutrinário);

- Criação e desenvolvimento dos Departamentos Doutrinário, Evangelização, Mocidade e Divulgação da USEI Botucatu.


É imprescindível a participação de todos na reunião, pois só assim conseguiremos fortalecer o movimento espírita, onde atuaremos em conjunto com um só ideal, unir forças para a prática e difusão da doutrina espírita, pois: "Dez homens sinceramente ligados por um pensamento comum são mais fortes do que cem que não se entendem." (Allan Kardec)



Botucatu, 16 de dezembro de 2009.

Júnior Garavello

Presidente USE Intermunicipal Botucatu

Vice-Presidente USE Regional Jaú

e-mail: usebotucatu@yahoo.com.br - fone: 8131-1895

BOLETIM ELETRÔNICO DA FEB BRASILIA, DF



Centenário de Chico Xavier tem início em MG

A abertura das comemorações do Centenário de Chico Xavier ocorre nos dias 1º e 2 de janeiro, na sua terra natal, Pedro Leopoldo. O presidente da FEB, Nestor João Masotti faz palestra e o presidente da União Espírita Mineira, Marival Veloso de Matos tem atuação no evento. As atividades se desenvolvem no Centro Espírita Luiz Gonzaga, que teve Chico Xavier como um dos fundadores. Estão programadas várias ações durante o ano de 2010, dentro do Projeto Centenário de Chico Xavier, aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB. Entre estas, o 3º Congresso Espírita Brasileiro, programado para Brasília, dias 16, 17 e 18 de abril. Várias Entidades Federativas Estaduais planejaram ações sobre a efeméride, desde o mês de janeiro. Informações: www.100anoschicoxavier.com.br; www.febnet.org.br; w ww.uemmg.org.br


Sistema de Pesquisa Online da Revista Espírita

Fundada por Allan Kardec, A Revista Espírita, escrita de 1858 a 1869 é considerada ferramenta importante para a divulgação da Doutrina Espírita. Para aproximar esta ferramenta do público, a Federação Espírita Brasileira disponibiliza em seu site, na seção “Pesquisas” o índice da Revista Espírita, um portal alfanumérico que dá acesso ao enciclopédico mundo de informações.

Com o intuito de divulgar esse amplo canal de estudo do Espiritismo, o portal da FEB lança um banner para promover o Sistema de Pesquisa Online que pode ser facilmente solicitado à Equipe FEB que o enviará sem custos para ser inserido no site do solicitante.

Informações: suporte@febnet.org.br


Audiência na Câmara Federal

A situação de fetos anencéfalos (cujo cérebro não está completamente formado) dividiu opiniões em audiência pública realizada no dia 10 pela Comissão de Legislação Participativa. A FEB esteve representada por Jaime Ferreira Lopes que reforçou o caráter constitucional e de fundamentação espírita do direito à vida, considerando que esta tem início no momento da concepção. Informações: www2.camara.gov.br/agencia/noticias/143941.html


Congresso Espírita Mundial

Na cidade de Valencia (Espanha), o Conselho Espírita Internacional promove o 6º Congresso Espírita Mundial, nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2010, com o tema central “Somos Espíritos Imortais”.

Neste congresso também haverá tema sobre a obra psicográfica de Chico Xavier. Informações e inscrições: www.espiritismo.cc; www.2010.kardec.es




O Livro dos Espíritos em Áudiolivro

O ator Carlos Vereza lançou, no dia 14 de dezembro, na Livraria da Travessa do Barrashopping, a versão em áudiolivro de O Livro dos Espíritos. Ao lado da filha Larissa Vereza, que também emprestou a sua voz à obra, Vereza narra o texto mantendo a sua originalidade. O ator estuda e pratica o Espiritismo há 18 anos e interpretou Bezerra de Menezes no cinema em 2008. O objetivo é possibilitar que as pessoas tenham acesso ao texto em qualquer lugar, até mesmo ouvindo pelo celular. Além disso, dá oportunidade a deficientes físicos e analfabetos de ter contato com a Doutrina Espírita. Informações: www.audiolivrodosespiritos.com.br



Anápolis realiza seu 1º Congresso Espírita

Acontece nos dias 18,19 e 20 de dezembro, o 1º Congresso Espírita de Anápolis, que contará com a presença de vários palestrantes tratando do tema: “Os Desafios de Hoje para os Cristãos”.

Abílio Wolney, Jorge Cecílio e Marcos Paiva são os oradores que estarão nos palcos do Auditório do Fórum de Anápolis (GO) no evento que conta com a organização do Conselho Espírita Regional da 9ª Região e com apoio da Federação Espírita do Estado de Goiás. Mais Informações: www.feego.org.br




Um amor sem igual

Sob a coordenação de Maria Helena Marcon, da Federação Espírita do Paraná, ocorrerá ,no dia 20 de dezembro o Seminário “CEPE - Um amor sem igual”. O evento que acontecerá em Curitiba (PR), no Teatro da Federação Espírita, terá início às 10h. Informações: www.feparana.com.br




Natal de Jesus

A Federação Espírita Pernambucana promove, no dia 25 de dezembro, a Sessão Comemorativa do Natal de Jesus. O palestrante será Frederico Menezes que proferirá palestra às 19h, no Auditório da Federação. Informações: http://federacaoespiritape.org



Garanta sua inscrição, restam poucas vagas

Poucas vagas restam para o 3º Congresso Espírita Brasileiro, que irá ser realizado nos salões e auditórios do Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília (DF), de 16 a 16 de abril. Mais de 2.800 pessoas já se inscreveram para participar do projeto que homenageará o centenário de Chico Xavier e contará com apresentações de grandes palestras, mostras de arte e músicos do Movimento Espírita. O auditório principal já está lotado, não havendo mais possibilidade de inscrição, mas os demais auditórios, com 2.700 assentos juntos e somente com telões, ainda estão com vagas. As inscrições podem ser feitas no site www.100anoschicoxavier.com.br





Antologia Mediúnica do Natal

• Francisco Cândido Xavier - Por Espíritos diversos

Esta obra mediúnica mistura prosa e poesia para focalizarem a maior data da cristandade, exaltando a figura de nosso Senhor Jesus Cristo. Dezenas de autores espirituais vêm ofertar-nos belas mensagens natalinas, traduzindo, na forma de letras, seus pensamentos de gratidão e amor, de esclarecimento e esperança. O leitor encontrará significativas meditações em torno do real significado do Natal, compreendendo que todos nós podemos fazer dos nossos corações a morada permanente de Jesus.


As lembranças do Natal, porém, na sua simplicidade, indicam à Terra o caminho da Manjedoura... Sem ele, os povos do mundo não alcançarão as fontes regeneradoras da fraternidade e da paz. Sem ele, tudo serão perturbação e sofrimento nas almas, presas no turbilhão das trevas angustiosas, porque essa estrada providencial para os corações humanos é ainda o Caminho esquecido da Humildade...


Um feliz e próspero Natal!



CEI COMUNICA DESENCARNAÇÃO DE VANDERLEI MARQUES ESTADOS UNIDOS

Ofício Circular n.º 04/2009 Brasília, 15 de dezembro de 2009.
(Circular encaminhada às Entidades que integram o CEI.)


Estimados confrades:


Viemos através desta comunicar que o estimado confrade Vanderlei Marques, 2º tesoureiro do CEI, retornou hoje à Pátria Espiritual.


Vanderlei Marques foi um dos fundadores do Conselho Espírita Norte Americano e trabalhou intensamente em prol do Movimento Espírita daquele país, onde residia há mais de vinte anos. Gostaríamos de expressar nosso profundo reconhecimento e agradecimento ao companheiro pela enorme contribuição que deixou à difusão da Doutrina Espírita em nível internacional.

Com a Doutrina Espírita, que nos dá o consolo através do esclarecimento da continuidade da Vida, externamos ao estimado Irmão que partiu, e também seus familiares, os nossos melhores votos de paz e serenidade nessa natural transição, que também proporciona o reencontro com os amigos que o precederam na Pátria Espiritual.


Fraternalmente,


Nestor João Masotti

Secretário-Geral