BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 12 de dezembro de 2009

INFORMAÇÕES DA FEIG - FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃO GLACUS

EIG - Fraternidade Espírita Irmão Glacus


“Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.” (Espírito de Verdade, O Evangelho segundo o Espiritismo)



Queridos irmãos e irmãs, que a paz de Jesus esteja com vocês na semana que se inicia! Não deixem de conferir a partir da próxima semana em nosso site o texto “Então é Natal” e o relato espiritual do nosso querido Pedro de Camargo. Leia também o estudo “100 anos de O Livro dos Espíritos”.

Confira a programação mensal de palestras do MEJA – Mocidade Espírita Joanna de Ângelis.

Receba periodicamente o nosso informativo cadastrando-se aqui.

Acesse: www.feig.org.br e bons estudos!

(Informações recebidas por email)

SITES DE INTERESSE DOS ESPÍRITAS VALE A PENA ACESSAR

Vale a pena acessar:
www.autoresespiritasclassicos.com e www.radiofraternidade.com.br.
Grande abraço.
ALFREDO PARDINI

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA SUZUKO HASHIZUME



SUZUKO HASHIZUME


Entrevista com Suzuko Hashizume, residente na cidade de São Paulo, SP que nos fala sobre sua vida e sua atuação no Movimento Espírita, especialmente ao lado do grande cientista espírita Dr. Hernani Guimarães Andrade. Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br


Suzuko, Poderia nos falar de suas origens?


Sou natural de Araçatuba, Estado de São Paulo, nascida aos 10 de junho de 1935. Meus pais são originários do Japão, Província de Mie-Ken; chegando ao Brasil 1926 no Porto de Santos. Como todos os imigrantes de várias nacionalidades trabalharam arduamente nos cafezais, e mais tarde no próprio sítio onde plantavam arroz, feijão, algodão, milho, amendoim, criação do bicho-da-seda, etc.etc. na Noroeste do Estado de São Paulo.


E sobre sua formação escolar?


Graças à valorização da cultura intelectual que caracteriza o povo japonês tivemos o preparo escolar necessário para encarar os futuros trabalhos de pesquisas paranormais que estavam reservados no meu caminho, junto ao inesquecível e distinto cientista Hernani Guimarães Andrade. Graduei-me em línguas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga, SP, em 1972. Conclui uma segunda formação superior em Biblioteconomia, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Capital, em 1977.


Profissionalmente o que destacaria?


Trabalhei no Departamento de Águas e Energia Elétrica em São Paulo, com o Engenheiro Hernani Guimarães. Andrade como assistente técnico, desde 4 de março de 1966 até 31 de maio de 1983, quando ele se aposentou compulsoriamente aos 70 anos de idade.

Fui diretora de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas – IBPP. Apresentei em 1972, em Mônaco, tese sobre “RSPK - Recurrent Spontaneous Psychokinesis”, no II Congresso promovido pela I.A.P.R. (International Association for Psychotronic Research); em 1973 apresentei a tese intitulada “O Grande Poltergeist do Ipiranga no III Colóquio da Escola Superior de Ciências, em São Paulo”. Em 1977 tive a oportunidade de enviar a tese “O Poltergeist de Guarulhos”, no III Congresso da IAPR, em Tóquio, Japão. No IBPP acompanhei e assessorei Dr. Hernani G. Andrade, desde março de 1966, nos seus trabalhos de pesquisa de campo, organização de arquivos, correspondências, digitação de livros, recepção de visitantes brasileiros e estrangeiros que vinham conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Engenheiro Hernani até seu desencarne, em 25 de abril de 2003, em Bauru, SP.


Desde quando e como se tornou espírita?


A convite de uma amiga do escritório da empresa americana de publicidade onde trabalhei, J. Walter Thompson, que na época era uma das mais importantes firmas de publicidade do Brasil fui conhecer um grupo de espíritas que se reunia para uma pequena Prece, na hora do almoço, na Livraria Allan Kardec, na Rua Riachuelo, centro de São Paulo e lá conheci algumas figuras de destaque no espiritismo: como o escritor Pedro Granja, Advogado Jason Monteiro Galembeck, Engenheiro Plínio Rizzi e outros. Terminada a Prece de 15 minutos, trocávamos idéias sobre livros espíritas, conversávamos e aprendíamos sobre a Doutrina Espírita, até o momento de retornarmos ao trabalho. Isso foi nos idos de 1965.


Como foi sua aproximação ao trabalho do Dr. Hernani Guimarães Andrade?


Foi nessa singela reunião, na Livraria Allan Kardec que ouvi falar, pela primeira vez, através do Dr. Jason Monteiro Galembeck, de Hernani Guimarães Andrade. Pegando o famoso livro A Teoria Corpuscular do Espírito de uma das estantes daquela Livraria Dr. Jason disse: “Este homem é um dos maiores intelectuais que conheço. Seu QI é elevadíssimo!”.

Em seguida, surgiu uma oportunidade de conhecer nesse mesmo “Grupo da Prece” uma senhora muito estudiosa dos assuntos espirituais, que dominava as línguas: alemã, francesa e inglesa; filha de um professor da Escola Politécnica da USP. Chamava-se Eponina M. P. de Silva e trabalhava como Secretária Executiva do Conselho do DAEE, onde também trabalhava o Engenheiro Hernani. Dessa amizade surgiu-me o convite para trabalhar nessa Repartição do Governo Estadual. Em seguida ela apresentou-me ao Senhor Superintendente dessa Autarquia, que após entrevista e demais protocolos fui admitida como Técnico em Contabilidade e designada para trabalhar justamente na Seção Tomada de Contas cujo chefe era o Dr. Hernani G. Andrade. Coincidência? Sorte? Destino ou karma? Positivo é claro. Desde esse feliz encontro com o Mestre Hernani, em 4 de março de 1966 até sua aposentadoria compulsória, em 1983, aos 70 anos de idade trabalhamos juntos diariamente nos serviços dessa Autarquia durante o dia e à noite e nos finais de semana no Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas – IBPP.


Qual o grupo de pessoas que participava das atividades e pesquisas do Dr. Hernani?


Foram inúmeras as pessoas que participaram e colaboraram de um modo geral, dos estudos e pesquisas lideradas pelo Dr. Hernani. Seus três filhos: Engenheiro Sérgio de G. Andrade, Engenheiro Yvan de G. Andrade, Engenheiro Ricardo de G. Andrade e sua filha Dra. Márcia de G. Andrade, (psicóloga). Além deles o Engenheiro Ney Prieto Peres, Dra. Alcione Rebelo Novelino (médica), Engenheiro Jarbas George Marinho, D. Carmen Sylvia M. Marinho, Fernanda M. Göbel (atualmente na Alemanha), Guy L. Playfair (jornalista e escritor inglês, presentemente morando em Londres), Dra. Julika Kiskos (psicóloga), Dra. Andrée Samuel (psicóloga), Maria das Graças de Souza (psicóloga), Prof. Agenor de M. Pegado, Dr. Glaucius Oliva (Físico), D. Neyde Gandolfi Oliva, Prof. Appollo Oliva Filho, Dra. Lygia Taranto (Advogada), Sra. Eponina M. P. da Silva, Professor Fausto Simões (Industrial), Profa. Dra. Cristina Tavares da C. Rocha, Prof. Luciano B. Rocha, Prof. Carlos Eduardo N. Luz, Prof. David L. Desidério, Profa. Sônia Maria M. Gomes (bacteriologista) e inúmeros outros colaboradores.


No que consistiam essas pesquisas e experimentações?

Podemos dividir as pesquisas e experimentações realizadas pelo Dr. Hernani em duas fases:


a) Após a publicação do seu livro A Teoria Corpuscular do Espírito (1958) e Novos Rumos à Experimentação Espirítica (1960) Hernani e seus filhos iniciaram a construção de um equipamento inédito, necessário para testar a sua hipótese espirítica, ou seja: o Tensionador Espacial Eletromagnético – T.E.E.M. (Obs. Para não me alongar nesta descrição, um tanto quanto densa para os leitores não afeitos à linguagem científica, peço licença para indicar aos interessados a leitura do livro Novos Rumos à Experimentação Espirítica reeditado em 2009, pela Casa Editora Espírita “Pierre-Paul Didier” de Votuporanga, SP, que acabamos de publicar com um “Apêndice” completo relatando minuciosamente toda a história das experimentações e resultados obtidos com o T.E.E.M. e posteriormente T.E.M. visando detectar o suposto Campo Biomagnético (CBM). Devo acrescentar que anexamos também um DVD explicativo do Modelo Geométrico do Espírito, nesta nova edição de Novos Rumos... produzido por dois colaboradores muito especiais e criativos, da cidade de Bauru, Professor Carlos Eduardo N. Luz e Prof. David Lucas Desidério, objetivando uma visualização didática do Modelo Geométrico do Espírito sugerido pelo Dr. Hernani. Este DVD constitui um instrumento valioso para entender os diversos fenômenos mediúnicos ou naturais como: a Reencarnação, Incorporação de Espíritos, Desdobramento Astral (OOBE – Out-of-the-Body Experiences); Materialização, Clarividência, Perispírito, Aura, Modelo Organizador Biológico, TVP – Terapia de Vidas Passadas, etc.etc.;


b) A outra face das pesquisas de campo que Dr. Hernani realizou foram: 37 ocorrências de Poltergeist, 71 casos de reencarnação, alguns médiuns de cura, casos de psicografia, psi-theta (comunicação de espíritos via mediúnica), premonição, etc.etc. e também Kirliangrafia. Como resultados desses estudos foram publicados os seguintes livros: Reencarnação no Brasil (Oito Casos que sugerem renascimento; Renasceu por Amor (Um caso que sugere reencarnação Kilden & Jonathan); POLTERGEIST (Algumas de suas ocorrências no Brasil); A Mente Move a Matéria; Você, o Poltergeist e os Locais Mal-Assombrados; Você e a Reencarnação e muitos artigos publicados na seção Espiritismo/Ciência, na Folha Espírita, durante 27 anos.


Dentre elas quais as que você reputa como as mais importantes?

Acredito que todas as pesquisas no campo da natureza espiritual do Homem oferecem dados importantíssimos para a Ciência e não podemos dizer que este ou aquele caso seja o mais importante, pois a soma de dados de cada caso estudados contribui para fortalecer a hipótese de trabalho relativa à sobrevivência e reencarnação do espírito.


Você acha que vai ser possível fotografar o perispírito? Tecnicamente o que falta? Câmeras especiais?


No capítulo V, do livro Novos Rumos à Experimentação Espirítica, de autoria do Dr. Hernani existe uma sugestão para construir-se uma Câmara Espiristoscópica ou o aparelho chamado Ectossomascópio destinado a fotografar ou mesmo ver-se o espectro de um espírito.


Qual a utilidade da Kirliangrafia? Ela tem sido utilizada pela medicina?


A Kirliangrafia despertou muito interesse no mundo todo, mas não alcançou os resultados visados pela Ciência, até hoje. As declarações básicas prestadas sobre este assunto pelo Dr. Hernani há 24 anos continuam atuais como em 1985.


Para maiores detalhes reproduzo aqui a entrevista dada pelo Dr. H. G. Andrade em 17/02/1985 para a Revista Planeta:


Reporter – Nestes 46 anos desde a descoberta do efeito Kirlian, seu estudo teve momentos de euforia e de relativo marasmo, como vemos agora. A que o senhor atribui isto?



HGA – Na realidade a eletrofotografia já era conhecida bem antes do casal Kirlian ter contribuído para sua divulgação. Jacob lodko-Narkiewicz, nascido em 1848, na Polônia, fez uma demonstração da fotografia obtida por meio de eletricidade, no mesmo estilo que os Kirlans. Há uma fotografia da mão de uma jovem senhora, obtida por lodko-Narkiewicz, em 1897. Esta foto foi reproduzida em uma obra do Dr. H. Baraduc, L’Ame Humaine, Ses Mouvements, Ses Lumières et l’lconographie de I’Invisible Fluidique, Paris: Paul Ollendorff, 1897. É uma obra raríssima, que trata de efeitos eletrofotográficos supostamente ligados à aura humana e aos fluidos ódicos (fluidos magnéticos animais).

Por conseguinte, esta questão da eletrografia, da qual fotografia é o efeito Kirlian é uma nova edição, já é uma coisa muito antiga.

O recrudescimento do interesse pela eletrofotografia e seus efeitos deve ter três causas principais: 1) Ressurgiu em um país soviético, portanto materialista. 2) O anúncio da redescoberta da eletrofotografia pelos Kirlians foi acompanhado de pergunta estranha: Sinais? De quê? E sugeria tratar-se de algo transcendente, ligado a energias da vida. (Leonidov, I. – Senãles? De Quê? Union Soviética, N.º 45, 1962, pp. 44 a 45). 3) Teve ampla e espalhafatosa propaganda através do livro de Sheila Ostrander e Lynn Schroeder, Psychic Discoveries Behind the Iron Curtain, 1970. Esta obra teve várias edições esgotadas e foi traduzida para diversas línguas com igual sucesso.

Devido ao livro de Sheila Ostrander e Lynn Schroeder, alguns parapsicólogos americanos foram á Rússia. Entre eles, a Dra. Thelma Moss que mais tarde, se dedicou intensivamente à pesquisa do efeito Kirlian, tendo escrito artigos e livros sobre o mesmo. Outro parapsicólogo de renome que visitou a Rússia e lançou dois livros sobre o efeito Kirlian, foi o Dr. Stanley Krippner: The Kirlian Aura e The Energies of Consciousness. Enfim, houve um fenômeno de reação em cadeia provocado pelos primeiros visitantes à União Soviética, após o livro de Sheila e Lynn. A notícia espalhou-se pelo mundo todo. O misterioso efeito Kirlian fascinou todas as pessoas, porque suas belas fotos pareciam encobrir os segredos da vida e, para alguns, a prova da existência da alma.

Com o passar do tempo, as ilusões foram se dissipando, uma a uma, restando apenas a interrogação inicial: Sinais? De Quê?



Reporter – O Senhor poderia nos dar exemplos de variações de parâmetros operacionais para uma Kirliangrafia?



HGA – São inúmeros os parâmetros cuja variação poderia influir no aspecto e qualidade de uma Kirliangrafia. Vamos mencionar os mais comunas: tensão e frequência da corrente elétrica fornecida pela fonte alimentadora; espessura e natureza do dielétrico; qualidade e sensibilidade do filme usado; tempo de exposição; pressão exercida sobre o filme e pelo objeto Kirliangrafado; face do filme mais sensibilizada pela emissão de radiação proveniente dos eflúvios eletrônicos, influindo na coloração da Kirliangrafia (Boyers, D. G. e Tiller, W. A. – The Colors in Kirlian Photography – Fact or Artifact?); estado higrométrico do ar; teor de umidade do objeto; resistência galvânica da pele, quando se trata de objetos vivos; bom ou mau contacto com o filme; maior ou menor condutividade do paciente e área de contacto com o filme, quando se tratar de uma pessoa ou animal. Estes são os principais parâmetros, cujas variações poderão influir nas kirliangrafias.



Reporter – Já se conseguiu estabelecer um controle adequado sobre essas variações?



HGA – Cremos que algumas podem ser facilmente controladas como, por exemplo, a tensão e freqüência da corrente. Mas há outras que fogem normalmente às possibilidades do operador: por exemplo, a revelação absolutamente uniforme do filme, depois de obtida a Kirliangrafia.



Reporter – É possível estabelecer esse controle? Em caso negativo, por quê?



HGA – Teoricamente é possível chegar-se a um bom controle. Mas, na prática, esse controle foge à capacidade do operador comum, ou exigiria um aparelhamento extremamente sofisticado e de alto custo, o que não é compensador.



Reporter – O Senhor viu algum exemplo de kirliangrafia mostrando o efeito fantasma?



HGA – Sim, vimos vários. Todavia não ficamos convencidos de se tratar realmente de um fantasma da parte cortada da folha. No IBPP fizemos um grande número de tentativas, usando os mais variados métodos; no entanto, não conseguimos o referido efeito fantasma. Vimos isto sim, que é fácil produzir falsos efeitos fantasmas.



Reporter – Como são obtidos os falsos efeitos fantasmas?



HGA – Basta colocar um pedaço de papel fino, ou um dielétrico de pequena espessura, entre uma fração do objeto (folha vegetal, por exemplo) e o filme a ser sensibilizado, antes de acionar o aparelho. A Kirliangrafia obtida imita perfeitamente um efeito fantasma.

Alguns efeitos fantasmas de folhas vegetais pareceram-nos a impressão de eflúvios elétricos provenientes de vapor de água emitido pela face cortada recentemente.



Reporter – E quanto à tese de que o efeito Kirlian mede o teor em água do objeto fotografado? Surgiu algum dado novo que o fortaleça ou enfraqueça?



HGA – Esta questão do efeito Kirlian medir o teor em água do objeto Kirliangrafado foi levantada pela National Science Foundation e divulgada por Gérard Bonnot, no períodico francês L’Express, n. º de 19 a 25 de Janeiro de 1976, pp. 54-55. É uma informação que a presença de água no objeto (por exemplo, folha vegetal) faz parte do eletrólito condutor do mesmo. Uma folha seca não daria nenhuma Kirliangrafia, pois não conduz a eletricidade. Uma moeda metálica produz Kirliangrafia, e não possui umidade alguma.



Reporter – Quais são os principais centros que hoje se dedicam ao estudo do efeito Kirlian? A URSS continua a estudá-lo com o afinco de antigamente?



HGA – O principal centro de estudos do efeito kirlian é a The International Kirlian Research Association – IKRA, cujo endereço é: 411 East 7th Street, Brooklyn, N. Y. 11218, USA.

Anualmente a IKRA promove congressos sobre o efeito Kirlian. O primeiro ocorreu de 31 de Julho a 1º de Agosto de 1982, do qual, Dra. Thelma Moss participou como principal oradora.

Quanto à URSS temos escassas notícias, mas fomos informados, através de algumas publicações, que os soviéticos prosseguem em suas investigações com o efeito Kirlian, procurando aperfeiçoar os métodos de registro dos eflúvios e buscando correlações entre as suas variações e certos estados mórbidos. Outro ramo da Kirliangrafia vem, há muito tempo, sendo desenvolvido por I. F. Dumitrescu, na România. (Endereço: ACTA Electrographica – c/o I.F1. Dumitrescu, M.D. Box 3032, Post Office 22, Bucharest I, (România). Trata-se da eletronografia, técnica desenvolvida por este pesquisador romeno. A eletronografia é um sistema mais promissor do que a simples Kirliangrafia. Em resumo, consiste em usar-se um écran de material fosforescente intercalado entre o dielétrico transparente (vidro condutor) e uma câmara fotográfica.



Reporter – Para onde devem se encaminhar às pesquisas com o efeito Kirlian? O Senhor acha que ele ainda pode ser útil na medicina e na agricultura?



HGA – Quando se compulsam as informações a respeito do efeito Kirlian, vê-se que os progressos são pequenos em função do tempo que a técnica Kirliangráfica já conta desde o seu início. Além disso, nota-se que as aplicações são muito limitadas e estão longe de competir com outras técnicas de diagnóstico e prognóstico, para o caso das moléstias, por exemplo. Os raios-X, a tomografia computadorizada, certos exames clínicos como a biópsia, etc. são muito mais práticas, eficientes e seguros do que as Kirliangrafias.

A nosso ver, o único aspecto importante do efeito Kirlian, apesar das dúvidas que ainda pairam a seu respeito, seria o efeito fantasma. Bastaria que este fenômeno fosse cabalmente demonstrado, tornando-se repetível à vontade, para mudar inteiramente o atual panorama acerca da Kirliangrafia. O efeito fantasma revelaria a presença de uma contraparte não material da folha vegetal ou outro objeto vivo. Esta contraparte poderia, então, ser identificada com algo espiritual ligado às formas vivas.



Dentre os casos de reencarnação que vocês estudaram qual o que reputa mais sugestivo?



Dr. Hernani pesquisou e registrou 71 casos sugestivos de reencarnação e mais uma centena deles que foram comunicados ao IBPP. Dentre eles os mais sugestivos ou evidentes são aqueles que trazem a marca-de-nascença associada às lembranças de suas vidas pregressas. Por questões de ética não podemos fornecer o nome real dos pacientes e por isso utilizamos pseudônimos nos casos publicados nos livros: Reencarnação no Brasil (Editora “O Clarim”, de Matão)l; Renasceu por Amor (Folha Espírita Editora, SP); Você e a Reencarnação (Editora CEAC, Bauru, SP). Cada caso investigado traz sua evidência a favor da tese reencarnacionista, que um dia a Ciência irá enquadrá-la como uma Lei Biológica.



Ainda são realizados estes estudos? Onde?



Sim; por exemplo, na Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, onde um dos ícones da investigação sobre reencarnação, Professor Dr. Ian Stevenson deixou um acervo de importantíssimos trabalhos publicados, por exemplo, os dois volumes de Reincarnation and Biology (A Contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defect) e outros cientistas como Jim Tucker, Dr. Erlendur Haraldsson, da Islândia e outros que estão dando prosseguimento à pesquisa da reencarnação na linha iniciada pelo Ian Stevenson, H. N. Banerjee e Hernani G. Andrade. Além disso, os psicólogos que se interessaram pela Terapia de Vidas Passadas que adotaram esta hipótese de trabalho têm contribuído para fortalecer o tratamento dos pacientes sob o ponto de vista da reencarnação. O mercado de livros está repleto de publicações a respeito deste tema.



Os fenômenos de efeitos físicos estão se escasseando? Por quê?



Talvez os grupos espirituais que trabalharam nos idos do Século XVIII, XIX e início de XX trazendo incríveis demonstrações da realidade da materialização como: William Crookes, Schrenck Nötzing, Ochorowicz, Mme. Bisson, Marthe Bérau (Eva Carrière), Stanislava P., Crawford, Jack Webber, Peixotinho, Ana Prado, Mirabelli e tantos outros tenham desistido de tentar demonstrar à Humanidade a sobrevivência e comunicabilidade dos Espíritos pela Materialização. Os tempos são outros...



Quais suas atividades no movimento espírita presentemente?



Não me considero militante ativa no movimento espírita. Trabalho nos bastidores. Limito-me atualmente a cuidar do acervo de pesquisas que Dr. Hernani realizou durante sua vida e também da Biblioteca que ele deixou aos meus cuidados. Atendo os interessados nos trabalhos realizados por ele quer sejam do Brasil ou do Exterior e também providencio a reedição de seus livros, esgotados, mas que constituem valorosas fontes atuais de informação. Posso dizer que sou o ponto de referência para os eventuais interessados nos trabalhos realizados por este ícone da Ciência Espírita: Hernani Guimarães Andrade.








FOTOS: SUZUKO, DR. HERNANI GUIMARÃES ANDRADE E CHICO XAVIER NO IBPP; DR. IAN STEVENSON (CENTRO) ENTREVISTANDO D. CARMEN MARINHO (PACIENTE DE REENCARNAÇÃO), NA RESIDÊNCIA DO DR. HERNANI, EM 1972; VISITA DO DR. ZEDEK REJDAK PRESIENTE DA IAPR DA CHECOSLOVÁQUIA, DA ESQUERDA PARA DIREITA : SENTADOS REJDAK, CARMEN SYLVIA, E DE PÉ ANDRÉE SAMUL, SUZUKO E HERNANI; VISITA DO PSICÓLOGO E ESCRITOR DR. ALBERTO VILLOLDO, DOS EE. UU. QUANDO HERNANI E SUZUKO FORAM RECEPCIONÁ-LO NO AEROPORTO DE BAURU.

PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO ESPÍRITA CAMPINAS

ADE - Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

Rádio Espírita Campinas

www.radioespirita.org.br

***Prêmio Observatório Espírita***

Os destaques da Imprensa Espírita em 2009

Confira o resultado, ao vivo, no programa do dia 18/12/2009

Programa "Observatório Espírita"

A análise crítica da Imprensa Espírita
Sexta-feira, 11/12/09, 20h 30

Em virtude do lançamento em DVD da coleção “Iniciação ao Espiritismo” pela Profa. Therezinha Oliveira na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi em Campinas, não haverá programação ao vivo.

Confira maiores informações no site: www.livrariacultura.com.br

Programa "Opinião Espírita"

A discussão dos assuntos que dizem respeito ao Espiritismo

Domingo, 13/12/09, 19h 00


A vida antes do parto

Uma análise das recentes descobertas da Ciência sob a óptica dos conhecimentos espíritas atuais.

Baseado na matéria “Como a voz da mamãe”, Revista Veja, 18 de novembro de 2009.

Equipe: Ricardo Galdino, Carlos Garcia, Gustavo Montagner e Dermeval Carinhana.

Editorial

O Espiritismo nos demonstra que somos espíritos imortais, vivenciando experiências e escolhas durante os períodos de encarnação e erraticidade, o período entre duas encarnações. Mas, ele muito pouco nos informa a respeito do período intra-uterino. Aos poucos, essa fase está sendo desvendado pela Ciência, por meio de pesquisas realizadas na Universidade de Würburg e pelo Instituto Max Planck. Ao analisarem o choro de recém-nascidos com idade entre 2 e 5 dias, os pesquisadores perceberam que os bebês nesta fase já têm sotaque, ou seja, imitam as características fonéticas do idioma da mãe. Este aprendizado, segundo os pesquisadores, é adquirido pelos bebês quando ainda estão no útero materno. Como é a vida antes do parto? O espírito é capaz de perceber os estímulos à sua volta? Ele aprende? É possível determinar-se quando efetivamente a vida se inicia? A Ciência pode ajudar na atualização do Conhecimento Espírita? O Espiritismo, um dia, poderá trazer informações à Ciência? Estas questões serão analisadas durante o programa de hoje.

Texto: Ricardo Galdino.

Programa "Nos Caminhos do Saber"

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.

Domingo, 13/12/09, 20h 00

Entrevista com Sônia Toledo

Psicóloga, especialista em dependentes químicos. Ministra cursos e encontros de análise transacional e grupos de vivência.

Equipe: Aglaê Silveira, Antônio Carlos Tarqüínio e Marcos Sibinelli.

Produção e Apresentação: Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena

www.caminhandojuntos.org

INFORMAÇÕES DO CENTRO ESPIRITA DA CONSOLAÇÃO SÃO PAULO

Os Membros do CONSELHO DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SARAH AUDI, E DO C.E.C. QUE ORGANIZARAM A FESTA AGRADECEM, DE CORAÇÃO, A TODOS QUE COLABORARAM PARA O SUCESSO DESSA 6ª FESTA DO C.E.C., PRINCIPALMENTE AOS QUE MAIS AJUDARAM A ORGANIZAR E DIVULGAR:



Centro Espírita da Consolação, Tel/FAX.: 5575-7989, atendido apenas das 15H00 às 20H00, que é o horário em que fazemos o atendimento ao público para passes e orientações, diariamente, menos às sextas e domingos, na Rua Dr. Neto de Araújo, 142, Vila Mariana. Celular 7423-8158.

WWW.CENTROESPIRITADACONSOLACAO.ORG.BR
RAFAEL COLACIOPPO NETO
DIRETOR-PRESIDENTE



82ª FESTA BENEFICENTE do CENTRO ESPÍRITA DA CONSOLAÇÃO, (C.E.C.) WWW.CENTROESPIRITADACONSOLACAO.ORG.BRe da ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SARAH AUDI,

“NATAL DE TODOS OS IRMÃOS COM JESUS”,

17H00 do DOMINGO,

20 de DEZEMBRO de 2009, no ZIO VITO Pizza Bar, à Av. LINS DE VASCONCELLOS, 2038, Tel.5571-4163, COMENTÁRIOS E CANTORIA, “JESUS É A LUZ DOS NOSSOS CAMINHOS”; com entrega de presentes pelas madrinhas, e no final CANTORIA DOS AMIGOS CANTORES

Pedimos a todos R$ 25,00 por pessoa para pagamento das despesas desta festa.

1 – A PRECE

2 - TRABALHADORES - Todos estão surdos!

3 – 17H10 – O Homem das Mãos Perfuradas, de Nelson Ned

4 – 17H13 MÃES PAPAI NOEL ESQUECEU

5 – 17H16 MÃES - Fim de Ano de Francisco Alves e David Nasser

6 – 17H19 MÃES - O Amanhã

7 - 17H22 CRIANÇAS - O Velhinho

8 – 17H25 CRIANÇAS BOAS FESTAS

09 – 17H30 JOVENS - Presente de Natal, Marcha de Oscar Belandi.

PAPAI NOEL NÃO VAI ME DAR BRINQUEDO, ESTOU COM MEDO, ESTOU COM MEDO

PAPAI NOEL TENHA COMPAIXÃO,

NÃO FAÇO MAIS OUTRA MALCRIAÇÃO,

PAPAI NOEL TENHA COMPAIXÃO,

NÃO FAÇO MAIS OUTRA MALCRIAÇÃO,

EU VOU BOTAR MEU SAPATINHO

BEM JUNTINHO DA JANELA,

QUEM PEDIU FOI MAMÃEZINHA,

E EU NÃO NEGO NADA A ELA

PAPAI NOEL NÃO VAI ME DAR BRINQUEDO, ESTOU COM MEDO, ESTOU COM MEDO

PAPAI NOEL TENHA COMPAIXÃO,

NÃO FAÇO MAIS OUTRA MALCRIAÇÃO,

PAPAI NOEL TENHA COMPAIXÃO,

NÃO FAÇO MAIS OUTRA MALCRIAÇÃO,

EU JÁ FALEI COM MEU MANINHO.

QUE FICASSE BEM QUIETRINHO,

QUE APRENDESSE A LIÇÃO

E REZASSE A ORAÇÃO

PAPAI NOEL NÃO VAI ME DAR BRINQUEDO, ESTOU COM MEDO, ESTOU COM MEDO

PAPAI NOEL TENHA COMPAIXÃO,

NÃO FAÇO MAIS OUTRA MALCRIAÇÃO,

PAPAI NOEL TENHA COMPAIXÃO,

NÃO FAÇO MAIS OUTRA MALCRIAÇÃO.

LARALARA, LARALARA LARARA

10 – 17H33 JOVENS – Aleluia - Roberto Carlos

11 - 1736 JOVENS - Ele está pra chegar, de Roberto Carlos

12 – 17H40 APRESENTADORES: CHAMADA DOS 90 AFILHADOS E MADRINHAS :



(Informações recebidas por email de Regina Bachega)

BELISSIMA IMAGEM DE ALLAN KARDEC EM 3D



Olá amigos,
Vi no blog Observador Espírita (http://observadorespirita.blogspot.com/)
esta interessante imagem de Allan Kardec.
Foi criada por uma artista italiano Pasquale Giacobelli, e o original está
no site http://forums.cgsociety.org/showthread.php?t=817561.
Abraços, Elder


CLIQUE AQUI E ENTRE DIRETO NA IMAGEM


(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

APRESENTAÇÃO DE PLINIO OLIVEIRA SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP


clique na imagem para ampliar
(Informações por email de André Gandolfo)

TURMAS RECEBEM CERTIFICADOS DO SENAC ARAÇATUBA, SP

Assistimos na noite desta quinta-feira, 10/11/2009, uma belíssima e emocionante festa de formatura nas dependências do SENAC/Araçatuba. A escola fez entrega de Certificados para os formandos em “Agentes de Desenvolvimento Local” e “Empreendedor de Pequenos Negócios”. O curso de Empreendedor foi realizado nas dependências da Casa da Caridade, departamento da Aliança Espírita Varas da Videira. A turma foi organizada pelo CRAS-Centro de Referência e Assistência Social e o curso ministrado pela professora Marisa Minari de Lima. Os computadores utilizados pertencem à ACIA-Associação Comercial e Industrial de Araçatuba e estão instalados em sala na Casa da Caridade. As alunas que se formaram em Empreendedoras: Alessandra, Elaine, Fabíola, Kátia, Maria Dine, Maria Lúcia; Rosana; Simone e Vera Lúcia, freqüentam a Casa da Caridade e já participam de outros cursos. Foram emocionantes os momentos de comemoração dessas grandes batalhadoras que, alegres e felizes, receberam elogios merecidos por parte de mestres e dirigentes das instituições.










FOTOS: AS NOVAS EMPREENDEDORAS; EDNA APARECIDA (COORDENADORA SENAC); HINO NACIONAL; ISMAEL GOBBO PRESIDENTE DA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA; FABIOLA FALA REPRESENTANDO OS FORMANDOS; MARIA LÚCIA RECEBE O CERTIFICADO DAS MÃOS DA PROFESSORA MARISA; MARISA MINISTRANDO AS AULAS NA CASA DA CARIDADE