BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CONSCIÊNCIA


clique na imagem para ampliar
retirado da revista Fala Meu

Kardec e o sexo e seus extremos


Wellington Balbo



Em “O Livro dos Espíritos”, na questão de nº 698, Kardec faz o seguinte questionamento aos sábios da Espiritualidade:

P - O celibato voluntário é meritório aos olhos de Deus?

R - Não, e os que vivem assim por egoísmo desagradam a Deus e enganam a todos.

Na questão de nº 699, Kardec prossegue com os questionamentos:

P - O celibato não é para algumas pessoas um sacrifício com a finalidade de se devotar mais inteiramente ao serviço da humanidade?

R - Isso é bem diferente; eu disse: por egoísmo. Todo sacrifício pessoal é meritório quando é para o bem; quanto maior o sacrifício, maior o mérito.

Segue comentário do codificador:



☼ Deus não pode se contradizer nem achar mau o que fez. Não pode haver mérito na violação de Sua lei; mas se o celibato, por si mesmo, não é meritório, não ocorre o mesmo quando é pela renúncia às alegrias da família, um sacrifício decidido em favor da humanidade. Todo sacrifício pessoal para o bem e sem o disfarce do egoísmo eleva o homem acima de sua condição material.

Em épocas distantes, o homem, ainda pouco espiritualizado, considerava necessário agradar a Deus com alguns sacrifícios. O celibato, a abstinência sexual era um deles.

Por isso, na Idade Média, o sexo representava a impureza, o pecado, chegava mesmo a macular a figura de quem dele gostasse.

As mulheres, pobres coitadas! Eram as que mais sofriam com a ignorância. Nada de prazer! Sexo somente para a procriação.

Essa mentalidade, porém, se traduz nos dias de hoje com os mais variados bloqueios psicológicos a impedir criaturas de terem uma vida plena em todos sentidos.

Mas continuemos.

Os tempos foram gradativamente se modificando. A evolução humana naturalmente impôs a mudança no padrão de pensamento. Surgiu o Enovid – primeira pílula contraceptiva – proporcionando assim uma revolução nos costumes.

O sexo, que outrora era motivo de repugnância passou a ser endeusado, antes avacalhado, agora intensamente perseguido.

De um extremo ao outro, do inferno ao céu...

A mídia, na sociedade contemporânea, faz o papel de propagar uma busca frenética pelo sexo. Onde há pares opostos existe busca insana pelo prazer. O apelo sexual tornou-se produto vendável e de grande rentabilidade. Os corpos bem delineados ganharam status e tornaram-se objetos de perseguição de todos aqueles que querem se enquadrar nos padrões impostos pela sociedade erotizada. Os olhos começaram a se voltar apenas para a superfície, impondo com isso, relacionamentos sem bases de afetividade e afinidade autênticas.

Com o sonho da independência financeira, homens e mulheres comercializam seus dotes físicos. A infidelidade é divulgada sem constrangimentos por programas televisivos com o marketing sutil de que perigo é sinônimo de prazer.

Com isso, a fidelidade conjugal é relegada a segundo plano, abrindo espaço para a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis.

E no meio desse alvoroço, as religiões tentam impor limites a seus fiéis, seus líderes manifestam-se de forma a tentar preservar seus pupilos dos desatinos mundanos. Porém, o fazem de forma ingênua se posicionando contra os métodos de prevenção à gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Esses apelos não surtirão os efeitos desejados pelos líderes religiosos.

Nesse particular, o Espiritismo acompanha o avanço das idéias humanas, sem ceder as conveniências, nem se curvar diante dos modismos e dos apelos comerciais. Kardec foi um visionário, e, ao afirmar que a Doutrina Espírita deveria acompanhar a ciência, proporcionou que ela continuasse atual, com seus princípios não entrando em descompasso com a época vivida. Por isso, o Espiritismo trata o assunto referente ao sexo com a seriedade que ele exige, explicando que, os extremos que foram criados em torno do sexo são frutos da ignorância; é necessário desmistificá-lo, tirá-lo da nociva alcunha de tabu, incorporando-o ao cotidiano, porque só assim lhe daremos o justo valor, nem mais, nem menos.

E para que o sexo seja desmistificado, a tarefa dos pais é de suma importância, pois devem ser eles, através do diálogo franco e aberto, os esclarecedores de seus filhos, debatendo, tirando dúvidas, e, sobretudo, instruindo, a fim de que não cresçam adultos sem conhecimento quanto essas questões existenciais. Muitos são os jovens que por falta de diálogo com os pais se perdem em dúvidas e tormentos que poderiam ser evitados se houvesse uma maior sincronia e amizade entre os familiares. É tudo questão de se estabelecer um elo de confiança entre pais e filhos, proporcionando uma convivência salutar, disposta a abordar qualquer assunto sob a guante da sinceridade.

Os meios de comunicação também podem fazer sua parte, deixando de lado o comércio dos atributos físicos e os apelos sensacionalistas, para debater a questão com maturidade, porque é através de sua influência que muitos desavisados precipitam-se, trocando os pés pelas mãos, enredando-se em teias de difícil solução, que, freqüentemente resultam em:

· Filhos indesejados; porta escancarada ao aborto criminoso.

· Doenças sexualmente transmissíveis; clara abreviação da existência.

· Infidelidade conjugal; chamariz de crimes passionais.

· Envolvimento efêmero; futuras dores de cabeça.

o A real importância do sexo em nossa vida.

O sexo é importante em nossa vida? Sim, muito colabora para a melhoria na qualidade de vida, aproxima o casal, transforma o astral, traz bom humor a repercutir em ondas de paz e harmonia por toda a família. É remédio para depressão, é fonte de energia, previne o stress...

Contudo, nem a vida do casal, nem o relacionamento dos seres humanos se reduz ao relacionamento sexual. Se isso ocorre, há uma visão distorcida da realidade, que pode trazer traumas de complicada resolução, onde não raro o sentimento de posse transforma pessoas em objeto.

Tratando o assunto concernente ao sexo com seriedade, desmistificando-o e posicionado- o como força criadora que é, só teremos a ganhar:

· A infidelidade e as doenças sexualmente transmissíveis não mais terão lugar, porque o sexo será praticado com amor e responsabilidade.

· Nada de processos obsessivos, onde há vampirização efetuada por algozes do além, que se aproveitam da invigilância daqueles que pensam somente “naquilo”.

· Extinção do aborto criminoso, porquanto o sexo aliado ao amor irá gerar uma amada criatura.

Nada de extremos, de visões enceguecidas pelo fanatismo obscuro, a energia sexual faz parte da natureza humana, é essência divina a concorrer para nosso progresso e felicidade, portanto, deve ser tratada como tal, sem exageros, nem desprezos. Para finalizar, deixo ao leitor frase do espírito André Luiz, psicografada pelas mãos de Chico Xavier:

"O sexo, portanto, como qualidade positiva ou passiva dos princípios e dos seres, é manifestação cósmico em todos os círculos evolutivos."

(André Luiz)

Pensemos nisso.

PALESTRA COM EDSON AGUILLERA FERNANDES NO SEOB SÃO CARLOS, SP


PALESTRA NO C.E. O SEMEADOR SANTANA DO PARNAIBA, SP






O SEMEADOR

Avenida Netuno, 59 - Centro de Apoio 1

Alphaville / Santana de Parnaíba - SP
Telefone: 11 4153-3388



Dia 10 de DEZEMBRO de 2009, ás 20h00



PALESTRA PÚBLICA COM

FRANCISCO A. GABILAN



Tema: “SEDE PERFEITOS”



(Informação via email de Francisco Gabilan)


REUNIÃO DO NÚCLEO ESPÍRITA UNIVERSITÁRIO NA UERJ RIO DE JANEIRO

DIVULGAÇÃO

TODA QUARTA / 12h30mim - REUNIÃO NEU / UERJ

NESTA QUARTA-FEIRA, 09 DE DEZEMBRO DE 2009, HAVERÁ REUNIÃO DO NEU (NÚCLEO ESPÍRITA UNIVERSITÁRIO) / UERJ (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 524 - MARACANÃ).

SALA 9.038F (NONO ANDAR). Às 12h30min. PAVILHÃO REITOR HEITOR LIRA FILHO.

ESPERAMOS À TODOS.

SAUDAÇÕES FRATERNAIS.

JOÃO LUIZ ROMÃO

(Informação recebida por email do NEU)

PALESTRA COM SANDRA ROMBI RUBIÁCEA, SP

O CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE JESUS, DE RUBIÁCEA, TEM A HONRA DE CONVIDAR VOSSA SENHORIA E DISTINTA FAMÍLIA, PARA A PALESTRA PROFERIDA PELA PROFESSORA SANDRA ROMBI, LICENCIADA EM LETRAS E RESIDENTE EM VALPARAISO, SP, QUE DISCORRERÁ SOBRE O TEMA “A PRECE DO PAI NOSSO, SEU SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA”. O EVENTO DAR-SE-À NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 09 DE DEZEMBRO 19HS30MIN., NA RUA JAIR PRUDENTE CORREA, 220. APÓS A PALESTRA HAVERÁ TRANSMISSÃO DE PASSES, PARA AQUELES QUE ASSIM OS DESEJAREM. VOCÊ, SUA FAMÍLIA E AMIGOS, SÃO OS NOSSOS DISTINTOS CONVIDADOS. NÃO SE ESQUEÇA: 09/12/2009, ÀS 19:30 HORAS. EM RUBIÁCEA.



(Informações por email de Luiz Augusto Macedo)

DESENCARNOU ANDRÉ LUIZ XAVIER, IRMÃO DE CHICO XAVIER SÃO PAULO



O estimado companheiro Oceano Vieira de Melo nos informa que desencarnou no dia 29 de novembro último, com 91 anos de idade, na cidade de São Paulo, André Luiz Xavier, irmão de Chico Xavier. Agora Dona Cidália Xavier Carvalho, residente em Pedro Leopoldo, MG, é a única encarnada dos irmãos de Chico Xavier.




FOTOS: CHICO XAVIER E ANDRÉ LUIZ EM MARÇO DE 1952 NA CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO, MG. FOTO: ARQUIVO GERALDO LEÃO E ANDRÉ LUIZ NO ENCONTRO AMIGOS DE CHICO EM UBERABA, MG, NO ANO DE 2008, FOTO ISMAEL GOBBO.