BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 6 de dezembro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA PEDRO BONILHA


PEDRO BONILHA



Entrevista com Pedro Bonilha, residente na cidade de Jales, SP que nos fala sobre sua vida e sua atuação no Movimento Espírita. Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Pedro Bonilha nasceu na cidade de Tanabi, Estado de São Paulo em 30 de outubro de 1951. É filho de Maria Lopes Gasque Bonilha e Diogo Reguera Bonilha. Casou-se com Lúcia Martinha Balthazar Bocuhy em 1978. Desde então reside na cidade de Jales - SP, onde nasceram seus dois filhos, Diego Bocuhy Bonilha e César Bocuhy Bonilha. É fundador e presidente da Associação Espírita “Chico Xavier”. Tem proferido palestras em várias cidades do Estado de São Paulo e em outros Estados brasileiros.



Qual a sua formação acadêmica?

Sou graduado em Odontologia pela Unesp de Araçatuba, com especialização em Endodontia pela Unesp de Araraquara e tenho exercido essa especialidade (tratamento de canal) na vida profissional. Acredito que em breve poderei acrescentar um novo título ao meu curriculum vitae, pois estou no quarto ano do Curso de Direito.

O que o levou a fazer um novo curso universitário nessa fase da vida?

Ismael, a vida é uma festa – como dizia Chico Xavier – e nós temos que aproveitá-la ao máximo. A oportunidade de estudar, no outono da vida, é alto privilégio que ninguém deve desprezar. Levarei esses ensinamentos comigo quando partir e quando voltar eles não me serão totalmente desconhecidos. Se optar pelo Direito, tudo ficará mais fácil. Conforme você vê, já tenho planos para a próxima reencarnação...

Desde quando e como conheceu o Espiritismo?

Conheci o Espiritismo em 1977, através do caríssimo professor e amigo, o Dr. Roberto Holland, de Araçatuba – cuja humildade e bom coração jamais esquecerei. Nessa época, estagiava no Departamento de Endodontia da Faculdade de Odontologia e o Dr. Roberto presenteou-me com O Livro dos Espíritos. Quando vi que se tratava de um livro religioso, não gostei! Mas tinha que ler o tal livro, pois não poderia fazer pouco do “chefe”. A solução seria ler a obra até achar o primeiro erro. Com raciocínio lógico, fundamentado na filosofia e na ciência, não me seria difícil encontrá-lo. Então, mostraria o erro ao professor e estaria desobrigado de ler o restante do livro. Mas, para minha surpresa, não logrei êxito!

Quatro dias depois disse ao Dr. Roberto que o livro era extraordinário. Ele convidou-me para ir ao Centro Espírita Luz e Fraternidade, dirigido, na época, por Rolando Perri Cefaly. Quando entrei no Centro e vi aquela platéia enorme, tive a sensação de estar “atrasado”, pois aquelas pessoas já conheciam há muito tempo aquilo que eu estava conhecendo naquela semana. Nunca mais deixei o Espiritismo.

Fale-nos sobre a Associação Espírita Chico Xavier que você preside.

Em 1987, com plena concordância e apoio da Lúcia, fundamos a Associação Espírita “Chico Xavier”, que desenvolve atividades comuns à maioria dos centros espíritas: palestras; passes; estudos espíritas com destaque para as obras de Allan Kardec e Chico Xavier; aulas de evangelização infantil; reuniões mediúnicas e de vibrações; serviço assistencial com explanação do Evangelho Segundo o Espiritismo e do Livro dos Espíritos aos assistidos, ocasião em que é distribuída sopa, roupas e gêneros alimentícios. Essas – poucas – atividades realizadas no “Chico Xavier” desde a sua fundação são bastante simples. Temos consciência de que as grandes obras são para as grandes almas; e nós somos pequenos!

Como tem sido sua participação no Movimento Espírita?

Modesta!

Poderia nos falar dos livros de sua autoria?

Quem É Seu Filho? traz a receita para educar filhos – e ela é inquestionável.

Aprendendo Com a Morte comenta várias mensagens familiares psicografadas pelo médium Carlos Baccelli, de Uberaba, das quais foram destacados trechos de interesse geral. Os quatro primeiros capítulos, entretanto, são introdutórios e explicam por qual razão o espírito se identifica pelo nome e não pelo apelido familiar; o porquê de uma família receber dezenas de mensagens e outra não receber nenhuma, etc.

Casamento – Problemas e Soluções tem um título auto-explicativo, mas sai do lugar comum das obras do gênero, considerando que não induz a discutir o relacionamento, mas posiciona o homem e a mulher dentro das funções que lhes são peculiares, tratando do assunto de maneira bem-humorada.

Essas obras são editadas pela Editora Didier, de Votuporanga - SP, e têm seus direitos autorais integralmente doados ao Lar Beneficente “Celina”, da mesma cidade.

Tem algum outro livro a caminho?

Sim, e será o último, mas vai demorar... diz respeito à personalidade de Jesus.

E a atuação na tribuna espírita?

Você sabe que as pessoas ao comentarem o Evangelho, por exemplo, em regra falam daquilo que sabem ser correto, mas que ainda não conseguem fazer... Mas, se só pudessem falar aqueles que praticam integralmente tais ensinamentos, quem estaria habilitado a falar sobre eles?

Dentro dessa órbita de entendimento, a atuação na tribuna espírita tem trazido a mim inúmeros benefícios. Para realizar uma palestra tenho que estudar mais e, por conseqüência, aprendo mais. E na tribuna espírita, de tanto falar e escutar o que aprendi, a exteriorização desse aprendizado vai ficando espontânea e facilita a sua prática. Por essa razão, sou imensamente grato àqueles que me convidam para proferir palestras, dando-me, assim, a oportunidade para o ensejo da minha transformação moral.

A tribuna espírita, sem o esforço daquele que a utiliza para domar suas más inclinações, não significa muita coisa...

Algo mais que queira acrescentar.

Quero externar meu reconhecimento e gratidão à Lúcia, minha esposa, considerando que sem a compreensão e colaboração dela não teria fundado a Associação Espírita “Chico Xavier”; ao Diego e ao César, meus filhos que, desde pequenos, sempre estiveram ao meu lado nas atividades espíritas; e aos amigos e amigas de ideal espírita que, de forma responsável e contínua, atuam comigo no “Chico Xavier”, possibilitando o andamento das atividades descritas.











Fotos: Pedro e Lúcia Bonilha com os filhos Diego e César; o casal Bonilha e filhos no G.E. da Prece, em Uberaba, MG, com Chico Xavier; palestra em Votuporanga, SP; a oradora e cantora Lúcia Bonilha; capas dos livros; Lúcia e a Evangelização.

FOCALIZANDO TRABALHADORES E FATOS IMPORTANTES DO MÊS DE DEZEMBRO


clique na imagem para ampliar

(Extraído do Boletim Eletrônico da Aliança Espírita Varas da Videira, Araçatuba, SP)

PALESTRAS NO CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS GUARULHOS, SP

Olá Amigos

Abaixo a Programação de Palestras do

Centro Espírita Semeadura de Jesus para o

mês de Dezembro.

Vejo vocês lá.

Abraço

Edson

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192 - Guarulhos (SP)

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRASDEZEMBRO/2009

( Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

07/12/09

Sonia Maria Cortez Oldani

O Evangelho Segundo o Espiritismo

14/12/09

Marineuza Biazetto

Deus

21/12/09

Sidinei Luis Costa Pinto

O Cristo Consolador

28/12/09

Rosangela Pires

Auto Estima – Ninguém dá o

que não tem

(Informação por email de Edson Hamazaki)

PINTURA MEDIÚNICA COM MARILUSA MOREIRA VASCONCELLOS SÃO PAULO


clique na imagem para ampliar


VEJA UM EXERCICIO PRÁTICO DE PSICOGRAFIA E PINTURA COM PARTICIPANTES DO SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO REALIZADO EM ARAÇATUBA EM 8/6/2008, ORGANIZADO PELAS USE’S INTERMUNICIPAL E REGIONAL E DIRIGIDO POR MARILUSA. http://www.youtube.com/watch?v=eUSowsnMQww




SHOW BENEFICENTE COM BRUNO DE LA ROSA SANTO ANDRÉ, SP



SANTO ANDRÉ - Neste domingo (06), às 19h, o cantor, violonista e compositor Bruno De La Rosa subirá ao palco do 1º de Maio Futebol Clube, em Santo André, em curta temporada de seu novo show. No repertório, o jovem talento, de apenas 22 anos, apresenta composições próprias, além de canções de grandes nomes da música popular brasileira como Toquinho, Carlos Lyra, Chico Buarque, Vinicius de Moraes e Edu Lobo.

“O que vem por aí” é a música-título que norteia esse show, e a qual resume a intenção do jovem compositor, que tem as suas influências bem marcantes, com seu refinado repertório de músicas novas e de grandes sucessos de Toquinho, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, entre outros. Em “Pesadelo” (Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós) e “Casa Forte” (Edu Lobo), fica claro o que o rapaz de 22 anos tem a dizer ou com que se preocupa. Já em “Berimbau” (Baden Powell e Vinícius) o virtuosismo instrumental prevalece no solo do violão e leva o público à emoção.

Nesse show, Bruno De La Rosa será acompanhado pelos músicos Vitor Cabral (bateria), Rubem Faria (contrabaixo), Cássio Ferreira (saxofone), Matheus Bellini (violoncelo), Caio Forster (viola erudita) e Marcos Alma (teclado).

Natural da Baixada Santista (SP), Bruno de La Rosa foi revelado há cerca de cinco anos, quando tinha 17 anos e agitava as noites caiçaras. Hoje, com 22, procura deixar de lado o rótulo do “menino que toca Chico”, embora a semelhança com a voz desse grande ícone seja inesquecível. Desde então, Bruno tem percorrido cidades do Brasil, Argentina e Chile, e gravou seu primeiro DVD em setembro de 2009, no Teatro Municipal de Santos.

Essa é a primeira vez que o músico vem a Santo André, para a realização deste show com cunho beneficente, visto que a renda obtida com a venda de ingressos será revertida integralmente a três entidades assistenciais do Grande ABC: Lar Nosso Recanto, Instituição Assistencial Lar Albert Schweitzer e C.E Jesus no Lar.

A MATÉRIA ACIMA FOI PUBLICADA NO CLIQUE ABC:



http://www.cliqueabc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9144:santo-andre-recebe-bruno-de-la-rosa-revelacao-da-mpb&catid=66:musica&Itemid=82



(Repassada por email por Ademir Mendes)

AGENDA DE PALESTRAS NO C.E. MARIA BENTA SÃO PAULO

DEZEMBRO/2009

DIA

PALESTRANTE

TEMA

INFORMAÇÕES

07

FEESP

SÉRGIO

PINHEIRO

LIVRE

PSICOLOGIA E

ESPIRITISMO

Serão realizadas duas palestras neste dia. Um expositor da FEESP faz a palestra inicial, com tema livre.

Posteriormente, o expositor Sérgio Pinheiro, trabalhador e diretor da Maria Benta, apresenta Psicologia e Espiritismo.

Parte artística: Itamar Santiago.

09

AMÉRICO

SUCENA

PORQUE

ADOECEMOS?

Américo Luis Sucena de Almeida é casado com a professora Mara Sucena, pai de 2 filhas, engenheiro, expositor, diretor doutrinário da Sociedade Espírita Mãos Unidas, membro da Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo, colaborador da Rádio Boa Nova e responsável pelo Projeto Imagem, que realiza a transformação dos livros de André Luiz em filmes e imagens, para projeção em todo o Movimento Espírita. Américo Sucena é autor do livro: “Falando com os Espíritos – Módulo reunião mediúnica e mediunidade".

Parte artística: José Ananias Lopes, flautista da Orquestra Sinfônica do Estado de SP (www.osesp.art.br)

11

NAIR DE

MORAES

JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS.

Pedagoga, ex-presidente da Seara Bendita, responde pelo Setor de Ensino desta Instituição Espírita que hoje é conhecida como uma “Mini-Federação”, aqui na Zona Sul. Diretora da Área de Divulgação do Grupo Espírita JESUS NO LAR.

Parte artística: Grupo de Vozes da Maria Benta.

Obs.: Nesta data, estaremos comemorando os 57 anos da Maria Benta. Venha comemorar conosco!

Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara, próxima a estação Jabaquara do Metrô.

Fones: 5012-4474 e 3805-2810 (à noite). e-mail: jrezala@terra.com.br.

(Informações por email de Jorge Rezala)

XVI ENCONTRO ESPÍRITA-ESPERANTISTA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. NITERÓI, RJ



clique nas imagens para ampliar


(Informação por paulosergio@internit.com.br)

PALESTRA FAMILIA, UNIÃO E CORAÇÃO BELO HORIZONTE, MG





(Informação por email de Regina Bachega)

FORMATURA DE PEQUENOS EMPREENDEDORES. CURSO FOI REALIZADO NA CASA DA CARIDADE. ARAÇATUBA, SP

Serão entregues certificados às alunas do curso "EMPREENDEDOR DE PEQUENOS NEGÓCIOS", na próxima quinta-feira, 10 de dezembro, às 19h30m, no auditório do Senac. As aulas se iniciaram no dia 5 de outubro de 2009 e resultou de uma pareceria entre a Aliança Espírita Varas da Videira, SENAC-Serviço Nacional do Comércio que montou o curso e a ACIA- Associação Comercial e Industrial de Araçatuba que forneceu os computadores utilizados pelas participantes. A seleção foi coordenada pelo CRAS- Centro de Referência e Assistência Social. A exigência para participação foi ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e renda per capita de até 1,5 salário.







EQUIPE TÉCNICA DO SENAC E ALUNOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA