BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Kardec e a responsabilidade social e ambiental



Wellington Balbo



Por longos séculos subestimamos a natureza, aproveitamos todos os seus recursos, sem nada, ou quase nada oferecer em troca, foi uma relação unilateral, onde exploramos com ímpeto suas benesses a pretexto de progresso.

Na questão social, por egoísmo alimentamos uma sociedade voltada à satisfação de nossos desejos, criando uma massa de excluídos, que como a natureza, agora também se rebela contra nós, pagando nossa indiferença com a lamentável moeda da violência. Somos, pois, forçados a reconstruir nossa sociedade, não apenas ofertando o que está “sobrando em nossas mesas”, mas criando mecanismos para que essas pessoas se tornem autônomas e independentes, podendo assim, seguir seu caminho, em paz.

Com relação à natureza, nos vemos na necessidade de lhe restituir o que tiramos desmedidamente. É como diz o ditado popular: “Um dia da caça, outro do caçador”. Nada mais é do que a lei de causa e efeito funcionando de maneira perfeita e justa, o abuso de hoje fatalmente desemboca na escassez do amanhã. Muitos equivocadamente julgam que a rebelião da natureza é punição divina. Nada disso, ao contrário, a rebelião da natureza trata-se de educação divina, porque o que ocorre é de fato um educar nossas ações em torno de uma postura saudável para com o meio onde vivemos.

Essa questão do respeito ao meio onde vivemos é ampla, e vai além de apenas respeitar o habitat natural. Não jogar lixos nas ruas, não poluir os rios, não misturar lixo orgânico com reciclado se constitui no que apenas NÃO DEVEMOS FAZER. No momento, agir é imperioso, ou seja, além de Não Agredir o habitat natural, precisamos restituir, e de certa forma, “reconstruir a natureza”, reciclando nossos hábitos.

Em “ O Livro dos Espíritos”, parte 3 – Cap 1 – “Lei Divina ou Natural” , encontramos a famosa questão de nº 642, onde Kardec questiona os mentores espirituais:

642 Basta não fazer o mal para ser agradável a Deus e assegurar um futuro melhor?

Não. É preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque cada um responderá por todo o mal que resulte do bem que não tiver feito.

A resposta é de uma amplitude ímpar! Fazer o bem equivale a se movimentar, agir e trabalhar no bem em todas as esferas de atuação que estivermos inseridos.

Por exemplo, você costuma se preocupar com a procedência dos produtos que adquire? Costuma verificar se a empresa da qual você é costumeiro cliente desenvolve produtos que respeitam o meio ambiente? Será que pagando mais barato em determinado produto não estamos patrocinando a mão de obra infantil, o trabalho escravo, a poluição do planeta e o desrespeito a nosso habitat natural?

Pesquisa realizada pelo Procon de São Paulo mostra que 43,88% das pessoas não levam em conta se a empresa fabricante do produto tem preocupação social ou ambiental.

Na Europa e Estados Unidos a consciência é um pouco maior, com 50% das pessoas afirmando que pagam até mais caro para obter produtos de empresas que zelam pelo social e meio ambiente.

Ah, mas a questão do preço a nível Brasil é um problema que enfrentamos: o preço dos produtos que trazem a responsabilidade social e ambiental estampados em suas marcas é mais elevado do que os produtos convencionais. Para o padrão norte americano e europeu isso não é problema, porém, para o Brasil é. Como fazer alguém que ganha pouco pagar mais caro por um produto?

Só há um caminho: fazer com que os produtos com o selo de responsabilidade social e ambiental cheguem ao consumidor em igualdade de condições com os produtos convencionais.

Para isso, necessitamos prestigiar as empresas que têm a postura de respeitar o meio ambiente e desenvolver algo pelo social. Nesse particular, por hora, a classe um pouco mais abastada de nosso país pode desenvolver papel fundamental. Já que há uma tranqüilidade financeira, pode privilegiar com maior constância as empresas que zelam pelo social e pelo meio ambiente, esse prestígio redundará em maior produção desses bens, e, conseqüentemente, sua gradual popularização e a natural substituição dos produtos convencionais.

Outro ponto importante é a divulgação dos produtos que trazem uma maior preocupação com o meio ambiente. È preciso trabalhar com afinco fazendo um marketing eficaz em torno deles, chamando à atenção do consumidor para os benefícios que são por eles trazidos.

O consumidor tem de se conscientizar de que sua preferência por produtos com responsabilidade social e ambiental têm a força de fazer as empresas desenvolverem políticas nesse sentido. Muitas já vêm trabalhando para isso, porquanto, a mentalidade do consumidor vem se ampliando, e empresas que quiserem permanecer no mercado terão de se adequar as novas exigências dos consumidores conscientes do papel devem desempenhar na sociedade.

Os desmandos, o abuso de poder, o desrespeito a natureza, só imperam porque não há manifestação do bem. Os bons se calam, enquanto os “temporariamente maus” são audaciosos. Os bons dizem amém, enquanto os “temporariamente maus” agem.

Se adquirimos bens que são fruto de furto, estamos alimentado a violência. Se adquirimos produtos de empresas que não respeitam o meio ambiente, estamos alimentando a poluição de nosso planeta.

Por isso, se faz mister agir, pensar na vida com uma visão sistêmica, abrangente, porque nossa omissão pode custar caro a nós mesmos.

Pensemos nisso.

PALESTRAS COM AGNALDO PAVIANI SÃO PAULO E SÃO BERNARDO DO CAMPO

TEM ALTERAÇÃO EM RELAÇÃO AO INTERIORMENTE DIVULGADO



AGENDA DE PALESTRAS COM AGNALDO PAVIANI EM S.PAULO

Após o evento haverá venda de livros, DVDs e CDs e sessão de autógrafos



Agnaldo Paviani é médium, orador espírita, palestrante e autor de 12 livros psicografados por diversos autores espirituais. É dirigente do Centro Espírita Caminho de Damasco e da Creche Caminho de Damasco na cidade de Votuporanga/SP. Apresenta o programa FALANDO FRANCAMENTE na Rádio BoaNova toda sexta-feira às 16h00. Visite o site www.agnaldopaviani.com.br

AGENDA DE DEZEMBRO 2009


5ª feira

03

21h00

Centro Espírita Bênção de Paz

R Renato Rinaldi, 517 - Vila Carrão

6ªfeira 04

20h00

Núcleo Espírita Redenção

R Minerva N. 102-108 Perdizes

Sábado

05

20h00

Grupo F.E. João Ramalho

Rua Carlos Mieli, 154 Vila Olga

São B. do Campo

(Informações por email de Regina Bachega)

INFORMAÇÃO DA FEIG - Fraternidade Espírita Irmão Glacus

Queridos irmãos e irmãs, não percam nesta semana no novo site da FEIG o texto de Walter Barcelos, “Ensinar amando”. Nele o autor nos fala que “quem ensina e serve com Jesus doa amor no olhar, nas palavras, explicações, emoções, diálogos, gestos, conduta e atitudes”.

Confiram também informações sobre a evangelização infantil, uma importante tarefa na Casa de Glacus.

Acesse www.feig.org.br e fique por dentro dessas e de outras novidades!

(Informação recebida por email)

PALESTRA COM EDSON AGUILLERA FERNANDES NO SEOB SÃO CARLOS, SP


clique na imagem para ampliar

CORAL AMORIZANDO NA S.E. O CONSOLADOR JANDIRA, SP

CONVITE MARAVILHOSO.



No dia 06 de dezembro,das 9:00 as 10:00 hs. da manhã (domingo) teremos na Sociedade Espírita O Consolador, em Jandira,a apresentação do Coral Amorizando da cidade de Osasco. Venha e traga toda a família, convide os amigos e venha passar momentos maravilhosos conosco.



Por favor nos ajude a divulgar.



Jaci Gonçalves de Almeida.

tel.: 4269-0800 / 7283-7579 / 6455-0758



(Informação por email de Jaci Almeida)

PALESTRAS COM O ORADOR MANOLO QUESADA SÃO PAULO E REGIÃO


MANOLO QUESADA

AGENDA DEZEMBRO 2009
(11) 5611-4554 / 6421-7711



02/12 – 20h00 (quarta)

Núcleo Espírita Aldeia de Luz

Avenida dos Patos, 155

Aldeia da Serra – SP

Pense Bem... Viva Bem



04/12 – 20h00 (sexta)

Fraternidade Espírita Auta de Souza

Rua Loefgreen, 1428 – Vila Clementino

São Paulo – SP

Otimizando Relações Familiares



05/12 – 17h00 (sábado)

Instituição Espírita Seara de Jesus

Rua Júpiter, 16 – Jd. Novo Embu

Embu – SP

Otimizando Relações Familiares



05/12 – 19h30 (sábado)

Fraternidade Espírita Gina

Alameda dos Imarés, 546 – Moema

São Paulo – SP

As Potências da Alma



06/12 – 9h30 (domingo)

Centro Espírita Estudo e Meditação

Rua Jaboticabeiras, 148 – Gopouva

Guarulhos – SP

Otimizando Relações Familiares



09/12 – 19h30 (quarta)

Lar Espírita Caminho da Verdade

Rua Eugênia de Carvalho, 136 – Vila Matilde

São Paulo – SP

Ter ou Ser... Fique Com os Dois



10/12 – 20h00 (quinta)

Grupo Assistencial Sem Fronteira

Rua Frei Durão, 579 – Ipiranga

São Paulo – SP

Otimizando Relações Familiares



15/12 – 9h00 (terça)

Núcleo de Espiritismo Meimei

Rua Jasmin, 120

Taboão da Serra – SP

Pense Bem... Viva Bem



(Informações por email de Regina Bachega)

SEMINÁRIO SOBRE MEDIUNIDADE COM EDGAR MIGUEL BAURU, SP

CONVITE IMPERDÍVEL


“REUNIÃO MEDIÚNICA”

- com ênfase na Doutrinação –


Seminário voltado aos integrantes de

Reunião Mediúnica e estudiosos da Mediunidade

Expositor: Edgar Miguel

Data: 05/12/2009

(sábado, das 14 às 18h)


EVENTO GRATUÍTO

(Não há necessidade de inscrição)


Local: CE Menino Jesus

(Rua Primeiro de Maio, 13-56, Bela Vista - BAURU)

Por favor, divulguem...

REUNIÃO NO NÚCLEO ESPÍRITA UNIVERSITÁRIO/UERJ RIO DE JANEIRO

DIVULGAÇÃO

TODA QUARTA / 12h30mim - REUNIÃO NEU / UERJ

NESTA QUARTA-FEIRA, 02 DE DEZEMBRO DE 2009, HAVERÁ REUNIÃO DO NEU (NÚCLEO ESPÍRITA UNIVERSITÁRIO) / UERJ (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 524 - MARACANÃ).

NA SALA 9.038F (NONO ANDAR). ÀS 12 HORAS. PAVILHÃO REITOR HEITOR LIRA FILHO.

ESPERAMOS À TODOS.

(Informação recebida por email de neuuerj@yahoo.com.br)

PINTURA MEDIÚNICA COM MARILUSA VASCONCELLOS SÃO PAULO


clique na imagem para ampliar

XXII ENCONTRO PARA ESTUDO DA CIÊNCIA ESPÍRITA POÇOS DE CALDAS – MG

Aconteceu na cidade mineira de Poços de Caldas, nos dias 27,28 e 29 de novembro, sob a coordenação de Sônia Sarti, fundadora e dirigente da Sociedade Espírita Allan Kardec, o XXII ENCONTRO PARA ESTUDO DA CIÊNCIA ESPÍRITA, que já se tornou um encontro tradicional entre os espíritas de todo o Brasil.

Estiveram participando do evento 1.500 pessoas ( número limitado), pois o espaço utilizado neste ano (a URCA) não comportava mais do que este número de participantes.

Centenas de interessados ficaram sem participar, pois deixaram para fazer inscrição de última hora. No ano que vem, possivelmente, será no Palace Casino como aconteceu nos anos anteriores. Um espaço para atender até 2.000 pessoas.

O encontro teve como abertura, um espetáculo teatral com a apresentação da peça O Amor jamais te esquece, emocionando a todos os presentes.

Em todo o evento foram ministradas trinta e cinco palestras, onze oficinas, várias apresentações musicais e uma de pintura mediúnica com José Medrado - BA.

Impressionou-nos a todos, a organização do evento, a beleza do local e o empenho de todos os colaboradores do SEAK, os quais parabenizamos com as nossas almas agradecidas.

















Fotos:

Decoração da recepção; Jamiro Filho, Ismael Batista, Allan Vilches e Kaus Mascarenhas; Severino Celestino e esposa; Wladimyr Sanches; Sonia Sarti e José Medrado; Alamar Regis, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira; Dra Hebe, Wladimyr Sanches, Humberto Pazziani, Jamiro Filho, Severino Celestino e Ismael Batista; Dra Hebe Lagui, esposo e Sonia Sarti; José Medrado; Ismael Batista e Dr. José Carlos de Lucca; Dr. Sérgio Felipe, Humberto Pazziani e Ismael Batista; Clayton Levi, Elidia Levi e Família; parte do público.

NOTICIAS DA MARILIA ESPÍRITA

Olá, amigos.

Muita paz.


6º ENCONTRO DE PRESIDENTES. Na última quarta feira, 25 de novembro, 20 horas, na União Espírita João de Camargo, a USE Marília realizou o 6º ENCONTRO DE PRESIDENTES, com a presença de 11 casas espíritas. Na reunião, a USE comunicou que para o próximo ano está programado o 1º Fórum sobre o Centro Espírita, com o tema central: "Um olhar sobre o Preconceito", no dia 28 de fevereiro; e a realização da 2a. Feira do livro espírita Chico Xavier, de 03 a 11 de abril, no Shopping Esmeralda. As fotos do encontro podem ser visualizadas acessando: http://picasaweb.google.com.br/donizete.pinheiro/6EnconPres?authkey=Gv1sRgCN7e1O-l_JeUdg#



COMUNIDADE EURÍPEDES BARSANULFO. Em dezembro, a COMUNIDADE EURÍPEDES BARSANULFO estará homenageando o "aniversariante do mês", com o ciclo de palestras: "E para nós, onde nasceu Jesus?", com a seguinte programação:



05/12, 20 horas
Expositor: Alexandre Perez
Tema:"Jesus, o Mestre dos mestres"



12/12, 20 horas
Expositor: Agrício Antonio de Almeida
Tema: "E para nós, onde nasceu Jesus?"



19/12, 20 horas
Expositor: Edson Toledo Silvério
Tema: "O Cristo e a cruz"



LAR AMÉLIE BOUDET. O 8º FESTIVAL DA PRIMAVERA, ciclo de palestras em comemoração ao 53º aniversário de fundação do Lar Amélie Bouder e 214º aniversário de nascimento de sua patrona, finda no próximo sábado, dia 05, 20 horas, com a palestra de ROOSEVELT ANDOLPHATO TIAGO, sobre o tema: Os Trabalhadores do Senhor



UNIÃO ESPÍRITA JOÃO DE CAMARGO (reiterando). No dia 12 de dezembro/2009, no Espaço Cultural de Marília, localizado na Av. Sampaio Vidal pròximo ao Correio, a instituição participará da mostra social promovida pelo Senac, vendendo artesanatos, doces e salgados. Será da 14:00h ás 22:00h.



CARAVANA PARA O CONGRESSO EM BRASÍLIA. O casal Maria Thereza e José Aurélio, do Centro Espírita Luz e Verdade, que está organizndo caravana para o III Conresso Espírita Brasileiro, e 100 anos de Chico Xavier, em Brasilia-DF, em abril de 2010, comunica que tem ainda dez vagas. Os interessados poderão manter contato pelos telefones: (14) 3454-6226 e 9162- 6747 e 9797-4112.



CENTRO ESPÍRITA LUZ E VERDADE. No dia 05, sábado, às 20 horas, palestra com José Maria Souto Netto, sobre o tema: Código Penal da Vida Futura.



NOTÍCIAS DO BRASIL



PROGRAMA TRANSIÇÃO. No próximo programa Transição, dia 06/11/2009, 15 horas, pela Rede TV, o convidado será Nanci Puhlmann, abordando o tema: Espiritismo e Reabilitação.



POMPÉIA. Nesta segunda-feira, 30.11, 20 horas, no Centro Espírita Cairbar Schutel, de Pompéia, Donizete Pinheiro fará palestra sobre o tema: CAUSA E E FEITO.



PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, acesse:

www.mariliaespirita.jor.br

MULTIPLICADOR OFICIAL DA REDE. Encaminhe esta REDE aos seus amigos. Envie para nós o número de pessoas para as quais você retransmite. Precisamos fortalecer esse ideal.

Abraços,


Donizete