BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CONHEÇA UM POUCO DA VIDA E DA OBRA DO EXEMPLO VIVO NANCY PUHLMANN DI GIROLAMO



É Preciso Viver


Ismael Gobbo


Nancy Puhlmann Di Girolamo nasceu em 21 de março de 1924, em São Paulo, filha de Oscar Puhlmann, de origem alemã, luterana, e de Maria Augusta Ferreira Puhlmann, brasileira, católica. Foi casada com Roberto Di Girolamo, nascido em Milão, na Itália, com quem teve três filhos. Enfermeira com especialização em Enfermagem Neuropediátrica, socióloga com mestrado em Antropologia Cultural e jornalista formada pela Escola de Jornalismo Cásper Líbero, é ainda conselheira de Reabilitação, especialista em Estimulação Precoce, tendo desenvolvido o Método DIPCE – Desenvolvimento Integral das Potencialidades da Criança Excepcional, aplicado na associação espírita filantrópica Instituição Beneficente Nosso Lar, da qual é membro do conselho orientador, além de dirigir equipes interdisciplinares no tratamento biopsicosocioespiritual de bebês, crianças e jovens com deficiência. À Folha Espírita ela conta um pouco do seu trabalho, que motivou seu novo lançamento: É Preciso Viver.


Folha Espírita – O que a levou ao Movimento Espírita?

Nancy Puhlmann – Um fenômeno de efeitos físicos ocorrido em casa levou a família a procurar explicação através do Espiritismo. Meu pai passou a frequentar as reuniões de Metapsíquica realizadas na Federação Espírita de São Paulo, dirigidas pelo professor Carlos Schalders; minha mãe envolveu-se nas ações sociais da mesma federação; e eu, então com nove anos, os acompanhei nos estudos da Doutrina Espírita, participando de grupos de evangelização para crianças. Na adolescência, participei da formação do Grêmio da Juventude Espírita Lameira de Andrade, criado por Ernani Policeno, juntamente com Ary Lex, Homero Pinto Vallada e Eurípides de Castro. Nesse tempo fomos inúmeras vezes visitar Francisco Cândido Xavier em Pedro Leopoldo e depois em Uberaba. Eu escrevia versos e textos expandindo o entusiasmo que o Espiritismo me causava, começando a ser convidada para palestras em centros espíritas de vários bairros e cidades. Em 8 de agosto de 1946, minha mãe e Nair Ambra Ferreira fundaram a Instituição Beneficente Nosso Lar, iniciando o pavilhão destinado à assistência e educação de crianças órfãs e abandonadas. Eu as acompanhei. Em 1966 foi colocado na porta da instituição um bebê recém-nascido, portador de grave lesão cerebral, rejeitado pela família. Havia um cartão dizendo: “Mãe desesperada conta com vocês”. O menino viveu dois meses antes de desencarnar. Nosso Lar sentiu-se convidado a iniciar um trabalho a favor de crianças com paralisias cerebrais e, ao mesmo tempo, iniciar estudos e projetos para evitar rejeições, utilizando as teses espíritas sobre a importância das reencarnações difíceis na Terra, como processos evolutivos. Como enfermeira especializada em Enfermagem Neuropediátrica, busquei conhecimentos sobre lesões cerebrais, vindo a realizar cursos sobre o então ousadíssimo título de Reorganização Neurológica, na cidade de Filadélfia, Estado da Pensilvânia (EUA), que me forneceu bases para criar o Método DIPCE, adaptado para a realidade brasileira.



FE – A que se destinou o método?

Nancy – DIPCE, em princípio, destinou-se a uma assistência terapêutica, oferecida gratuitamente a crianças portadoras de lesões cerebrais. Aconteceu que, em 1967, tive minha segunda filha, nascida com Síndrome de Down. Então acrescentamos os Downs nesse programa. E, anos depois, aos 17 anos, meu filho mais velho ficou tetraplégico após acidente esportivo, motivando a inclusão de deficiências motoras dentro de uma ampliação do Método DIPCE. Tanto Florence como Fabiano, meus filhos com deficiência, estão plenamente reabilitados e incluídos na vida social, estando ambos envolvidos nos programas de defesa dos direitos, profissionalizados e social e moralmente ajustados e felizes.



FE – Quais livros escreveu?

Nancy – De minha autoria O Castelo das Aves Feridas, As Aves Feridas na Terra Voam (ambos com 10 edições esgotadas e 50 mil livros vendidos) e Theóphilos, o Menino e o Presidente (terceira edição). Sou co-autora nos livros Olhai as Aves do Céu, A Mulher na Dimensão Espírita, Entre Dois Mundos e Visão Espírita para o Terceiro Milênio.



FE – Do que trata É Preciso Viver, seu último lançamento?

Nancy – Evidentemente, o título contém uma afirmativa, um imperativo. Saber viver, é preciso, lembrando Fernando Pessoa. Também, evidentemente, cantamos junto com Roberto Carlos que a vida requer sabedoria para ser vivida. Mas não sou eu quem nesse livro está afirmando. São as Aves Feridas, os bebês, crianças e adultos que nasceram ou se tornaram, no caminho da vida, pessoas portadoras de limitações na plenitude expansional, comum ao ser humano. Sob esse título estão contidos textos dos livros O Castelo das Aves Feridas e As Aves Feridas na Terra Voam, revisados e atualizados, sob a justificativa de que ainda persistem marginalizações, estigmas e preconceitos ligados aos espíritos que escolheram ou aceitaram reencarnar em situações atípicas por causas variáveis, desde resgates penosos até missões em nome do amor. Nesse livro são as Aves Feridas que falam. Não é livro psicografado, pois nós apenas transcrevemos o que nos pareceu termos visto e ouvido, assumindo os riscos de eventuais erros ou felizes acertos que ele possa conter. Os direitos autorais foram cedidos à Editora Mundo Maior.


Feira de Natal do Nosso Lar SÃO PAULO, SP

A Instituição Beneficente Nosso Lar realizará sua tradicional FEIRA DE NATAL, nos dias 05 E 06 DE DEZEMBRO, das 10 às 19 horas.

Compras a preços populares, sorteios e farta área de alimentação fazem da Feira de Natal do Nosso Lar excelente programa para um fim de semana fraterno e solidário.
Os 500 voluntários da Instituição contam com a presença de todos nesse evento, quando poderão ser adquiridos a preços imperdíveis artigos natalinos, presentes e diversos produtos, dentre os quais: artesanatos, bijuterias, moda feminina e masculina, para adultos e crianças, importados, cama, mesa e banho, utilidades domésticas, calçados e bolsas, moda esportiva, perfumaria, livros e brinquedos.

Local: Espaço Fonte Viva - Praça Florence Nightingale, 79, Jardim da Glória (final da Rua Mesquita, que está paralela à Av. Lins de Vasconcelos, altura do nº 1900 - SP-Capital).


SITE: http://www.ibnossolar.org.br/pag_noticia.php?id=52


(Informação por email de Clodoaldo Leite)

BAZAR DE NATAL BENEFICENTE SANTO ANDRÉ, SP


3º Mini-Congresso USE sobre a Sustentabilidade da Casa Espírita. SÃO PAULO


clique na imagem para ampliar



Prezados dirigentes e colaboradores espíritas,



Em 28/11/09, no C.E. Caminho de Damasco (R. Moxei, 113 – Lapa de Baixo), ocorrerá o 3º Mini-congresso sobre a Sustentabilidade da Casa Espírita, promovido pela USE Lapa.

Assim como nos anos anteriores, o evento é aberto ao público, direcionado a todos os dirigentes, colaboradores e demais interessados sobre o tema.

As palestras serão realizadas de maneira a abordar os principais aspectos relacionados a captação de recursos, elaboração de projetos sociais, governança e prestação de contas, dentre outros assuntos fundamentais para o funcionamento das instituições espíritas.

Incentivamos que cada casa envie, ao menos, 2 (dois) representantes para maior aproveitamento do conteúdo, pois teremos apresentações simultâneas.

As inscrições poderão ser realizadas gratuitamente pelo e-mail: usecongressos@yahoo.com.br



Contamos com a participação de todos!

Fraternalmente,

União das Sociedades Espíritas de São Paulo

Distrital Lapa


APRESENTAÇÃO DO CORAL HARMONIZANDO JANDIRA, SP

UM CONVITE MARAVILHOSO


No dia 06 de dezembro,das 9:00 as 10:00 hs. da manhã (domingo) teremos na Sociedade Espírita “O Consolador”, em Jandira, a apresentação do Coral Harmonizando da cidade de Osasco. Venha, traga toda a família,convide os amigos para participar e passar momentos maravilhosos conosco.


Por favor nos ajude a divulgar.

Jaci Gonçalves de Almeida.

tel.: 4269-0800 / 7283-7579 / 6455-0758


(Informações por email de Jaci Almeida)

2º Encontro de Pais e Filhos do Grupo Espírita Maria Dolores de Jales, SP


Amigos,

Já está disponível no Blog Amigo Espírita www.amigoespirita.zip.net

fotos do 2º Encontro de Pais e Filhos do Grupo Espírita Maria Dolores de Jales/SP (em breve os vídeos) e matéria completa com vídeos e fotos da entrega do título de cidadão Jalesense ao médium e orador Divaldo Pereira Franco, bem como a entrevista realizada para a Rede Amigo Espírita e vídeos das palestras realizadas por Divaldo nas cidades de Jales e São José do Rio Preto/SP. Confiram e deixem os seus comentários.

Venham fazer parte da Rede Amigo Espírita, a Comunidade Amiga de Você e da Doutrina Espírita,

acesse www.amigoespirita.ning.com e faça seu cadastro.

Abraço fraternal as todos,

José Aparecido


PALESTRA COM PLINIO PENTEADO JR IBIÚNA, SP


REGISTRO COM FOTO


O orador Plínio Penteado Jr. Fez palestra na manha deste domingo 22/11, na Casa do Caminho - Associação Espírita Kardecista de Ibiúna, em Ibiúna, SP, abordando o tema "A conquista da paz interior".







Fotos: A Soprano Andrea Bien; o orador Plínio Penteado Jr; público; Maestro Rubens Pretel, Plínio Penteado Jr., Dr Resende (sobrinho de Eurípedes Barsanulfo) e Teresa Penteado

(Informações e fotos recebidas por email de Plínio Penteado Jr)

COMEMORAÇÃO DE 80 ANOS DO C.E. FRANCISCO DE ASSIS DE AMOR E CARIDADE. IBITINGA, SP


ORSON CARRARA E PAULA ZAMP

Evento Comemorativo

80 anos de fundação do

Centro Espírita Francisco de Assis de Amor e Caridade

Ibitinga-SP

Orador:
Orson Peter Carrara -Matão-SP
com o tema em duas etapas:
POR QUE ADOECEMOS e A CURA QUE BUSCAMOS.
Apresentação Artística
no intervalo da palestra
com:
Paula Zamp

Dia 25 de novembro quarta-feira, das 19 às 22hs

Local: Centro Espírita Francisco de Assis de Amor e Caridade
Rua Coronel Geretto, 810 - Ibitinga - SP

A Instituição prestará homenagem aos contemporâneos da fundação e dos primeiros tempos e aos trabalhadores atuais

Na abertura apresenta-se o coral da instituição.

Informações com Valdereis pelo fone: 16 3342-2506

(Informações por email da USE/Jaú)


NOTICIAS DA MARILIA ESPÍRITA

Olá, amigos.

Muita paz.


PROGRAMA LUZ E VIDA - 6 ANOS NO AR

(TV Comunitária, Canal 15, a cabo).

Data de exibição: 25/11/09 - 20 h - Reprises 28 e 29/11- 18 h
Apresentador: Loyde Ferreira Souto

Convidado: Ana Herrera - Associação Espírita Alves de Abreu

Tema: Lar, escola das almas - parte 2

6º ENCONTRO DE PRESIDENTES (reiterando). Na quarta feira 25 de novembro, 20 horas, na União Espírita João de Camargo, a USE Marília fará realizar o 6º ENCONTRO DE PRESIDENTES, constando da pauta os seguintes assuntos: 1. Projeto Casa Fraterna; 2. Encontro de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas em Tupã; 3. Sorteio Kit Fonte Viva; 4. ESDE; 5. Outros assuntos de interesse.

LANÇAMENTO DE LIVRO (reiterando). Na quinta-feira 26 de novembro, 20 horas, no Centro Espírita Luz e Verdade, a USE Intermunicipal de Marília e o Centro Espírita Luz e Verdade farão realizar em nossa cidade o lançamento e noite de autógrafos do livro "CORRENTES DO DESTINO", pelo espírito MARIA CECILIA ALVES e psicografia de CÉLIA XAVIER DE CAMARGO, publicação da Petit.

LAR AMÉLIE BOUDET. O 8º FESTIVAL DA PRIMAVERA, ciclo de palestras em comemoração ao 53º aniversário de fundação do Lar Amélie Bouder e 214º aniversário de nascimento de sua patrona, prossegue no próximo sábado, dia 28, 20 horas, com a palestra de HILTON SÉRGIO ISMAEL LUTTI, sobre o tema: Caridade Material e Caridade Moral.

UNIÃO ESPÍRITA JOÃO DE CAMARGO. No dia 12 de dezembro/2009, no Espaço Cultural de Marília, localizado na Av. Sampaio Vidal pròximo ao Correio, a instituição participará da mostra social promovida pelo Senac, vendendo artesanatos, doces e salgados. Será da 14:00h ás 22:00h.

NOTÍCIAS DO BRASIL

PROGRAMA TRANSIÇÃO. No próximo programa Transição, dia 29/11/2009, pela Rede TV, o convidado será Mario Mas, abordando o tema: Auto Obsessão.

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, acesse:

www.mariliaespirita.jor.br

MULTIPLICADOR OFICIAL DA REDE. Encaminhe esta REDE aos seus amigos. Envie para nós o número de pessoas para as quais você retransmite. Precisamos fortalecer esse ideal.

Abraços,


Donizete

(Informações por email de Donizete Pinheiro)