BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 21 de novembro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ANDRÉ CABRAL


ANDRÉ CABRAL



Breve entrevista com André Cabral, 52 anos, residente na cidade de Iselin, em New Jersey, nos Estados Unidos.
Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



André poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Meu nome é André Luiz Freire Cabral, inspirado no consagrado autor do livro Nosso Lar, que minha mãe lia enquanto eu ainda estava às voltas com o processo reencarnatório, em seu ventre, há 52 anos atrás, em Governador Valadares, MG.Formei-me em Administração de Empresa em Goiânia, cidade que adotei como lar em 1978, quando deixei o berço Mineiro. Atualmente, ainda nesse caos econômico do qual os Estados Unidos começa a sair, estou iniciando uma nova atividade autônoma na área de representação de serviços: de viagem como benefício a empregados na folha de pagamento das empresas e também de empréstimos para financiamentos e refinanciamentos.

Viemos para os Estados Unidos na década de 80 e nos naturalizamos no ano de 2000. Sou divorciado e tenho duas filhas Carolina, 28 anos, formada em Medicina no ano passado e que faz residência no Hospital da Universidade de Nova York, e Andréa, 20 anos, que está cursando o 3º ano de Engenharia Biomédica, na Universidade de Columbia, também em Nova York.



Como conheceu o Espiritismo?

Conheci a nossa Doutrina ainda no berço, herança de meu pai Arruda Cabral, saudoso e querido amigo de toda a comunidade Espírita da nossa cidade, por seu trabalho dedicado, suas parodias e poesias.


Fale-nos de sua participação no movimento espírita brasileiro e americano

Quando adolescente, participava dos grupos de jovens e da “Campanha do Quilo” no Grupo Espírita Marta Figner, na minha terra natal, mas só fui me interessar seriamente pelos estudos mais tarde, quando já aqui nos Estados Unidos, no ano de 1986. Para se ter uma idéia, naquele ano não conhecíamos qualquer Centro nessa área, e eu tinha como única alternativa estudar em casa. Em 1993 tomamos conhecimento de uma casa ainda em formação, onde nos achegamos e começamos a trabalhar. Como “em terra de cegos quem tem um olho é rei” o pouco que sabia foi muito útil para aquela Casa, que contava com pouquíssimos trabalhadores, o que nos motivou a crescer em estudos e em serviços. Fazíamos palestras doutrinárias, coordenávamos o Estudo Sistematizado e os trabalhos Mediúnicos e chegamos mesmo a ocupar a presidência da Casa interinamente.

Em 1995 recriamos o grupo musical O Espírito da Arte, reproduzindo aqui o trabalho do grupo de mesmo nome, de Goiânia, criado pelo querido amigo e irmão Pedrinho Dimas, do qual participávamos tocando teclados, aproveitando algum dom artístico-musical nato. O grupo se desfez por volta de 1998. Nessa terra todos trabalhamos muito e sobra pouco tempo para as tarefas voluntárias.

Atualmente servimos no Grupo Espírita Caminho da Luz, em Long Branch-NJ http://www.caminhodaluznj.com , no litoral centro-leste do estado de New Jersey, a 32 milhas (51 km) ao sul de Nova York, que conhecemos em 2004, e foi “amor à primeira vista”. Ao lado do grande companheiro e presidente Marcos Miranda, coordenamos os trabalhos Mediúnicos e o Estudo Sistematizado da Doutrina em Inglês. Também proferimos palestras e outras tarefas incidentes, quando necessário, respondendo, formalmente, pela vice-presidência da Casa. Colaboramos também na parte musical da nossa e de outras Casas Espíritas da região, por ocasião dos jantares dançantes e outros eventos beneficentes.


Quantas Centros Espíritas há nos Estados Unidos?

O país conta hoje com um conselho a nível nacional http://www.spiritist.us; federação estadual da Flórida www.spiritistfederation.us ; federação estadual da Geórgia www.ksfga.org e uma aliança no Norte da Califórnia www.northcalspiritism.us . Há cerca de 86 entidades no país, entre as Casas e os Grupos de Estudo.


Há núcleos espíritas fundados por adeptos locais ou o são por influência de estrangeiros radicados nos Estados Unidos?

Não temos conhecimento de algum que haja sido fundado por Americanos natos. A maioria é de origem brasileira e alguns outros de origem hispânica.


Faça-nos por favor um apanhado das atividades desenvolvidas pelo Movimento Espírita americano.

Vários eventos de grande porte são realizados anualmente, como o Simpósio Espírita e o Encontro da Família, conduzidos em Inglês; a Semana Espírita de Nova York, a cada dois anos, que agora conta com a participação das Casas de New Jersey e Connecticut, para o público brasileiro, com tradução simultânea para o Inglês; a Conferência Espírita de Atlanta, outros na região de Boston, etc. Há vários outros eventos locais e regionais dos quais, infelizmente, não nos é possível participar.

No entanto, não podemos deixar de destacar o trabalho magnífico que a Sociedade Espírita de Baltimore www.ssbaltimore.org vem realizando, desde a tradução das obras Espíritas até a criação de novos métodos e programas didáticos da Doutrina em Inglês, sob a direção dos queridos companheiros Vanessa Anseloni e Daniel Santos.

Podemos ainda classificar como “grandes eventos” a presença regular de alguns ícones vindos do Brasil, autores consagrados, como Divaldo Franco, Raul Teixeira, Heloísa Pires, Richard Simonetti, Sueli Caldas Schubert e outros grandes colaboradores da Doutrina. Seria mesmo

imprudência tentar listá-los todos e nos esquecermos de algum.

A propósito, no último dia 26 tivemos, em Long Branch-NJ, a primeira reunião dos dirigentes das Casas do chamado “Tri-state area”, região formada pelos estados de New Jersey, New York e Connecticut, com a finalidade de discutir a criação de uma aliança dessas Casas com o objetivo de intensificar o intercâmbio de informações e apoio entre seus integrantes. Compareceram representantes de 15 instituições.

A cada dia cresce o número de adeptos à Doutrina no país e esse crescimento é resultado do trabalho sério dos grupos que também têm, aos poucos, se multiplicado no horizonte do Espiritismo Americano.

Disse-nos Divaldo, certa vez, que nós plantamos as sementes trazidas do Brasil. Nossos filhos, nascidos ou criados em solo Americano e educados na Doutrina, darão continuidade à obra de seus pais pioneiros na sociedade Americana.







FOTOS: MARCOS MIRANDA; GRUPO COM RICHARD SIMONETTI; MARCIO, MARCOS, VANESSA E ANDRÉ; PALESTRA COM RAUL TEIXEIRA.

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA VANSAN



Breve entrevista com Vicente de Paulo Fernandes da Costa, 52 anos, orador espírita e músico nascido e residente na cidade de Mogi das Cruzes, SP. Por Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Sou Vicente de Paulo Fernandes da Costa, o Vansan, som de Vincent, que corresponde ao Vicente no francês. Ganhei o apelido da professora dessa matéria quando estudava no ginásio. Nasci em Mogi das Cruzes, SP, onde moro, aos 28 de agosto de 1957. Sou casado com Laine e tenho duas filhas: Taciane, de 17 anos e Giuliane de 16. Minha formação acadêmica é em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes, em Educação Artística pela mesma universidade na qual também fiz pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior.



Como e quando você conheceu o Espiritismo?

Sou espírita desde 1980, quando, por motivo de saúde, fui orientado pelo próprio médico a procurar uma Casa Espírita. Tendo recebido o precioso medicamento do Evangelho de Jesus, fui desenvolvendo o dom da mediunidade nos trabalhos práticos de desobsessão, de cura e nas obras assistências da casa como sopa, atendimento fraterno e trabalhos de evangelização realizado junto às favelas. Mais tarde fui orientado a cantar e tocar violão durante os trabalhos de cura contribuindo para a vibração.

Paralelamente já participava como músico nas aberturas musicais de renomados palestrantes espíritas e com a vibração da música nos trabalhos de grandes psicógrafos. Até que, por orientação espiritual dei início à tarefa de evangelizar através da música – a TERAPIA MUSICAL DO AMOR, trabalho que venho realizando há mais de sete anos e que me tem proporcionado grandes alegrias.

Participo também dos eventos da Aliança Espírita Evangélica RGA-

Reunião Geral da Aliança, encontro internacional que acontece em São Paulo, Brasil, durante o período de carnaval, como compositor do tema musical de cada encontro desde 2006 e na harmonização do mesmo.


Você é musico profissional?.

Sim, desde 1978, oficialmente.


Poderia fazer uma breve síntese dessa sua trajetória pela música?

Praticamente desde que nasci. Minha mãe sempre disse que antes de me trazer ao mundo pediu a Deus que lhe desse um filho músico. Sempre vivi cantando, fosse na igreja, na escola e em casa. Aos 8 anos de idade já tocava violão sem nunca ter estudado e, ainda menino, produzi diversas composições. Comecei a me apresentar em público na escola primária, participando dos festivais e ganhando vários prêmios. Isto se estendeu durante o curso secundário e também na universidade, sempre participando de festivais. Fiz parte de um conjunto profissional nos anos setenta. Lancei meu primeiro disco em 1986 e fui a vários programas de TV bastante conhecidos como: Viola Minha Viola, Festa Baile, Mulheres, Almoço com as Estrelas, Clarisse Amaral e outros.


As músicas que canta são de sua autoria?

Algumas são de minha autoria e outras tantas de diversos autores. Busco sempre músicas que tocam a Alma do público e que tragam mensagens de esperança e de renovação íntima, que é o objetivo do meu trabalho de divulgador espírita.


Quando começou suas palestras musicas no movimento espírita?

As palestras musicadas já venho realizando há mais ou menos oito anos e começou de forma inesperada na cidade de Votuporanga, SP. Na ocasião fui convidado pelo Divaldinho Mattos, daquela cidade, para apenas acompanhar um orador em roteiro de palestras organizado para aquela região. Acontece que o orador convidado não pôde comparecer. Como eu já falava um pouco no centro espírita que freqüentava em Mogi das Cruzes, o Divaldinho me incumbiu de fazer as duas coisas: cantar e falar do Evangelho. Como o desafio deu certo Divaldinho começou a me divulgar como orador e cantor e a noticia foi se espalhando a ponto de hoje eu realizar cerca de trezentas palestras musicadas ao ano.


Por onde já passou divulgando o trabalho?

No Estão de São Paulo, a capital, em diversas casas; Grande ABC; Vale do Paraíba; Bauru e região; Araçatuba e região; São José do Rio Pardo; Poços de Caldas e região; Campinas e região; Ribeirão Preto e região; Araraquara e região; São José do Rio Preto e região; Baixada Santista; Litoral Norte. Visitei outros estados como Paraná(Curitiba); Minas Gerais (Uberaba, Passos e região, São Sebastião do Paraíso, Divinópolis, Belo Horizonte, Juiz de Fora) Ceará (Fortaleza); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes, Região dos Lagos); Mato Grosso (Cuiabá); Mato Grosso do Sul; Goiás (Goiânia); Santa Catarina (Blumenau), dentre muitas outras cuja lista é bastante extensa. No exterior já me apresentei em alguns paises da Europa.


O produto da venda de CD' s é direcionado para alguma entidade espírita?

Eu e minha esposa damos assistência a diversas famílias na favela de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. Estamos vinculados ao Centro Espírita Caminho da Luz, em Mogi das Cruzes, onde participamos de outros trabalhos assistenciais ao quais procuramos dar apoio.


Sabemos que tem sido convidado para apresentações no exterior. Quais os países que visitou e os agendados?

Já visitei Portugal, Espanha, França, Luxemburgo e Bélgica. Ainda este ano irei para os Estados Unidos na região de New Jersey e Nova York e depois Jackson Ville e Miami.


Algo mais que queira acrescentar.

Agradeço muito a oportunidade e por toda a divulgação que tem feito de minhas atividades músico-doutrinária-espiritas. Aproveito para parabenizá-lo pelo trabalho de divulgação que realiza dando importante contribuição para nossa Doutrina. Desejo a todos muita saúda e paz com o fraternal abraço.





FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ELSA ROSSI



Breve entrevista com: Elsa Rossi Por: Ismael Gobbo

ELSA PODERIA NOS FAZER UMA BREVE APRESENTAÇÃO DE SI?
Mãe de 3 filhos, 6 netos, com formação universitária pela Faculdade de Belas Artes de S Paulo, extensão em Curadoria de Museus pelo MAC-SP, escritora com 4 livros publicados sobre Espiritualidade para crianças e jovens, alem de manuais para apoio ao trabalhador espírita.
Rotariana por muitos anos, também foi Diretora da Avenida de Serviços a Comunidade.

COMO CONHECEU O ESPIRITISMO?
Casei-me com o espírita Luis Nelson Rossi . Desde a infância via um espírito que para mim era Nossa Senhora. Casei-me na igreja católica, nela batizei os meus dois primeiros filhos e não tocava nos livros espíritas de minha sogra. Quando nasceu Giovana, a mediunidade da vidência ficou mais clara em mim e eu não entendia nada do que estava se passando e aceitei ir ao Centro Espírita Nosso Lar em Londrina, no ano de 1975 e nunca mais sai da casa espírita.


PODERIA NOS DIZER COMO FOI SUA IDA PARA A INGLATERRA?
Foi por sentir a necessidade de trabalhadores aqui, quando vim visitar Janet Duncan em 1997.

QUAIS AS ATIVIDADES QUE DESENVOLVEU NO MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO E AGORA NO EXTERIOR?

Enquanto no Brasil, era atuante voluntária da Federação Espírita do Paraná, sempre em contacto com Napoleão de Araújo e Elci, sua esposa. Embora já os conhecesse desde meus 17 anos a amizade se ampliou por ocasião da desencarnação de meu esposo Luis, quando eles me deram grande e decisivo apoio. Imediatamente Napoleão que era o presidente da FEP me chamou para realizar as pesquisas históricas da Federação, trabalho que fizemos por algum tempo. Depois assumi como Diretora do Departamento do Serviço Assistencial Espírita, e viajamos, Sr. Jose Virgilio Góes, hoje vice presidente da FEP e eu, pelo interior do Paraná, realizando Seminários. Paralelamente a isso, fui convidada a assumir a Fundação Hildebrando de Araújo, entidade ligada a Federação Espírita do Paraná, sendo sua primeira presidente, à frente da qual fiquei por 5 anos, realizando parcerias com instituições que visassem o apoio ao menor carente .

COMO ENXERGA OS AVANÇOS DO ESPIRITISMO PELO MUNDO?
No atual momento creio que estamos em fase de propulsão. Tudo acontecendo muito rapidamente numa sensação de que eu estou atrasada com tudo, o tempo corre e concluímos que não podemos perder tempo. Estou ao lado do CEI- Conselho Espírita Internacional desde sua fundação em 1992 na cidade de Madrid, e por hora estou como 2ª. Secretaria CEI. Às reuniões que temos, comparecem representantes de vários países. O CEI já organizou vários Seminários para preparação de trabalhadores e Encontros com trabalhadores, estimulando aos países organizarem seus próprios grupos há anos. Recentemente em junho e julho tivemos, respectivamente, encontros em Liege, na Bélgica, e em Brasília.
No Boletim trimestral que publicamos, na qual sou a editora, trazemos noticias de todos os países membros ou ainda não membros, desde 1999. Este boletim pode ser obtido a qualquer momento, buscando o site do Departamento Europeu do CEI – www.isc-europe.org

HÁ NÚCLEOS ESPÍRITAS NO EXTERIOR DIRIGIDO POR ESPIRITAS LOCAIS? ONDE?
Sim, muitos. Ate onde temos noticias esses grupos existem, dentre possíveis outros, no Japão, Bélgica, Portugal, Espanha, Reino Unido, Paraguai, Polônia, Franca, Suíça, Argentina, Chile, Peru, México, Belarussia, Estônia, Hungria, Finlândia, Guatemala, Cuba. Mas ainda é comum em alguns países algum brasileiro iniciar o Evangelho no Lar, convidando um e outro para, dentro de algum tempo, fazer surgir mais um grupo, como, por exemplo, os ocorridos na Irlanda, Singapura, Nova Zelândia, Pais de Gales, Dinamarca, etc.

VISITE O SITE DE ELSA ROSSI ACESSANDO
www.elsarossi.com







Fotos:
Curso em Liege, Bélgica, 06/2009; Curso em Brasília, 07/2009; No Congresso da
AME na Alemanha: Fernanda Marinho, Marlene Nobre e Elsa Rossi; Divulgação
do Congresso de Valência para 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA DRA JACIRA JACINTO DA SILVA


Breve entrevista com Dra. Jacira Jacinto da Silva, Juíza de Direito em Bragança Paulista, SP,

por Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



JACIRA PODERIA NOS FAZER UMA BREVE APRESENTAÇÃO DE SI?


Tenho 51 anos de idade, sou casada com o Prof. Mauro Spínola e temos 5 filhos. Embora viva hoje em Bragança Paulista, muito perto de São Paulo, considero-me sertaneja porque nasci na zona rural e gosto das tradições caipiras. Estudei ciências biológicas, matemática e direito; fiz especialização em violência doméstica contra crianças e adolescentes e mestrado em direito. Trabalho como juíza de direito.

Apesar de enfrentar problemas e dificuldades diariamente, como todas as pessoas, vivo muito bem e me considero feliz, pois na minha opinião a felicidade não consiste em não ter problemas, mas em saber administrá-los.




COMO CONHECEU O ESPIRITISMO?


Quando nasci meus pais já eram espíritas. Freqüentei o catecismo espírita (era assim que se denominava naquela época); participei da mocidade espírita e fui dirigente de grupos de estudos juvenis. Embora autodidata, meu pai é um profundo conhecedor do espiritismo e dentre as grandes lições de vida que ele transmitiu, como o valor do trabalho, da honestidade, da vida sem vícios, do repúdio ao hábito dos xingamentos, etc., agraciou-me com o maior dos presentes, que na minha opinião foi o conhecimento espírita.



PODERIA NOS FALAR SOBRE SUA LUTA PELA REABILITAÇÃO DE PRESOS?


Em verdade, Ismael, meu trabalho não se volta exclusivamente para a reabilitação dos presos. Penso que a filosofia Kardecista nos impõe uma mudança de olhar sobre os problemas do mundo. É muito fácil apontar erros, constatar o que precisa mudar, destacar o que não é bom. Difícil mesmo, e isso quase ninguém quer fazer, é pensar em alternativas que possam, efetivamente, proporcionar algum resultado. Especificamente sobre as pessoas que infringem a lei, sejam adultos ou adolescentes, o nosso sentimento primeiro é o de castigar. Claro que o desejo do castigo esconde o autoritarismo e a impotência, a incapacidade de proporcionar a reorganização da estrutura. Qual é a vantagem para a vítima (a sociedade) em castigar o infrator? O castigo pelo castigo não produz resultado algum. O que faço é convidar as pessoas a refletirem sobre a necessidade de atacar a base, a causa, o nascedouro do problema. Penso que seja fundamental conhecermos a sociedade em que vivemos, suas disparidades, suas deficiências, seus vícios, seus podres de toda ordem, antes de querermos apenas castigar. Levanto sempre a bandeira da educação, da oportunização; não, evidentemente, a bandeira da impunidade, da qual se apoderam aqueles que mais apregoam os castigos severos.



VOCÊ ACHA MESMO QUE HAJA REMÉDIO PARA OS CRIMINOSOS?


Não vejo a sociedade seguimentada assim, os bons de um lado e os maus de outro. Somos todos, em alguma medida, bons e maus. Há um bandido animalizado capaz de cortar uma pessoa viva, é verdade, que evidentemente precisa ficar recluso em segurança máxima para a proteção daqueles que cumprem razoavelmente a ordem social. Mas, vivendo normalmente na sociedade, há muitos que praticam crimes muito mais graves do que a maioria esmagadora dos que são pegos pela polícia. Por exemplo: quem é mais prejudicial à sociedade? um dependente químico que pratica reiterados furtos para alimentar o vício, ou uma autoridade que se corrompe e protege o traficante? O primeiro está atrás das grades, muito embora o problema dele seja de dependência química, doença, portanto. O segundo está livre, freqüentando os mesmos lugares que as pessoas de bem e muitas vezes ditando regras de conduta.

Acredito no ser humano e acho que há remédio para nós, criminosos de toda sorte, em maior ou menor potencialidade. Somos espíritos em evolução e dotados de inteligência, o que nos faz perfectíveis. Todos, sem distinção, poderemos alcançar um estágio evolutivo privilegiado, distante da violência, da maldade, e de todas as mazelas humanas, mas esse é um trabalho que teremos de fazer individual e coletivamente. Como disse Kardec, aqueles que já cresceram um pouco precisam ajudar os outros que estão mais atrasados.



QUAIS AS ATIVIDADES QUE DESENVOLVEU E DESENVOLVE NO MOVIMENTO ESPÍRITA?


Como disse na minha segunda resposta, vivi a minha vida toda no meio espírita. Meu último feito, que considero importante para mim, foi a publicação do livro "Criminalidade: Educar ou punir", fruto da experiência vivenciada no presídio quando atuava como Corregedora de presídios na comarca de Birigui. Atualmente sou presidenta da CEPAmigos (Associação de Delegados e Amigos da Cepa no Brasil), participo do CPDoc (Centro de Pesquisa e Documentação Espírita), escrevo artigos e faço palestras. Vivencio o espiritismo 24h por dia. Infelizmente há pessoas que são espíritas no Centro Espírita, mas não se lembram disso no seu trabalho. Não vejo como isso pode acontecer, pois somos únicos e nos manifestamos integralmente em tudo que fazemos.

A atividade mais importante para mim neste momento é a participação diária em um trabalho que ajudei a fundar em Bragança Paulista, denominado ECOA - Espaço Comunitário de Aprendizagem - Programa de Educação Integral, que se destina ao encaminhamento de crianças e adolescentes.

Penso que seja este um ótimo caminho para se fazer um trabalho efetivo de combate e prevenção à criminalidade: cuidar das crianças que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, evitando que sigam aquele rumo para o qual estão fadadas.



6 - ALGO MAIS QUE QUEIRA ACRESCENTAR


Apenas agradecer a oportunidade de divulgar este trabalho fincado nas bases kardequianas. Quem estuda O Livro dos Espíritos sabe que este é o caminho, embora olvidemos isso diariamente por comodismo e egoísmo também. Não é fácil praticar, vivenciando os postulados espíritas no dia-a-dia, mas sem a angústia da perfeição, da qual ainda nos vemos distantes, devemos nos esforçar.

Obrigada pela amizade e pelo seu trabalho de divulgação do espiritismo.








FOTOS ACIMA: Lançamento de livro na UNIP/Araçatuba; no CR de Birigui; concedendo entrevista na APAC, em Birigui. O Projeto CIDADANIA NO CÁRCERE foi premiado pelo BNDES e Fundação Ford (Ismael Gobbo)



PROGRAMAÇÃO SEMANAL RÁDIO ESPÍRITA DE CAMPINAS

ADE - Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

Rádio Espírita Campinas

www.radioespirita.org.br

Programa "Observatório Espírita"

A análise crítica da Imprensa Espírita
Sexta-feira, 20/11/09, 20h 30

Revista “O Consolador”

Londrina-PR

www.oconsolador.com.br

Revista “Reformador"

Federação Espírita Brasileira, Brasília-DF

www.febnet.org.br

Programa "Opinião Espírita"

A discussão dos assuntos que dizem respeito ao Espiritismo

Domingo, 08/11/09, 19h 00


O Espírito e o Tempo

No corre-corre atual, é possível dedicar nosso tempo também às questões espirituais?

Equipe: Carla Silveira, Isabela Lino, Sandro Cosso e Dermeval Carinhana.

Editorial

No planeta Terra o tempo é conceituado como a sucessão dos anos, dos dias, das horas e envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro. Como seres encarnados e moradores desse planeta, cabe-nos administrar nosso dia-a-dia segundo a concepção vigente. O homem contemporâneo parece ser escravo do tempo e está sempre em busca de mais tempo. Isso acontece porque freqüentemente parece não sobrar tempo para algumas atividades como lazer, estudo e práticas religiosas. A justificativa apontada é que o trabalho cotidiano absorve todo nosso tempo. No Espiritismo a definição de tempo remete-nos a uma maior responsabilidade quando compreendemos que o bom ou mau uso dele pode ser motivo de compromissos adquiridos pelo espírito, tanto em vidas anteriores como também para as próximas.

Texto: Carla Silveira.

Programa "Nos Caminhos do Saber"

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.

Domingo, 22/11/09, 20h 00

Ansiedade

Equipe: Valdete Tieppo, Éder Fávaro e Marcos Sibinelli.

Abordagem da ansiedade inserida em nossas vidas, e qual o trabalho íntimo para que ela se esvaia e não nos cause transtornos mentais, físicos e espirituais.

Produção e Apresentação: Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena

www.caminhandojuntos.org



PALESTRA SOBRE MEDIUNIDADE PORTO ALEGRE, RS


28ª. FEIRA DO LIVRO DE BRASILIA, DF

CONVITE

A Edicei - Editora e Distribuidora do Conselho Espirita Internacional estará presente na 28ª Feira do Livro de Brasilia DF

20 a 29 de Novembro de 2009.
das 10:00 às 22:00h

Local: Pátio Brasil Shopping
SCS Quadra: 07 Bloco: A Brasília - DF


Sessão de Autógrafos:

Relançamento Livro: Doutrina Espírita Para Principiantes
Autor: Luis Hú
Sábado 21/nov de 14h às 17h
Domingo 29/nov de 18h às 20h

Lançamento de Livros:
"Fugindo para viver" (INFANTIL)
Autor: Adeilson Salles
28 e 28/11 de 14h às 17h

Visite o Stand da EDICEI - Livros, DVDs Espíritas. Descontos e promoção de livros espíritas.

Oreni Pimenta
Dep.Vendas
(61) 3404-5700
distribuidora@edicei.com

"A maior caridade que se pode fazer à Doutrina Espírita é a sua própria divulgação" (Emmanuel)

Participe!


Fraternalmente,

Assessoria de Com. Social Esp. - FEDF
Federação Espírita do Distrito Federal
SWQM 5 / Esquina com o Habib's da 301 do Sudoeste - Brasília/DF
(61) 3344-8237

Endereços das casas espíritas do DF por bairro/região, horários das nossas atividades, calendário

de eventos e o e-mail e fones das diversas diretorias em:
www.fedf.org.br

Amigos, divulguemos para nossas lista de e-mails.
 
Se possível, imprimamos o cartaz (quando enviado em anexo),
fixando-o em locais visíveis e divulgando nas palestras, cursos, etc.
Lembremos de anotar em nossas agendas as datas dos eventos.

(Recebido por email da FEDF)

BAZAR DE NATAL BENEFICENTE SÃO PAULO


TEATRO COM O GRUPO SOL NASCENTES ARTES MOGI DAS CRUZES, SP


clique na imagem para ampliar

PALESTRA COM ESTEVÃO CAMOLESI SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP

Venha participar da última palestra do ano de 2009 de ESTEVÃO CAMOLESI.

Será no dia 03 de Dezembro, uma noite de festa e alegria!

A oportunidade de rever os amigos, conversar e encerrarmos o ano com "Chave de Ouro".

Sua presença é importantíssima!


Você e sua família serão muito bem-vindos.


A entrada é FRANCA e a palestra começara pontualmente às 20h00min.

Local: Grupo Fraternal Bezerra de Menezes

Rua Batuíra, nº 380 - Bairro Assunção

São Bernardo do Campo.


Visite o site:

www.estevaocamolesi.com.br

Espero vê-lo! Um forte abraço!

Até lá!


Visite sempre o site de Estevão Camolesi
( www.estevaocamolesi.com.br )

(Informação por email de Ademir Mendes)

CONHEÇA MELHOR O TEATRO ESPÍRITA SÃO PAULO


Caros (as) Amigos (as)

Convidamos a todos para participar da leitura dramática da peça:


JAULA DE AÇÚCAR PARA UM CORAÇÃO DE PEDRA.

A peça, inédita, foi recebida através da psicografia e revela um autor espiritual preocupado com as relações humanas, a família, o amor e as escolhas, certas ou erradas, que fazemos na vida.
Ela mostra que perdoar é uma decisão, assim como o amor, a alegria e a tristeza.
Conta a história de uma família durante 40 anos e todas as suas decisões e escolhas equivocadas, permeadas pelo egoísmo e a falta de conceitos elevados.
Dentro de uma proposta diferente para o TEATRO ESPÍRITA, este Ciclo de Leituras Dramáticas procura mostrar que que a dramaturgia com temática espírita não se faz apenas com adaptações de livros de sucesso, mas também com textos inéditos e,porque não, mediúnicos.
Os dramaturgos desencarnados voltam para mostrar que seus trabalhos continuam na espiritualidade e nos surpreendem com mais uma peça diferente, inovadora e que com certeza vai nos deixar refletindo por muito tempo.

Contamos com sua presença! Leve seu grupo, um amigo, um familiar.

Abraços Fraternos!

Luis Marcio Arnaut de Toledo <lmarcio@pea.usp.br>