BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FOTOS DA XIII SEMANA ESPIRITA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO ESTÃO NO SITE ABAIXO

Queridos amigos,

as fotos da XIII Semana Espírita de SBC - 2009 já estão disponíveis em nosso site: www.conselhoespiritasbc.com.br

Confira vários momentos desse importante evento que (re) uniu casas, trabalhos, estudos,

tarefeiros, amigos...

Abraços fraternos

Renata Stort

Depto de Eventos

Conselho Espírita SBC

(Recebido por email de Renata Stort)



AMARGURA


Leda Maria Flaborea

“O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem.”Lacordaire ¹

No nosso entender, a palavra amargura pode ter dois significados: o primeiro, ligado à inconformação, à rebeldia ante os desígnios de Deus; e o segundo, significando queixume, descontentamento com a própria vida.

Independentemente de sua significação, esta é uma atitude que não combina com o servidor de Jesus, se desejamos ser – pressupõe-se que essa deva ser, cristãos que somos, nossa busca constante – Seus discípulos.

Problemas todos nós temos, até porque o comprometimento ante as leis divinas, que criamos nas estações planetárias pelas quais transitamos, não nos permitiria uma vida isenta de preocupações. Por exemplo, no lar, jardim de espinheiro, onde angústias e inquietações exigem de cada um de nós renúncias e sacrifícios; no trabalho profissional, que não nos agrada realizar, porque quase sempre nos julgamos merecedores de melhores posições, mesmo que não tenhamos as aptidões necessárias para tal; no grupo de assistência social ou espiritual do qual fazemos parte, que não valoriza nossas ideias e esforços, geralmente - segundo nosso ponto de vista – melhores e maiores do que as que estão sendo praticadas. Tudo isso são dificuldades colocadas em nosso caminho, obrigando-nos a refletir sobre o verdadeiro significado de sua presença em nossa existência.

Somado a isso, surgem, no campo de atuação no qual estamos inseridos, aqueles problemas inerentes à própria existência, uma vez que o planeta onde estagiamos, presentemente, é eivado de dificuldades para nossa sobrevivência. Isto quer dizer que, vivendo em um planeta ainda tão materializado, habitando corpos ainda tão grosseiros, necessitamos de recursos materiais para não perecermos, sem termos cumprido o programa reencarnatório a nós destinado. Evidentemente que Deus sempre proverá o planeta e a humanidade que nele habita com os recursos necessários, para que a Lei do Progresso se cumpra, segundo Seus desígnios.

Então, não importa o tamanho ou a importância desses problemas – recursos financeiros que falta, enfermidade que chega a nós ou em ente querido, desajustes afetivos que não conseguimos administrar, tribulações que nos intranquilizam –, o fato é que o Pai precisa nos encontrar executando as tarefas que nos competem, para poder nos ajudar.

Destacamos isto porque, muitas vezes, pensamentos de pesar, de vitimização (“Deus me abandonou” ou “ninguém olha por mim”) afastam-nos das nossas obrigações mais simples, contaminam os companheiros de jornada, afetam o trabalho, o grupo no qual atuamos e nos adoecem. Agora, se permanecemos atentos, agradecendo ao Pai as oportunidades oferecidas, Seus Mensageiros encontrarão, na própria tarefa, os meios de nos socorrer. Por tudo isso, é importante prosseguirmos ajudando os outros dentro das nossas limitações. Poderemos ser ou estar limitados neste momento, mas não poderemos ser ou estar ociosos, física e/ou intelectualmente.

Santo Agostinho nos recorda que ainda na condição de desencarnados, vagando no espaço, escolhemos a prova, porque nos considerávamos bastante fortes para suportá-la. E pergunta-nos, com toda razão: “Por que murmurais agora?”

E, prosseguindo, alerta: “Vós, que pediste a fortuna e a glória o fizestes para sustentar a luta com a tentação e vencê-la. Vós, que pedistes para lutar de alma e corpo contra o mal moral e físico, sabeis que quanto mais forte fosse a prova, mais gloriosa seria a vitória, e que se saísseis triunfantes, mesmo que vossa carne fosse lançada sobre o monturo, na ocasião da morte, ela deixaria escapar uma alma esplendente de alvura, purificada pelo batismo da expiação do sofrimento.”²

Emmanuel destaca, ainda, com propriedade, a diferença entre amargura real e amargura injustificada. Na primeira, é compreensível, mas não pode paralisar nossa ação junto daqueles que estão ligados a nós. Na segunda, se os fatos são de menor importância, não merece de nós nem o fato de ficarmos descontentes ou queixosos.. Judiciosamente, o benfeitor espiritual adverte para guardarmos reflexão e prudência, a fim de não perturbarmos a obra do Mestre, e para que aqueles que nos cercam, sobretudo os nossos amados, não se privem da graça de Deus. ³

Assim, em qualquer circunstância, não nos esqueçamos de que em nos queixando do quê e de quem quer que seja, “estaremos intimando, a nós mesmos, a viver em nível mais alto e a fazer coisa melhor.” 4

Bibliografia

1 – KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. V, item 18.

2 - idem- item 19.

3 – EMMANUEL (Espírito). Vinha de Luz – [psicografado por] F.C.Xavier – 14ª ed., FEB – Rio de Janeiro/RJ – 1996 – lição 123.

4 – EMMANUEL (Espírito). Palavras de Vida Eterna – [psicografado por] F.C.Xavier- 20ª ed., Edição Comunhão Espírita Cristã – Uberaba/MG – 1995 – lição 100.

(Texto publicado em http://www.oconsolador.com.br/ano3/132/leda_flaborea.html e enviado por email pela autora)



VISITE A PÁGINA DO FORESPE 2009 OLINDA/RECIFE, PE

Olá amigas e amigos.

Informamos a todos que a partir de hoje já está disponível o blog do FORESPE 2009.
Nele vocês encontram informações sobre a programação do evento e dos outros dois simultâneos (Foresteen e Forespinho), os expositores, localização do Centro de Convenções de Pernambuco.

E durante o evento, você que reside fora do Recife poderá acompanhar um resumo dos principais acontecimentos do FORESPE 2009 através de textos, fotos, entrevistas e depoimentos. As exposições, os momentos de arte, os stands que fazem parte do evento, estarão lá registrados. Você poderá ainda, deixar o seu recado em nossa página.

O endereço é: www.forespe.org

Portanto, confiram e participem do FORESPE 2009!!!
Abraços,
Alexandra Torres

(Informação por email de Alexandra Torres)

PINTURA MEDIÚNICA COM VALDELICE SALUM SANTO ANDRÉ E SÃO BERNARDO DO CAMPO



SANTO ANDRÉ, SP

DIA 15 de Novembro de 2009 - DOMINGO
A partir das 15;00

Local: U.S.E. MUNICIPAL DE SANTO ANDRE
Rua Chui, 801 - Vila Pires

(Informação por emails de Ademir Mendes e Regina Bachega)


REALIZADO CHÁ-BAZAR DA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA. ARAÇATUBA, SP


Aconteceu neste domingo 8/11/2009 no Salão de Festas do Edifício Paineiras, em Araçatuba. O bazar é realizado uma vez ao ano graças ao esforço dos trabalhadores da casa que produzem diversos produtos que são comercializados para manter as atividades da Aliança Espírita Varas da Videira e seu departamento Casa da Caridade, entidades que não recebem verbas públicas. A diretoria da casa agradece as doações e a todos os que colaboraram direta ou indiretamente para o grande sucesso do evento. (Texto e fotos Ismael Gobbo)














FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP

Acontecera nos dias 16 a 22/11
das 9 as 22 hs a Feira do Livro Espirita
Local - Praça Joaquim Jose, centro
Prestigiem

PALESTRA COM ISMAEL BATISTA NO C.E. BEZERRA DE MENEZES. GUARARAPES, SP



LOCAL:
Centro Espírita Bezerra de Menezes - Guararapes
Rua Seis de Junho, 287
Data: 10/11/2009 (terça-feira) às 20:00 horas
Tema: Vencendo as Dificuldades de Relacionamento

(Informação por email de Marli Batista)

EXPOSIÇÃO DE PINTURAS MEDIÚNICAS EM JACAREÍ, SP

TEXTOS COM FOTOS

POR GISLAINE PASCOAL YOKOMIZO

Acontece em Jacareí a exposição de pintura mediúnica no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba com pinturas realizadas através das médiuns Marilusa Vasconcellos, Amália Falco e Agnes Graziano. A exposição ficará aberta ao público de terça a domingo das 9h às 17h., no período de 7 a 29 de novembro de 2009.


O Museu fica na rua XV de Novembro 143, Centro em Jacareí e a entrada é franca.



Abaixo, fotos da exposição onde encontramos pinturas de Van Gogh, Renoir entre outros pintores do mundo espiritual.









INFORMAÇÕES DA ALEMANHA POR FERNANDA MARINHO GOEBEL


FERNANDA MARINHO-GOBEL

Caro Ismael,

Aqui vão mais umas fotos do Congresso em Bonn. Ainda não recebi as fotos feitas por nosso companheiro responsável pela documentação do evento. Assim que as receber, enviarei a você.

Podemos dizer com alegria, que houve realmente uma excelente ressonância entre os médicos e terapeutas alemães presentes, que mostram massivo interesse em um trabalho cooperativo com a AME-Internacional. Creio que com isso alcançaremos a meta desejada: abrir portas para a realidade do espírito na Alemanha, afim de que os pacientes psiquiátricos possam ter uma melhor qualidade de tratamento e uma melhor compreensão de seus problemas.

Os livros de Allan Kardec foram vendidos em quantidade, principalmente os últimos lançamentos em alemão: "O Evangelho segundo o espiritismo" e "O Livro dos Médiuns". O lançamento de "Renasceu por amor" em alemão, de nosso saudoso e querido Dr. Hernani G. Andrade foi um imenso sucesso, tendo sido vendidos inúmeros exemplares. Também o livro infantil de nossa querida companheira Elsa Rossi, "Mein erster Teddy Bär" foi muito procurado.

Os livros dos palestrantes brasileiros também foram muito procurados pelo público presente de língua portuguesa, e já estamos planejando traduzir alguns para o alemão. O livro de Dra. Marlene Nobre, "The Soul of the Matter", embora em inglês, foi muito procurado pelo publico alemão.

Estamos muito felizes e motivados

Acabamos de voltar do Evento da AME em Amsterdam, organizado pela companheira Maria Moraes - dirigente do Conselho Espírita Holandês, onde Dr. Roberto Lucio Vieira de Souza, Dr. Décio Iandolli Jr, Dagobert Göbel e Dra. Marion van Bree apresentaram suas palestras com muito sucesso. Foi excelente. Assim que passar as fotos para o PC, te envio.

Um grande abraço fraterno com nosso carinho e gratidão pela divulgação dos eventos aqui na Europa,

Fernanda

(Informação por email de Fernanda Marinho Gobel)




NOTÍCIAS DA MARILIA ESPÍRITA

Olá, amigos.

Muita paz.


PROGRAMA LUZ E VIDA - 6 ANOS NO AR

(TV Comunitária, Canal 15, a cabo).

Data de exibição: 11/11/09 - 20 h - Reprises 14 e 15/11 - 18 h
Apresentador e convidado: Izaias Claro - Escritor e orador espírita
Tema: Como Superar as Aflições - Reflexões sobre a dor - 13

COMUNIDADE EURÍPEDES BARSANULFO. Dia 14/11, sábado, 20 horas, palestra com SIDNEY DORETTO, sobre o tema:"Segunda Vista".

NÚCLEO ESPÍRITA AMOR E PAZ. Implantou o PROJETO PERDÃO, que se trata de um atendimento fraterno individual voltado especialmente para questões relativas ao perdão, como terapia para a culpa, remorso, mágoas, ressentimentos e raivas. O agendamento é com Donizete Pinheiro.

6º ENCONTRO DE PRESIDENTES (reiterando). Na quarta feira 25 de novembro, 20 horas, na União Espírita João de Camargo, a USE Marília fará realizar o 6º ENCONTRO DE PRESIDENTES, constando da pauta os seguintes assuntos: 1. Projeto Casa Fraterna; 2. Encontro de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas em Tupã; 3. Sorteio Kit Fonte Viva; 4. ESDE; 5. Outros assuntos de interesse.

LANÇAMENTO DE LIVRO. Na quinta-feira 26 de novembro, 20 horas, no Centro Espírita Luz e Verdade, a USE Intermunicipal de Marília e o Centro Espírita Luz e Verdade farão realizar em nossa cidade o lançamento e noite de autógrafos do livro "CORRENTES DO DESTINO", pelo espírito MARIA CECILIA ALVES e psicografia de CÉLIA XAVIER DE CAMARGO, publicação da Petit.

Maria Cecília Alves viveu em Marília e aqui teve intensa participação no movimento espírita. Foi ligada ao movimento jovem, secretária da COMJESP realizada em Marília, dirigiu o Coral Carlos Gomes, secretária da UMEM (hoje USE Marília) e no fim de sua reencarnação estava ligada à União Espirita João de Camargo. A médium Célia Xavier de Camargo também residiu em Marília e foi amiga de Maria Cecília. Filha do médium Urbano Xavier, discípulo de Cairbar Schutel, já psicografou vários livros e atualmente reside no Paraná. CORRENTES DO DESTINO é um romance biográfico, no qual Maria Cecília narra sua reencarnação anterior, quando foi uma senhora de escravos.

LAR AMÉLIE BOUDET. O Núcleo de Aprendizagem e Vivência Espírita fará realizar o 8º FESTIVAL DA PRIMAVERA, ciclo de palestras em comemoração ao 53º aniversário de fundação do Lar Amélie Bouder e 214º aniversário de nascimento de sua patrona.

O tema central será: "Educação do Espírito". A programação é a seguinte:

Dia 20.11 - 20horas
Expositor: IZAIAS CLARO
Tema: Obediência e Resignação

Dia 28.11 - 20 horas
Expositor: HILTON SÉRGIO ISMAEL LUTTI
Tema: Caridade Material e Caridade Moral

Dia 05.12. - 20 horas
Expositor: ROOSEVELT ANDOLPHATO TIAGO
Tema: Os Trabalhadores do Senhor

Todas as palestras serão abrilhantadas com a apresentação do Canto Coral Amélie Boudet

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, acesse:

www.mariliaespirita.jor.br

MULTIPLICADOR OFICIAL DA REDE. Encaminhe esta REDE aos seus amigos. Envie para nós o número de pessoas para as quais você retransmite. Precisamos fortalecer esse ideal.

Abraços,


Donizete

(Informações por email de Donizete Pinheiro)