BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 1 de novembro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA YEDA HUNGRIA




Entrevista com Yeda Hungria, nascida na cidade de Campos, e residente na cidade de Niterói, ambas no estado do Rio de Janeiro, nos falando sobre sua trajetória pelo Movimento Espírita como oradora, médium e pesquisadora da história do Espiritismo. É casada com Fernando Hungria, mãe de Fernando Afonso e Márcio, avó de Caroline e Davi e sogra de Márcia e Lúcia.

Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Yeda, como se deu sua iniciação no Espiritismo?

Pela dor, como a maioria. Aos 15 anos, surgiram-me crises intensas de mal-estar. Padecendo por três anos e sem diagnóstico médico firmado, fui levada ao Centro Espírita Irmã Rosa, modelar instituição de Niterói. A primeira manifestação surgiu-me pela psicografia e, de imediato, cessaram os sintomas da causa até então desconhecida.

Anos depois, fui convidada para colaborar na recém-fundada União da Mocidade Espírita de Niterói (UMEN). Mais tarde, participei da diretoria quando a instituição transformou-se em centro espírita, onde permaneço vinculada.

Qual a sua atuação no Movimento Espírita?

A despeito das naturais limitações, empenho-me na divulgação do caráter educativo e consolador da Terceira Revelação. É uma oportunidade que se me apresenta para conversar com os companheiros do Brasil, Estados Unidos, França e Portugal.

E a vivência como pesquisadora dos primórdios do Espiritismo?

Desde a adolescência a figura do presidente americano Abraham Lincoln sempre me empolgou. Ao ingressar no espiritismo, verifiquei que os seus biógrafos omitiram as narrativas das sessões espíritas de que ele participara na Casa Branca, conforme documentado por Wallace Leal Rodrigues. Além deste autor, Canuto Abreu e Hermínio Miranda, pela qualidade do exercício investigativo, foram a inspiração e o incentivo para que me decidisse por essa vertente.

Assim, em 2005, nos Estados Unidos, tive o ensejo de pesquisar Andrew Jackson Davis, o pioneiro do moderno espiritualismo na América, conhecido nacionalmente como “o vidente de Poughkeepsie”, cidade do Estado de Nova York. Davis assombrou o país, a partir de 1843, com seus múltiplos talentos psíquicos, entre eles a produção de diagnósticos e tratamentos de saúde precisos, sob a inspiração do médico grego Galeno. Semi-letrado deixou dezenas de livros com temas científico, filosófico, religioso e histórico. O primeiro deles, Os princípios da Natureza, suas revelações divinas e uma voz para a Humanidade, enciclopédia de 800 páginas publicada em 1847, encontra-se preservado na Biblioteca Pública de Poughkeepsie, uma das fontes da pesquisa. Abordam os espíritos a origem do universo, história das religiões, criação e destino do espírito, reencarnação, comunicação dos espíritos com os encarnados, pluralidade dos mundos habitados, consolidação do espiritualismo na América, além de revelações do mundo extra-físico. Face à repercussão a obra receberia 34 edições em menos de 30 anos.

Cumpre destacar a importante particularidade de que a publicação antecedeu em dez anos o lançamento de O livro dos espírito.

E sobre a vida e a obra de Edgar Cayce?

Em outra ocasião, em 2001, ainda naquele país, pude pesquisar na Associação Para Pesquisa e Conhecimento, na Virgínia Ocidental, a vida e a obra de Edgar Cayce, um dos mais talentosos médiuns dos anos 1901 a 1945.

Fundada por Cayce, em 1931, a Associação é depositária do acervo de 14.256 comunicações realizadas em transe e anotadas por sua secretária, durante 43 anos. Centenas de tomos registram consultas tratamentos de saúde, predições, revelações da vida espiritual, formulações para doenças, conhecidas como “leituras”, e ocupam integralmente um dos pavimentos do grande edifício. Coincidentemente, ou não, o conteúdo de sua obra guarda notável similitude com a de Davis, sugerindo significativa continuidade.

Além disso, a identidade de princípios entre os ensinamentos trazidos por Cayce e os do Pentateuco espírita atesta a universalidade dos ensinos dos espíritos.

Que nos diria dos fenômenos de Lily Dale e Hydesville?

Em 1995, visitei a Assembléia de Lily Dale, no Noroeste do Estado de Nova York, secular instituição espiritualista no condado de igual nome. Surpreendi-me durante as pesquisas com a revelação de que as primeiras manifestações documentadas de espíritos nos Estados Unidos sucederam a partir de fevereiro de 1844, em Lily Dale, e não em 1848, em Hydesville, com as Fox. Contudo, estes fenômenos tiveram maior repercussão.

Embora fenômenos psíquicos já ocorressem na casa, antes da presença da família, ainda assim as manifestações em Lily Dale precederam aqueles episódios. O fato é ainda mais relevante porque os espíritos já realizavam, naquela Assembléia, um trabalho regular e organizado de terapias e curas, relatavam a vida no Além, produziam escritas e pinturas diretas, com o apoio de participantes dotados de amplos recursos medianímicos. A documentação referente, em forma de atas, encontra-se exposta no museu da instituição.

Considero importante consignar tais fatos, aqui resumidos, dado a importância para os anais do espiritismo.

Poderia nos falar dos casos de curas através do médium George Chapman?

Na década de 50, em Birmingham, região central da Inglaterra, o médium George Chapman realizava bem sucedidas cirurgias no corpo espiritual dos enfermados, sob o comando do espírito Dr. William Lang. O doutor fora membro do Real Colégio de Cirurgiões, clínico e cirurgião do Hospital de Londres, professor de Fisiologia e Anatomia na faculdade de medicina da capital.

Uma das intervenções espirituais do Dr. Lang, que muito repercutiu na época entre a comunidade médica, diz respeito à recuperação da saúde do menino Jonathan, paciente terminal de leucemia, desenganado pela medicina acadêmica. Para admiração da elite científica de então ocorreu a cura e, de igual modo, em dezenas de outros casos graves.

Quando encarnado o Dr. Lang orava antes e após as práticas, hábito que manteve nos trabalhos espirituais, sempre com o apoio do médium Chapman. Homem simples, da pequena Aylesbury, de profissão bombeiro, desprovido de qualquer iniciação espiritualista, doava-se integralmente às interveniências do espírito, movido apenas por humanitarismo. Jamais se dera conta da essência e importância de sua paranormalidade.

Quais outros casos julga interessantes?

Em 1994, pude trazer para o Brasil o caso da comprovação da veracidade da reencarnação, pela inglesa Jane Cockell. Em sua vida passada na Irlanda, como Mary Sutton, mãe de oito crianças, morrera de complicações do parto, 21 anos antes do seu nascimento como Jane. Movida por essas lembranças, que se faziam progressivamente mais intensas, Jane logrou, através de buscas exaustivas, encontrar a prole agora com a idade variando de 60 a 70 anos. Diante de tantas particularidades, fatos, lugares, nomes, descrições, relatos da infância e outros detalhes somente por eles conhecidos, os filhos, antes céticos, se convenceram de ser Jane Cockell a falecida mãe Mary Sutton.

Menciono brevemente, também, o encontro do Dr. Bezerra de Menezes e uma comissão da FEB com o médium americano Henry Slade, em 20 de junho de 1888, no Rio de Janeiro. Slade realizou duas demonstrações insólitas de escrita direta, assinada a primeira por L. de Mond e a outra, por Davis.

Outros trabalhos poderiam ser mencionados, entretanto seria alongar-me demais.

Por que casos como estes e outros são pouco conhecidos?

Esclareço que a importância por mim conferida aos fenômenos espíritas ocorridos em alguns países, em especial nos Estados Unidos, decorre do fato de que, embora relevantes, não têm sido eles convenientemente estudados e, por isso, não repercutem como deveriam. São esquecidos ou ignorados, até mesmo por aversão, ao contrário do que sucede no Brasil, repositório de considerável acervo específico. Por derradeiro, move-me, principalmente, o dever de reverenciar esses e outros nomeados do passado, porquanto exerceram com dignidade e fé inabalável o encargo de missionários da mediunidade, a despeito do ceticismo, perseguição, adversidade, escárnio, preconceito, incompreensão que enfrentaram.

Quais atividades desenvolve presentemente?

Colaboro com entidades do Movimento Espírita, entre elas a Casa Maria de Magdala, sediada em Niterói, pioneira no abrigo, educação, assistência médica, social e espiritual – segundo a doutrina espírita – endereçada a adultos e crianças carentes e terminais soropositivos para o HIV/Aids. Em julho último completou 18 anos de ação integrada gratuita para seus albergados.

Ao longo de nove anos exerci o cargo de diretora da Área de Divulgação da antiga Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, hoje Instituto Espírita Bezerra de Menezes (IEBM), constituído após a unificação do Movimento Espírita no estado, em novembro de 2000. Respondo pela produção de O Espírita Fluminense, órgão informativo do IEBM, participo de reuniões mediúnicas na UMEN e de estudo no Núcleo de Estudo Espírita Chico Xavier, instituído em casa de meu filho Márcio, em ambiente exclusivo.

Contribuo com artigos em periódicos espíritas, prefácios e dedico-me à divulgação oral da proposta da nossa abençoada doutrina. Atualmente, apresento palestras de lançamento do livro póstumo de Dante Labbate Desdobramentos mediúnicos e outros fenômenos psíquicos. São relatos de vivências do autor no campo de efeitos físicos, emancipação da alma, viagem ao passado, ideoplastia, zoantropia, transcomunicação instrumental, obsessão, magnetismo espiritual, saída do corpo e outras manifestações da fenomenologia espírita. Considero uma obra de grande densidade.

Algo mais que queira acrescentar?

Vivemos conturbado cenário com a perda de preceitos de ordem valorativa moral, espiritual e ética resultantes da ausência do amor em sua expressão mais sublime. Contudo, não nos tem faltado, nem faltará, o socorro providencial do Amado Pai, que vela por seus filhos carentes de reeducação. No esforço para retomar esses valores são-nos enviados, continuamente, arautos de uma nova atitude, cabendo-nos apoiar e exercitar vigorosamente o propósito de suas mensagens. Confiamos que possam elas modelar um novo homem, estruturado no pensamento humanístico, no bem estar da coletividade e na real edificação do Terceiro Milênio.










LEGENDA DAS FOTOS :

YEDA E O MARIDO FERNANDO EM LILY DALE ; QUADRO COM O MÉDIUM EDGAR CAYCE;

O PRIMEIRO LIVRO DE DAVIS (34 EDIÇÕES); ASSOCIAÇÃO PARA PESQUISA E CONHECIMENTO;

PESQUISA NA BIBILIOTECA PÚBLICA DE PONGHKEEPSIE

ACERVO DE YEDA HUNGRIA.


19ª. FEIRA DO LIVRO ESPIRITA DE LIMEIRA LIMEIRA, SP


(Informação por email de Lucia Rodrigues)

RÁDIO ESPÍRITA CAMPINAS

ADE - Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

Rádio Espírita Campinas

www.radioespirita.org.br

Programa "Observatório Espírita"

A análise crítica da Imprensa Espírita
Sexta-feira, 30/10/09, 20h 30

Jornal “O Clarim”

Casa Editora O Clarim, Matão-SP

www.oclarim.com.br

Gazeta “Pensador”

Agência de Notícias Espíritas da Paraíba, João Pessoa-PB

www.anespb.net

Programa "Opinião Espírita"

A discussão dos assuntos que dizem respeito ao Espiritismo

Domingo, 01/11/09, 19h 00


Os grandes nomes do Espiritismo

Os pioneiros que impulsionaram o pensamento espírita

Equipe: Marcia Bonfim, Carla Silveira, Jorge Munhóz, Carlos Garcia.

Editorial

A história humana tem registrado o trabalho de grandes pioneiros que, baseados nos conhecimentos de sua época, foram capazes de entrever os passos da humanidade. Com isso, em menor ou maior grau, eles se tornaram os responsáveis pelo impulso inicial para que novas prateleiras no conhecimento humano fossem criadas. O Espiritismo também teve seus iniciadores, pessoas que se dedicaram a observar, entender e registrar a natureza espiritual do Homem. Alguns tiveram seus nomes gravados na história. Muitos outros, porém, pelos mais diferentes motivos, permaneceram anônimos, mas nem por isso devem ser esquecidos. Como imaginar, por exemplo, o trabalho de Allan Kardec sem a colaboração dos médiuns que permitiram que ele mantivesse seus diálogos com os espíritos? E o que dizer dos editores que aceitaram publicar seus livros? Ao contrário do que se imagina, portanto, a principal característica do Espiritismo é o trabalho coletivo. Conhecer sua história, portanto, não é apenas um passeio pelo passado, mas, sobretudo, é um preparo para o futuro.

Texto: Dermeval Carinhana.

Programa "Nos Caminhos do Saber"

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.

Domingo, 01/11/09, 20h 00

Vida responsável

(gravação em estúdio externo)

Equipe: Marisa Alem, João Tomas, Marcos Sibinelli, Éder Fávaro.

A responsabilidade atuando na vivência de cada um. Qual a finalidade de cada um de nós perante a vida e o Planeta. A ação que contribui à solidariedade e à união fundamental entre as pessoas.

Produção e Apresentação: Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena

(Informação recebida por email)

PALESTRA SAÚDE INTEGRAL UMA ABORDAGEM QUÂNTICA . FORTALEZA, CE

Envio cartaz sobre palestra que estou ajudando a produzir. O assunto é de extrema importância para nossas propostas de construir novos pardigmas para saúde, com uma visão ampliada, holística e universal. Existe hoje todo um arcabouço científico apoiado pela Fisica Quântica que, aplicada à saúde, vem abrir novas e corroborar ou explicar antiquíssimas práticas de cuidado e cura. Alem disso estaremos divulgando o I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SAÚDE QUANTICA E QUALIDADE DE VIDA.

Preciso da ajuda de todos, pois Wallace está vindo por conta própria e estamos nesta parceria com a UFC. Por isso peço que enviem para seus contatos, repassem para suas redes e compareçam à palestra.

QUem se interessar pode me contactar por e-mail que eu repasso para a organização...

Desde já agradeço,
Abraços Fraternos
Duda Quadros




PALESTRA COM PINTURA MEDIÚNICA PITANGUEIRAS, SP



CONVITE

Dia 31/10/09, a médium Marilusa Moreira Vasconcellos estará na cidade de

Pitangueiras, a convite do Centro Espírita dr. Bezerra de Menezes.

Na ocasião as 14 hs. ela fará uma palestra sobre Obsessão, e, em seguida,

uma apreseentação de pintura mediúnica.

Depois haverá autógrafos psicopictografados dos livros da Editorial Espírita Radhu

Ltda.

O evento se dará na Rua Arnaldo Carone- 13

Compareçam.

Marla Costa Pereira-RP da Radhu

CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE, BAURU, SP COMEMORAÇÃO DOS 90 ANOS

ESTÁ CHEGANDO A HORA!!!

Olá, amigos do coração,
Jesus nos abençoe.

Sim, está chegando a hora. Daqui há um mês nossa Casa Espírita, o CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE (CEAC) de Bauru/SP, completará 90 ANOS de existência, em 02 de dezembro, com uma folha de incalculáveis serviços prestados a comunidade da "sem limites". Sua missão maior está embasada na recomendação do Espírito de Verdade (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, CAP.VI, INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS), quando afirma "ESPÍRITAS: AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO MANDAMENTO; INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO.

Estamos enviando nosso Boletim CEAC de Novembro de 2009, com a alegria de sempre e a imensa disposição de servir, oferecendo aos confrades e simpatizantes da Doutrina Espírita as principais informações das nossas atividades e matérias úteis para as nossas reflexões doutrinárias.

Esperamos continuar com nosso trabalho sério, transparente, fraterno e de união... Solicitamos repassar este informativo.

Abraços a todos. Até o próximo mês.

Leopoldo Zanardi, diretor do CEAC;
Ângela Moraes, Editoria.

(Informação recebida por email)