BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SOBRE A MORTE


Richard Simonetti

richardasimonetti@uol.com.br



1 – Datas comemorativas como Finados, de homenagem aos que partiram, evocam a problemática da morte. Não seria melhor exaltar a vida?

Considerando que todos vamos morrer um dia e que a morte é como um ladrão, não sabemos quando virá, oportuno que cogitemos do assunto e nos preparemos, a fim de não sermos colhidos de surpresa.


2 – Por que ela sempre inspira temor?

Um amigo costuma brincar, dizendo que as pessoas tem a consciência pesada. Há um fundo de verdade em sua irreverência. Consciente ou inconscientemente, sentimos que responderemos por nosso comprometimentos com deslizes que “enfeitam”, ou mais exatamente enfeiam a alma humana. Mas o problema é também de ignorância. Tendemos a temer o desconhecido.


3 – Há pessoas virtuosas, comportamento ilibado, esclarecidas, que, não obstante, guardam insuperáveis temores…

Não lhes terá sido fácil nem agradável a experiência do morrer, em pretéritas encarnações. Trazem o trauma do morte, algo semelhante à pessoa que tem medo de ser enterrada viva, porque em existência anterior acordou de um transe letárgico na sepultura ou ficou presa ao cadáver durante algum tempo.


4 – Como superar esse problema?

Cogitando do assunto, admitindo a idéia de que todos retornaremos ao Além, mais cedo ou mais tarde. Monges trapistas, na Idade Média, enfatizavam esse aspecto. Quebravam o voto de silêncio apenas para se cumprimentarem. Quando se cruzavam nos corredores do claustro proclamavam: memento mori, “Lembra-te de que vais morrer”.


5 – Não há um certo exagero nesse comportamento?

Sem dúvida, principalmente em relação ao voto de silêncio e o claustro. O homem é um ser eminentemente gregário. Seu próprio desenvolvimento cultural, intelectual, moral e espiritual, depende da convivência social, da comunicação, da palavra. Mas todos deveríamos ter sempre presente o memento mori, a certeza de que estamos em trânsito pela Terra.


6 – Viver em função da morte não atrapalha a vida?

E muito, mas a idéia não é essa. Devemos viver em função da vida, cuidando muito bem de nosso corpo, a fim de aproveitarmos integralmente o tempo que nos foi concedido.


7 – Há quem retorne antes do tempo?

Mais razoável perguntar se há quem retorne na hora certa. Passamos a vida a brigar com o nosso corpo. Submetemo-lo a pressões terríveis, de fora para dentro, com sentimentos negativos, como o rancor, o ressentimento, a mágoa, o ódio, o pessimismo, a revolta, o desânimo, a inconformação… E de fora para dentro, com os vícios, a intemperança, a glutonaria, o sedentarismo… Resultado: retornamos antes da hora, expulsos do corpo, como uma casa mal cuidada que desmorona, obrigando o morador a deixá-la.


8 – Como evitar isso?

Cultivando aquela “vida abundante” que Jesus promete, aquela vida que vibra em nossas veias, quando nosso cérebro povoa-se de nobres ideais e o nosso coração pulsa ao ritmo incessante de serviço em favor do semelhante. Quando as pessoas souberem como o magnetismo do Bem renova as células, cura as enfermidades, sustenta a saúde e alegra a existência, estarão dispostas a pagar qualquer preço pela bênção de servir.


PALESTRA SOBRE A MORTE

Ilustrada com slides

Richard Simonetti

Como retornamos ao mundo espiritual.

A família pode ajudar?

Velório – Cemitério - Cremação

Doação de órgãos - Suicídio

Medo da morte

Dia 30 de outubro às 20 horas.

Centro Espírita Amor e Caridade

Rua 7 de Setembro, 8-30 - Bauru


(Por email de Richard Simonetti)


LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE CHICO XAVIER POR DR. JOSÉ CARLOS DE LUCCA. SÃO PAULO



clique na imagem para ampliar

CONFERÊNCIA VIRTUAL SOBRE DESOBSESSÃO



Elizabete Iketani Octubre 19 / 8 PM

Conferencia: Desobsesion

Idioma: Portugues

Simoni Privato Goidanich en BezerraOnline (Grupo Virtual en Yahoo Messenger)
www.spiritist.com/bezerraonline.htm



Conferencia: La Revista Espirita

Idioma: Español

Solicitar ingreso a la sala al email bezerraonline@yahoo.com

Hora: 9 PM EDT, Hora de Miami

(Informação por email de news@spiritist.com)

PALESTRA COM CARLOS ALBERTO ZUQUE NO MÊS ESPÍRITA DE ANDRADINA, SP

REGISTRO COM FOTOS POR JOSÉ ROBERTO LOPES

E PALESTRAS QUE AINDA SERÃO REALIZADAS.

Na programação do Mês Espírita de Andradina, neste sábado, 17/10., esteve na Vila da Fraternidade Irmã Veneranda, nosso Irmão Carlos Alberto Zuque, Professor e Palestrante Espírita, acompanhado de sua Esposa Laine. Ambos são trabalhadores do Centro Espírita Candeias de Três Lagoas, e estão na vivência espírita há mais de 40 anos. Zuque, nos falou sobre Jesus Cristo e a interpretação de sua orientação de acordo com os capítulos I a VI do Evangelho Codificado por Kardec. Zuque fala com o coração estabelecendo linha direta com os ouvintes. É a linguagem universal que Jesus nos ensinou. É a lei de amor, aplicada na vivência espírita. Trabalho; perdão infinito; amor ao próximo; amor a si mesmo no cuidado com o corpo físico; das encarnações sucessivas; de próximas oportunidades; dos erros e defeitos que vemos nos outros; para que os vejamos primeiro em nós próprios; Dos apóstolos Paulo de Tarso, e de Maria Madalena que considera a única mulher entre os Apóstolos, que cumprindo orientação de Jesus se dedicou aos doentes do mal de Hansen até o fim de seus Dias, também atingida pela doença; De seu desencarne à vista do mar, que há muito não via. Foi uma aula perfeita para quem foi aprender sobre a doutrina.

NA ÚLTIMA FOTO: Denise, Rosangela, Norberto, Laine, Zuque, Valquiria e Eurico, estes dois últimos dirigentes da Vila da Fraternidade, onde aconteceu a palestra.












Dia 19/10/09 (Segunda) – 20:00 horas

Local: CENTRO ESPÍRITA “FÉ E CARIDADE”- ANDRADINA – SP

Rua Santa Terezinha, 340

Palestrante: Dra. IVONE DE MORI LOPES Andradina - SP


Dia 24/10/09 (Sábado) – 20:00 horas

Local: CENTRO ESPÍRITA “FÉ E CARIDADE” - ANDRADINA

Rua Santa Terezinha, 340

Palestrante: PAULO CESAR LODI Ilha Solteira - SP


Dia 26/10/09 (Segunda) – 20:00 horas

Local: CENTRO ESPÍRITA “FÉ E CARIDADE” – ANDRADINA – SP

Rua Santa Terezinha, 340

Palestrante: Dr. LUIZ AUGUSTO MACEDO Guararapes – SP


Dia 31/10/09 (Sábado) – 20:00 horas

Local: CENTRO ESPÍRITA “FÉ E CARIDADE” - ANDRADINA

Rua Santa Terezinha, 340

Palestrante: Dr. EMERSON SUMARIVA Araçatuba - SP

AGENDA 2010 DA FEB HOMENAGEIA CHICO XAVIER



FEB- Federação Espírita Brasileira editou uma bela e útil agenda para 2010 homenageando Chico Xavier em seu centenário de nascimento. Em forma de espiral com capa dura a agenda traz a cada mês informações sucintas mas importantes sobre a vida e a obra do grande médium mineiro. A agenda estará à disposição no Portal da FEB/Livraria Virtual e será brinde para quem adquirir coleções de livros da FEB como: coleções de Emmanuel, André Luiz e Revista Espírita, etc.

(Informações do CFN/FEB)

3º. CONEJOVENS. UM GRANDE ENCONTRO NA CIDADE DE AURIFLAMA, SP


REGISTRO: FOTOS POR CIDINHA MICHELIN

E ISMAEL GOBBO

O movimento espírita de Auriflama está de parabéns pelo belo encontro realizado durante todo o dia deste domingo 18/10. Cerca de 250 jovens e outros convidados prestigiaram o muitíssimo bem organizado evento realizado nas dependências da grande empresa Physicus Indústria de Aparelhos Esportivos Ltda que, pelo seu Diretor Mauricio Teixeira, tem prestigiado os eventos espíritas que ocorrem naquela cidade. A organização esteve a cargo da Mocidade Espírita Jerônimo Mendonça, Use Intermunicipal de Auriflama, Centro Espírita Caminheiros do Bem, Centro Espírita Amor Luz e Verdade, Comunidade Espírita Jesus de Nazaré, Centro Espírita Casa do Caminho, sob a liderança de Marcelo Barbosa, o grande entusiasta dos CONEJOVENS. Da programação constou no período da manhã palestra com o orador e médico neurologista Sergio Irikura, da cidade de Araçatuba SP, que abordou o tema “Transtorno Bipolar do Humor frente a Doutrina Espírita” e palestra com Ivana Nobre Módena, Assistente Social, de Araçatuba, desenvolvendo o tema “E agora o que eu faço?” de forma muito interativa com os presentes. Na parte artística, apresentou-se o coral infantil Maria de Nazaré e da Mocidade Jerônimo de Mendonça. No período da tarde foi a vez do Coral Harmonia, de Birigui, SP, regido por Eliana Okada e, em seguida, o grupo de teatro da Aliança Espírita “Varas da Videira”, de Araçatuba, encenou a peça “Allan Kardec, O Homem Universal”, dirigido por Ofélia Candil. Lanches o tempo todo, excelente almoço, ótimo bate papo e muita alegria deram complemento ao belo evento. Parabéns a todos os organizadores e os meios de comunicação que divulgaram o CONEJOVENS. (Ismael Gobbo).

VEJAM AS FOTOS NA SEQUÊNCIA DO TEXTO