BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 17 de outubro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA Fernanda Marinho-Göbel


FERNANDA MARINHO-GOBEL

Entrevista com a brasileira Fernanda Marinho-Göbel, residente na cidade de Northeim, Alemanha, nos contando sua bela e emocionante trajetória pelo movimento espírita brasileiro e alemão.

Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br




Pode nos fazer sua apresentação?

Pois não. Meu nome é Fernanda Marinho-Göbel, brasileira nascida na capital de São Paulo. Tenho 56 anos e sou casada em segundas núpcias (meu primeiro esposo é desencarnado) com Dagobert Göbel, que é alemão. Tenho duas filhas do meu primeiro casamento: Julia, 34 anos e, Raphaela, 30 anos. Estudei Comunicações Visuais e Artes na Universidade Mackenzie, e, mais tarde, fiz o Curso de Instrumentação Cirúrgica no Hospital das Clínicas de São Paulo. Essa é a profissão que exerci durante anos no Brasil e que também exerço desde que mudei-me para a Alemanha.

Qual a sua vivência espírita no Brasil?

Meus pais, Carmen Sylvia Marinho e Jarbas Marinho, tornaram-se espíritas quando eu tinha 10 anos de idade, passando a freqüentar primeiramente os tratamentos e palestras, e depois as Escolas de Médiuns e de Aprendizes do Evangelho da Federação Espírita do Estado de São Paulo, na época sob a direção do nosso saudoso Comandante Edgard Armond.

Meus pais trabalharam na Federação até o fim de suas existências terrenas, onde papai foi professor durante anos na Escola de Médiuns. Tive a alegria de ser sua aluna. Eu trabalhei também nos Grupos Espíritas “Casa do Caminho”, “Seara Bendita” e “Grupo Noel” durante muitos anos, até mudar-me para a Alemanha.

No Grupo Seara Bendita tive a oportunidade de freqüentar vários cursos de aperfeiçoamento sob a direção do saudoso Renato Coutinho, entre eles: “O Dirigente de trabalhos Espíritas“, “O Dirigente da Casa Espírita”, “Trabalhos de Orientação”, “Orador Espírita”, dentre outros, que muito me ajudariam anos depois aqui na Alemanha, quando da fundação de nosso Grupo ALKASTAR - Grupo de Estudos e Trabalhos Allan Kardec, Sociedade Registrada de Utilidade Pública ( www.alkastar.de) .

No Grupo Casa do Caminho tivemos a oportunidade, meus pais e eu, de conhecermos nosso tão querido e saudoso Dr. Hernani Guimarães Andrade, fundador e diretor do IBPP - Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas. Passamos então a trabalhar ativamente em seu Instituto, onde tivemos a oportunidade de conhecer o lado científico do Espiritismo, que tem sido para mim de valor inestimável aqui na Alemanha. Até hoje mantemos estreito contato com o IBPP através de nossa querida amiga de tantos anos, a professora Suzuko Hashizume, que muito nos auxilia enviando-nos precioso material informativo do IBPP.

E na Alemanha como tem atuado no movimento espírita?

Desde que cheguei na Alemanha há 15 anos, fundamos o Grupo ALKASTAR onde atuo como médium de psicofonia nos trabalhos de desobsessão e médium passista nos trabalhos de passes, dividindo com meu marido a responsabilidade da direção do Grupo. Fundamos também uma pequena Editora, a “Lichttropfen” (Gotas de Luz), para podermos recolocar no mercado as Obras Espíritas desaparecidas durante as duas Grandes Guerras, e, também, as nossas novas traduções. Para as traduções temos contado com o auxilio precioso de minha cunhada Sra. Vanadis Koch, professora de inglês e francês, que traduziu várias obras de Kardec do original francês para o alemão. Já editamos “O Evangelho Segundo o Espiritismo“, “O Céu e o Inferno“ e „A Gênese“ de Allan Kardec, todos traduzidos por ela, entre outros livros de Kardec, como “O Espiritismo em sua Expressao mais simples“, “O que é o Espiritismo”, etc.

Acabamos de lançar no mercado alemão o livro de Dr. Hernani Guimarães Andrade, “Renasceu por Amor”, traduzido por uma companheira de ideal alemã residente no Brasil, a sra. Rita Uthmann. De Dr. Hernani temos também a Monografia “Jacira e Ronaldo - Um caso sugestivo de Reencarnação” em alemão ( www. lichttropfen-verlag.de). Todos os livros editados pela Lichttropfen recebem um número de ISBN alemão, podendo ser encontrados em qualquer livraria européia.

Em que cidade mora e como chegou na Alemanha?

Moro em Northeim, no norte da Alemanha. Vim para a Alemanha após conhecer meu atual marido em um seminário de meus pais (Meus pais vieram para a Alemanha durante mais de 20 anos fazendo seminários sobre Espiritismo e Mediunidade). Dagobert era o tradutor, pois meus pais nunca aprenderam o alemão, fazendo os seminários em inglês. Nos apaixonamos e nos casamos. Uma história muito bonita. Dagobert é meu braco direito e esquerdo no que diz respeito ao trabalho espiritual e, sem ele, nosso Grupo jamais teria nascido.

Como é o movimento espírita na alemanha?

O Movimento Espírita desenvolve-se na Alemanha com bastante dificuldades, pois os alemães tornaram-se bastante materialistas após as duas Grandes Guerras, afastando-se também das religiões Católica e Protestante. Em tempo de guerra não há lugar para a filosofia ...

Antes disso, na época de Kardec, houve um grande movimento Espírita aqui, que chegou a contar com cerca de um milhão de adeptos. As raízes do Espiritismo estão, como todos sabemos, aqui na Europa, mas com as guerras os livros sumiram do mercado, e com isso o Espiritismo não desapareceu, mas eclipsou-se... Hoje em dia os livros só são encontrados em antiquários a preços exorbitantes. Por isso fundamos nossa editora, que tem como objetivo colocar novamente a literatura Espírita no mercado.

Agora é o momento de ajudar o Espiritismo a renascer, colocando os livros Espíritas novamente à disposição, não somente dos Espíritas como também do público leigo. Isto é muito necessário, pois a quantidade de pessoas que devido a problemas carmáticos, padecem sob a mediunidade torturada é imenso. Como a realidade do espírito é desconhecida, essas pessoas são fechadas em hospitais psiquiátricos e tratadas como loucas. O quadro é muito doloroso...

E como esse quadro pode mudar?

Considerando a urgência organizamos já no ano passado o 1o. Congresso Médico Espírita da AME-Internacional (1. Deutschen Kongress für Psychomedizin), sob direção de nossa querida Dra. Marlene Nobre, a fim de que os médicos brasileiros Espíritas possam trazer sua valiosa experiência para os colegas alemães, visando aliviar o sofrimento do paciente psiquiátrico. Esse ano repetiremos o evento, que terá lugar no período de 31 de outubro a 1 de novembro, em Bonn (www.kongress.psychomedizin.com). Esperamos poder contar esse ano com um número maior de médicos, psiquiatras e psicoterapeutas, a fim de que nossos queridos palestrantes da AME possam passar a eles a mensagem da realidade da vida após a morte.

Há grupos fundados originariamente por alemães ou surgiram com a participação de imigrantes?

Nosso Grupo foi fundado por alemães. Eu sou a única fundadora brasileira. Hoje em dia já contamos com mais 3 brasileiras entre nossos companheiros de trabalho, mas a maioria é alemã. Os demais Grupos Espíritas que conheço foram fundados por brasileiros e já contam também com vários trabalhadores alemães.

Quais outros eventos vocês tem realizado?

Esse ano tivemos entre nós a Médium pintora Maria Gertrudes Coelho, de Ituiutaba. Nós organizamos tournées para ela já há alguns anos, apoiando seu trabalho e da Fundação Jerônimo Mendonça. Ela apresentou-se em 8 cidades alemãs e 2 holandesas. Mais detalhes encontram-se no website alemão: www.maria-gertrudes.de.

Fora isso temos sempre nossos Seminários nos últimos domingos do mês, onde exercitamos a mediunidade e damos aulas sobre os livros da Codificação e sobre a obra de André Luiz, preparando melhor nossos companheiros de trabalho para as tarefas do Grupo. No momento damos aulas também sobre as doenças psíquicas, baseando-nos nos livros dos médicos da AME e nos livros de Divaldo Pereira Franco, a fim de melhor compreendermos e ajudar convenientemente aos necessitados que recorrem ao nosso Grupo.

Participamos também de Congressos diversos da área de saúde e também esotéricos, onde fazemos palestras sobre nosso trabalho espiritual, buscando chamar a atenção sobre o Espiritismo, usando a abordagem científica de Dr. Hernani G. Andrade. No fim de semana que vem estaremos participando de uma feira de saúde em Saarbrücken (www.grenzenlos.net), onde faremos um workshop e uma palestra, tendo também um stand para promover o Congresso da AME.

No que diz respeito ao trabalho prático, nosso Grupo oferece o tratamento de Passes (aberto para o público) na segunda e na quarta quartas-feiras do mês, e o trabalho de Desobsessão (fechado ao público) na primeira e na terceira quartas feiras do mês. Realizamos duas vezes ao mês aulas para os trabalhadores sobre os livros de André Luiz; todas as 2as. Feiras à noite temos trabalho de orientação ao telefone durante 3 horas e promovemos seminários de desenvolvimento mediúnico, visando preparar trabalhadores para o Grupo.

Algo mais que queira acrescentar

Gostaria de enfatizar que na Alemanha a abordagem Espírita deve começar pelo aspecto científico da Doutrina. O povo alemão é muito traumatizado em relação à religião, pois sofreu a Inquisição e o período da “caça às bruxas”. Muitos temem profundamente tudo o que tem a ver com espíritos ou fenômenos sobrenaturais.

Porém uma vez constatado e explicado o fenômeno à luz da Ciência, interessam-se pelo assunto e vão fundo na coisa, abrem os corações para a parte religiosa da Doutrina, e tornam-se trabalhadores excelentes, disciplinados e dedicados.

Devido a esse aspecto cultural do povo alemão, os livros de Dr. Hernani G. Andrade encontram aqui uma ressonância imensa, facilitando muito nosso trabalho de divulgação, que sempre iniciamos pela parte científica da Doutrina, introduzindo então lentamente as partes filosóficas e científicas da mesma. Essa tem sido nossa experiência pessoal em nosso Grupo de trabalho e estudos durante os últimos 15 anos. Agradeço de coração a você Ismael pela oportunidade oferecida de podermos relatar um pouco sobre a realidade alemã em relação ao Espiritismo.











FOTOS: FERNANDA E DABOBERT; IAN STEVENSON, DR. ALBERTO LYRA; JARBAS MARINHO, CARMEN SYLVIA MARINHO, HERNANI GUIMARÃES ANDRADE; FERNANDA, DAGOBERT, Suzuko Hashizume, Hernani Guimarães andrade; FERNANDA, DRA MARLENE NOBRE E ELSA ROSSI EM CONGRESSO NA ALEMANHA


2º. CONGRESSO MÉDICO ESPÍRITA DA ALEMNHA BONN- ROTTGEN


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

INFORMES DA ADE- CAMPINAS

ADE - Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

Rádio Espírita Campinas

www.radioespirita.org.br

Programa "Observatório Espírita"

A análise crítica da Imprensa Espírita
Sexta-feira, 16/10/09, 20h 30

“Jornal Espiritismo”

Associação de Divulgadores do Espiritismo de Portugal

www.adeportugal.org

Jornal “Verdade e Luz”

USE-Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP

www.userp.org.br

Programa "Opinião Espírita"

A discussão dos assuntos que dizem respeito ao Espiritismo

Domingo, 18/10/09, 19h 00


A função social e educativa do esquecimento do passado

Se o espírito é imortal e já viveu muitas outras vidas, por que elas não fazem parte de sua vida atual?

Equipe: Marcia Bonfim, Suely Venturini, Gustavo Montagner e Carlos Garcia.

Editorial

Há inúmeras características psicológicas do Homem cuja origem nem sempre pode ser identificada com facilidade na trajetória de vida de cada indivíduo. Muitas vezes, preferências, medos, capacidades, etc., brotam com tamanha intensidade em crianças, jovens e adultos, que foi necessária a elaboração de verdadeiros tratados que dessem conta de encaixar a origem desses fenômenos dentro do espaço de uma única vida humana. O Espiritismo, contudo, estende, e muito, esse limite. Entendendo que o espírito é imortal, ele é capaz de identificar, algumas vezes de maneira muito evidente e consistente, a origem de determinados traços psicológicos em experiências marcantes vividas por um indivíduo, assim como defendem os estudiosos da área, porém, em uma outra época, em uma outra existência desse indivíduo. Mais ainda, ele apresenta argumentos para justificar porque as pessoas em geral não têm condições de recuperar a memória integral desse enorme conjunto de experiências, ainda que, a rigor, isso não seja impossível por completo, como provam justamente os fenômenos que somos capazes de observar.

Texto: Dermeval Carinhana Jr.

Programa "Nos Caminhos do Saber"

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.

Domingo, 16/10/09, 20h 00

Entrevista com Américo Sucena

Sua atividade e atuação no meio espírita. Como a vida profissional o auxiliou e fê-lo utilizar os meios disponíveis em seu trabalho no presente. O Espiritismo, a casa espírita e a divulgação.

Produção e Apresentação: Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena

www.caminhandojuntos.org

PROGRAMA DA ADE/SP NA REDE BOA NOVA DE RÁDIO

AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA.PROGRAMA DA ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO


Sábado - dia 17 de outubro de 2009 - 8h - pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO Grande São Paulo: AM 1450. Sorocaba e Região Sudoeste - SP:1080 - Brasil : Via Parabólica: LeiloaçãoTV (Canal do Boi) Internet: www.radioboanova.com.br

E-mail - rede@radioboanova.com.br

Tel. 0800.9795011


Assunto a ser comentado : O narrador de esperanças – Grupo de contadores que lê livros infantis em mais de 70 hospitais brasileiros. É a proposta da Associação Viva e Deixe Viver – Matéria de autoria de Felipe Vilicic, publicada no Caderno Cidades//Metrópole do Jornal O Estado de São Paulo de 20 de setembro de 2009.


Participam do programa como comentaristas os comunicadores da ADE-SP, Milton Felipeli, Tarcizio Bazílio, Marcos e Ana Irene Chazan.

Direção : Éder Fávaro

(Por email de Éder Favaro)

7º. CONEC ESTÁ CHEGANDO... SERRA NEGRA, SP


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

EXIBIÇÃO DE FILME EM HOMENAGEM A KARDEC SÃO PAULO

Divulgação Doutrinária

Exibição do Documentário

O Espiritismo

De Kardec aos dias de hoje

18 de OUTUBRO, DOMINGO, às 10:00H

ENTRADA FRANCA

Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo

Rua San Gennaro, 102 – Mooca

Informações: 3569-0638

(Por email do correioceeb@ig.com.br repassado pela USE/SP)

PINTURA MEDIÚNICA EM PRESIDENTE PRUDENTE, SP


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

PINTURA MEDIÚNICA EM SERRA NEGRA, SP

PINTURA MEDIÚNICA

18 - outubro (domingo) às 09h00.

Centro Espírita Joana D’Arc,

Rua Allan Kardec, 53

Serra Negra SP

Médium: Eunice Santos de Iporá – GO

A pintura é precedida de uma palestra explicativa a respeito da pictografia.

As telas poderão ser adquiridas antes de serem pintadas (estarão disponíveis no local), escolhidas aleatoriamente, quando se mentaliza o auxílio desejado. Todas as telas são previamente psicografadas no verso pela equipe de médiuns do Seara de Luz, com mensagens de conforto e esperança que vêm ao encontro às necessidades de cada um.

Todo o produto é destinado à manutenção das obras assistenciais promovidas pelo Centro Espírita Seara de Luz de Iporá – GO

(Informação por emails de Ézio Amaral e Luiz Roberto Invernizzi)

INFORMATIVO SEMANAL DO C.E. SEARA DO MESTRE SÃO PAULO


RICHARD SIMONETTI


PALESTRA ESPECIAL

DIA 24/10 (SÁBADO)

COM O CONHECIDO ORADOR E ESCRITOR ESPÍRITA RICHARD SIMONETTI.

COMPAREÇA E TRAGA SEUS AMIGOS.

16/10/09 - Sexta Feira

20hs. - Reunião Pública

Orador: Valter Afonso - Tema: Livre

17/10/09 - Sábado

09hs. - Reunião Pública

Orador: William - Tema: Livre

15hs. - Reunião Pública

Orador: Edilson - Tema: Há muitas moradas na Casa de Meu Pai

19hs. Reunião de Monitores

20/10/09 - Terça Feira

Orador: Monica - Tema: A Terapia do Amor

AVISOS

Colabore com nossa Assistência Social, doando alimentos não perecíveis e roupas de recem nascidos (novas ou usadas em bom estado)

Venha participar do nosso ALMOÇO DA FAMILIA dia 08/11 (domingo). Maiores informações na Secretaria.


Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

(Informação recebida por email)


ENCONTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESPÍRITA COTIA, SP


S.A.E

ENCONTRO DE ASSITÊNCIA

SOCIAL ESPÍRITA


Data: 07.11.2009 (SÁBADO)

Horário: Das 14:30 às 17:00 hs.

Local: SEC - SOCIEDADE ESPÍRITA DE COTIA

Endereço: Rua da Prata 224 - Jd Nomura -Cotia/SP

(Próximo ao Ginásio de Esportes e Mercado Municpal)

Informações complementares: Ana Lúcia (analuquadra@gmail.com)

Fones: 4618-2376 / 7156-4707

A QUEM SE DESTINA O EVENTO:

A todos os tarefeiros que atuam nas áreas de ASSISTÊNCIA SOCIAL das casas Espíritas.

CONVITE ESTENDIDO

Aos companheiros de boa vontade, que queiram nos auxiliar.

Pauta: 1º - A ENTIDADE SOCIAL

2º - PROJETOS SOCIAIS

REALIZAÇÃO: S.A.E - SERVIÇO DE ASSISTENCIA SOCIAL ESPÍRITA



“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos ponto de vista. Juntos alcançaremos a realização de nossos propósitos" (Bezerra de Menezes)





SEMINÁRIO BIOÉTICA NO FINAL DA VIDA SOROCABA, SP


Seminário e palestra com dr. ALIRIO DE CERQUEIRA FILHO. TRÊS LAGOAS, MS


DR ALIRIO CERQUEIRA FILHO

FOTO JOSE APARECIDO DOS SANTOS


O Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier.

Rua Zuleide Perez Tabóx n° 751 centro de Três Lagoas M. S.

Convida trabalhadores e freqüentadores, e simpatizantes da doutrina.

Dia 17-10-09 Sábado
Alírio de Cerqueira Filho.
R
esidente em Cuiabá, MT.
Médico homeopata. Escritor e orador espírita, estará das 13:30h ás 17:30h ministrando o seminário com o tema: A gênese espiritual da doença e da saúde. E ás 19:00h, Palestra publica com o tema: Terapia pelo perdão

(Informação por email de Flávio Soares)


PROGRAMAÇÃO DA CASA ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES. MIAMI, FLÓRIDA, EUA

Esta semana en el Bezerra de Menezes:

Conferencias:

- Djalma Argollo, Viernes Octubre 16, 2009 / 8 PM

- Maria Isabel Puerto - Evangelio segun el Espiritismo, Domingo Octubre 18, 2009 / 11:30 AM

Asistencia:

- Asistencia Espiritual "Buen Samaritano"

- Asistencia Espiritual "Fluidoterapia"

- Asistencia Espiritual "Evangelio en la Casa Espirita"

- Asistencia Espiritual "Passes" (Bioenergia)

- Asistencia Social "Food Pantry"

- Asistencia Social "Caravana del Amor" Calendario

Estudios Doctrinarios:

- Codificacion Kardeciana en Ingles - Español - Portugues

- BezerraOnline (Estudios a distancia por Internet): Simoni Privato Goidanich Tema: La Revista Espirita - Miercoles 10/21/2009 - 9 PM www.spiritist.com/bezerraonline.htm

Grupos de Apoyo

- Convivencia Espirita (GAEV)

- Implantacion del Evangelio en el Hogar.

Mediumnidad:

- Reunion de Estudio, Desarrollo y Practica Mediumnica

Otras Actividades:

- Evangelizacion Infantil
- Grupo de Jovenes

- Libreria y Biblioteca Espirita,

- Bazar

- Desayunos gratis (Domingos)

- Yahoo Group - Foro de Discusion Espirita

(Informação recebida por email)

JAMIRO FILHO NA BAHIA E PERNAMBUCO

REGISTRO COM FOTOS

Ismael
Bom dia
Gostaríamos de pedir a gentileza de divulgar os eventos com Jamiro santos filho acontecidos aqui na região do são Francisco. Foram 10 dias de palestra entre as cidades de Juazeiro - BA, Petrolina PE,
casa nova, sobradinho e salgueiro pernambuco.
segue fotos .
abraco
Flavia

FRATERNIDADE ESPIRITA









FEB



Lançamento de livro e ações em SC

No dia 24 de outubro, a Federação Espírita Catarinense promove o Seminário “Somos Espíritos Imortais. Base para a Divulgação Espírita – 60 Anos do ‘Pacto Áureo’”, na sede do 14º Conselho Regional Espírita da FEC, em Florianópolis, desenvolvido por Antonio Cesar Perri de Carvalho, diretor da FEB.

Este também proferirá palestra no Centro Espírita “Amor e Humildade do Apóstolo”, oportunidade em que será relançado o livro “Sobrevivência e Comunicação dos Espíritos”, de autoria de Osvaldo Melo (secretário ad hoc do “Pacto Áureo”), editado numa parceria FEC e FEB. Com a palestra será iniciada a comemoração dos 100 anos de fundação do citado Centro.
Informações: www.fec.org.br

Congresso Espírita do Rio de Janeiro

O II Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, tendo como tema central "Espiritismo - rumo para ser feliz".

Da programação constam palestras, pinga-fogo, mesa-redonda, stands de divulgação, teatro, música. Entre os palestrantes estarão Antonio Cesar Perri de Carvalho, Célia Maria Rey de Carvalho, César Soares dos Reis, Divaldo Pereira Franco, Dalva Silva Souza, José Raul Teixeira e Suely Caldas Schubert.

Paralelamente será realizado o 5º Encontro dos Núcleos Espíritas Universitários com atividades desenvolvidas pelo Núcleo Espírita Universitário.
Outras informações no site http://congressoespirita.ceerj.org


Seminários no Maranhão

A Federação Espírita do Maranhão, FEMAR, promove de 18 a 20 de outubro, o Seminário “Família, O Amor Educando Gerações”, com Sandra Borba, da Federação Espírita do Rio Grande do Norte.

Ao longo do mês de outubro, a FEMAR realiza programação em torno do aniversário de Allan Kardec e dos 60 anos do “Pacto Áureo”, e, um seminário com a equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, nos dias 16, 17 e 18.
Informações: www.femar.org.br

Confraternização de Juventudes

Os Departamentos de Infância e Juventude, Doutrinário, de Assuntos da Família, de Comunicação, de Promoção Social e de Estudos e Pesquisa da Federação Espírita do Rio Grande do Sul promovem a XXIII Confraternização de Juventudes Espírita do Rio Grande do Sul, a CONJERGS, nos dias 24 e 25 de outubro, na cidade de Tramandaí (RS). O evento tem como tema “O Jovem e a Doutrina Espírita – A hora é agora: Faça parte desta caminhada!”.
Informações: www.fergs.org.br


Oficina do Espírito

A VIII Mostra Espírita de Dança “Oficina do Espírito” realizou-se nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro, no Instituto de Difusão Espírita (IDE), localizado na cidade de Araras (SP). A Mostra constitui de estudos sobre a dança e arte espírita, de oficinas de reflexão e práticas de dança à luz do espiritismo, e de apresentações de grupos espíritas de dança.

Neste ano, o tema central dos estudos e oficinas foi “Criação: Sou criador, sou criatura”. O evento foi uma realização do IDE - Instituto de Difusão Espírita em parceria com a ABRARTE - Associação Brasileira de Artistas Espíritas. Informações no site www.abrarte.org.br

Centenário de Chico Xavier

Prossegue intensa procura pelo 3º Congresso Brasileiro de Espiritismo (Brasília, 16 a 18 de abril de 2010) e há poucas vagas para preenchimento total do auditório principal do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento está inserido no “Projeto Centenário de Chico Xavier” implementado pelo CFN da FEB, e contará com palestras e momentos de arte alusivos a Chico Xavier.

Ao se completarem as vagas para o auditório principal, existirão vagas para auditórios com telão e, também, com frequência franqueada ao público, no último dia do evento, no Ginásio de Esportes Nilson Nelson. Informações e inscrições no site: www.100anoschicoxavier.com.br


Congresso Espírita da Juventude

De 23 a 25 de outubro, a Federação Espírita do Estado de Sergipe promove o Congresso Espírita da Juventude com a proposta de reunir adolescentes, educadores e pais em uma reflexão em torno dos desafios da juventude.

Fazer brotar no jovem o comportamento ético, a alegria, a responsabilidade e o amor perante a vida é a meta do encontro que conta com palestras de André Luiz Peixinho, da Federação Espírita do Estado da Bahia e de Sandra Maria Borba, da Federação Espírita do Rio Grande do Norte.
Mais informações no site www.cej2009.com

CEI na Feira do Livro de Brasília

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, receberá, a partir do dia 23 de outubro, a Feira do Livro da cidade que, em sua 28ª edição, contará com a presença da Editora, Distribuidora e Livraria do Conselho Espírita Internacional.

Na oportunidade, ocorrerá sessão de autógrafos com autores como Luis Hu Rivas, autor da obra "Doutrina Espírita para Principiantes". Informações: (61) 3322-3024







O Pensamento de Emmanuel

O autor faz valioso estudo sobre a correlação da mensagem de Jesus com o pensamento de Kardec e Emmanuel, para demonstrar a perfeita harmonia entre as respectivas afirmações. Hereditariedade, amor, aborto, eutanásia e suicídio são temas analisados com propriedade e coerência. Obra de muito interesse e valor.