BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 13 de outubro de 2009

BALIEIRO, PRESIDENTE DA USE/SÃO PAULO EM ENTREVISTA PARA “O CONSOLADOR”



“O Centro Espírita será o que dele fizermos”

O presidente da USE estadual de São Paulo fala sobre as dificuldades encontradas no movimento espírita e os planos da instituição para os próximos anos

José Antônio Luiz Balieiro (foto), nosso entrevistado da semana, é o atual presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE), função que acumula com a presidência da USE Intermunicipal de Ribeirão Preto.

De família espírita, nascido em Franca (SP) e residente em Ribeirão Preto, Balieiro é, no meio espírita, vinculado ao Centro Espírita Amor e Caridade e ao Sanatório Espírita Vicente de Paulo, da mesma cidade.

Nesta entrevista, ele fala sobre o movimento espírita paulista e seus projetos para o futuro à frente da USE

O Consolador: O recente Congresso Estadual da USE, em Serra Negra, demonstrou uma vez mais a pujança e a força do movimento espírita paulista. Quais os resultados mais expressivos colhidos no recente evento?

No 14º Congresso da USE focamos o grande público, trabalhando o tema da vivência no amor, pelos caminhos da educação. Falamos sobre a importância do combate ao egoísmo, através da reformulação das instituições, fundamentalmente o lar. Sensibilizamos os congressistas nesse sentido, promovendo um grande encontro de pessoas. Ainda apresentamos as nossas campanhas permanentes, relançando a Comece pelo Começo. Tivemos a oportunidade de mostrar aos congressistas o jeito de ser da USE. Esta postura foi diferenciada em relação aos nossos últimos congressos e marcou uma nova fase nesses eventos.

O Consolador: Qual a maior experiência colhida no exercício de presidência de um órgão de caráter estadual e com o dinamismo próprio do Estado de São Paulo?

A convivência na diversidade e na pluralidade, respeitando peculiaridades, diferenças e necessidades das mais diferentes áreas de trabalho e regiões geográficas, bem como dos órgãos de unificação que compõem a USE e das casas espíritas, considerando principalmente as individualidades.

O Consolador: A extensão territorial do Estado, a diversidade de opiniões e experiências chegam a ser um obstáculo de difícil superação?

Temos nos empenhado no trabalho de divulgação dos princípios espíritas e do Evangelho de Jesus, fato que se apresenta como a finalidade maior da casa espírita. A nosso ver este é o caminho da convergência, de colocarmos a causa acima do personalismo e autoritarismo. A ausência de compromisso, comprometimento e fidelidade à Doutrina Espírita é visível neste momento de transição, em que a prática espírita vem sendo substituída por práticas estranhas, campanhas menos dignas, interesses financeiros e pessoais. O Estado de São Paulo, por ser considerado de alto potencial pelas outras unidades da federação, em todos os sentidos, chama muito a atenção para si, e isto também acontece com o movimento espírita, atraindo investidas e posicionamentos que perturbam o dia-a-dia e a demanda do serviço na casa espírita. Quando se levanta a situação de obstáculo de difícil superação, temos de colocar a necessidade de estudo, análise e avaliação. A doutrina é saudável, o que fazemos dela, que é de nossa responsabilidade, é que tem sido o grande desafio. Vigilância é a palavra da hora.

O Consolador: Quantas instituições existem no Estado de São Paulo? E estão filiadas à USE?

Cadastradas pelo CNPJ temos no Estado mais de quatro mil instituições que se dizem espíritas. Sabemos que este apontamento carece de estudo mais adequado, o que não é de nossa competência. A USE mantém relacionamento permanente com 2.200 sociedades, e tem unidas, comprometidas com a sua filosofia e com as tarefas de unificação, 1.400 casas espíritas. A troca de experiências, convivência no trabalho, relacionamento fraterno acontecem de modo espontâneo e natural nessa ação, facilitando e favorecendo o trabalho nas casas espíritas. É a história do feixe de varas...

O Consolador: Como você vê a ação do Conselho Federativo Nacional e sua integração com o trabalho realizado pelas federativas estaduais?

O Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira, é o órgão que representa o movimento espírita brasileiro. É formado pelas federativas representativas dos Estados e do Distrito Federal, que lhe dão conteúdo e consistência. O CFN orienta o trabalho das federativas, sugerindo meios e ações para a orientação do centro espírita, o que facilita o estudo, a prática e a divulgação da Doutrina Espírita.

O Consolador: Quais, em sua opinião, as maiores dificuldades encontradas no movimento espírita, considerando-se a sua finalidade?

Estamos em fase de aprendizagem na convivência, envolvidos pelas nossas dificuldades pessoais, que se projetam na casa espírita e no movimento. Resolvendo as nossas dificuldades pessoais, as dificuldades de nossos lares, estaremos dando passo gigantesco para a solução das dificuldades institucionais. Isto depende da educação, já nos disseram os Espíritos Superiores, de nosso compromisso e responsabilidade com a Causa, de encarar e vencer o egoísmo.

O Consolador: E as maiores alegrias?

Conviver com pessoas. As mesmas que provocam as dificuldades dão-nos também as alegrias. Basta aproveitar as lições cotidianas e crescermos no entendimento do outro. Temos na Doutrina Espírita um tesouro, um bem. Se ele é bom, vamos compartilhar com todos. Boa vontade e ânimo propiciam oportunidades no trabalho espírita, úteis ao nosso aprimoramento pessoal e coletivo.

O Consolador: O tríplice aspecto da Doutrina Espírita tem sido bem assimilado pelo movimento espírita, com regiões e costumes tão diversos num país continental como o nosso?

No movimento orientado pelo CFN, âmbito de atuação das federativas estaduais, a assimilação e vivência dos aspectos doutrinários são naturais, e a campanha de divulgação do Espiritismo esclarece e orienta nesse sentido. Fora deste ambiente encontramos divergências semânticas, situações minoritárias e isoladas, não obstante atuantes e invasivas, que tentam afetar e embaraçar o trabalho na casa espírita.

O Consolador: Os misticismos e rituais ainda impregnados em instituições que se distanciam do estudo têm trazido prejuízos ao progresso da Doutrina Espírita no país?

Impregnados nas instituições e em personalidades com interesses individuais e de grupos, sim, trazem prejuízos, pois impedem o progresso da divulgação da doutrina, turvando os seus princípios e práticas. Todavia, pensamos que isto é processual e contribui para o aprimoramento de todos nós que estamos vivendo este momento, testando nossa firmeza de propósitos e responsabilidades. Os escândalos virão, é inevitável, mas ai daqueles que favorecem a sua chegada. “A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.” (Campanha de divulgação do Espiritismo - FEB/CFN.)

O Consolador: O aspecto religioso de nossa Doutrina traz inúmeros benefícios à alma humana, fortalecendo a fé, disseminando o socorro moral e espiritual e ainda incentivando o amor através do estímulo oferecido às obras de caridade, tão comuns em nosso país. Comente esse detalhe tão vivo de nossa cultura.

Aponta o folheto do Conselho Federativo Nacional na campanha de divulgação que “o Espiritismo traz conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abre nova era para a regeneração da humanidade. Assim, deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social”. No aspecto religioso, abre para a conceituação da caridade tal como era entendida por Jesus: benevolência para com todos, indulgência para com as faltas alheias, perdão das ofensas. Esta é a dimensão da caridade para a comunidade espírita.

O Consolador: Quais os planos para o futuro da USE nos próximos anos?

Na parte material administrativa, torná-la autossustentável, como centro facilitador de troca de experiências, âmbito de convivência e relacionamento, favorecendo a adequação da casa espírita para que ela cumpra o seu papel social; na parte doutrinária e moral, aprimorar as tarefas de unificação para propiciar melhor e maior divulgação da Doutrina Espírita, através das casas unidas, e a vivência do Evangelho de Jesus. Manutenção do foco central, que representa a missão da USE: a Codificação Espírita, a Educação e a Promoção do ser humano.

O Consolador: E as marcantes campanhas da USE, sempre estimuladas com sucesso e boa assimilação, têm ações planejadas?

Em nosso plano geral de trabalho priorizamos as nossas campanhas permanentes. Em 2008, fortalecemos a campanha “O Evangelho no Lar e no Coração”, fazendo dela, junto ao CFN, uma campanha nacional; neste ano, 2009, estamos relançando a campanha “Comece pelo Começo”, fazendo do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) meio para a sua implementação e divulgação. Em 2010, voltaremos a focar intensamente a campanha “Viver em Família”, criando motivações para o seu fortalecimento. Todas as nossas campanhas, somadas às campanhas do CFN/FEB permitem intensa movimentação dos órgãos da USE em todas as regiões do Estado.

O Consolador: A bagagem histórica da USE, em suas décadas de atuação, trouxe e continua proporcionando fortalecimento do pensamento espírita e integração dos espíritas. Existe uma receita para ampliar ainda mais esse aspecto?

A nossa história é marcada com respeito e compromisso com a Doutrina Espírita. Formamos no estado uma rede que atua com liberdade e autonomia, preservando os princípios espíritas com lealdade e firmeza, tornando-nos compromissados com as tarefas de unificação, o que nos dá a oportunidade do trabalho amigo e fraterno. A receita é geral e abrangente, está em Obras Póstumas, em trabalho eloquente do Codificador, quando exalta a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

O Consolador: Algo mais que gostaria de acrescentar?

Neste momento de transição, registramos a importância do trabalho do dirigente espírita na orientação do trabalho de suas casas, onde as práticas devem ser as “práticas espíritas” e a responsabilidade pelo que acontece está em nossos ombros. Os Espíritos oportunizam, porém não fazem por nós. O Centro Espírita será o que dele fizermos. O estudo e a prática dos princípios da doutrina são o roteiro seguro para que alcancemos objetivos, cumprindo tarefas antes assumidas.

O Consolador: Suas palavras finais.

Agradecemos pela oportunidade de mostrar um pouco de nossa USE e de nosso trabalho. No Estado somos dirigentes de órgãos da USE, em todos os seus níveis, distritais, municipais, intermunicipais e regionais, aproximadamente 1.100 trabalhadores da área de unificação federativa, todos prontos para informar e compartilhar atividades. O nosso convite para que se aproximem, conheçam, contribuam com este trabalho para que a Doutrina Espírita alcance o coração do homem e faça do nosso planeta um lugar de gente feliz.

Fonte: http://www.oconsolador.com.br/ano3/128/entrevista.html

(Informação repassada pela USE/Jaú)

DIA DA CRIANÇA

Dia da Criança,

Tempo de esperança.

Menino que brinca e rola

Não esqueça da escola.

Em todos os locais,

Respeite os seus pais,

Não estrague, nem fira

As plantas e animais.

Menino abelhudo,

Não fuja do estudo.

Menino na estrada

Não atire pedrada.

Menino catarrento,

Não fique no vento.

Menino da favela,

Muitas vezes sem lar,

Peça o apoio de alguém,

Mas não busque furtar.

Veja as suas lições,

Por dentro de casa,

Não fique na rua,

Que a rua é uma brasa.

Seja você quem for,

Nunca perturbe a ninguém.

Criança, Criança,

Você é a esperança

Do mundo que vem.


Livro: Agência de Notícias

Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Jair Presente

GEEM – Grupo Espírita Emmanuel Sociedade Civil Editora

Projeto Saber e Mudar
Aos poucos e sempre.

Informações e cadastro: saberemudar@gmail.com

(Informação recebida por email)



(Festa para as crianças. Casa da Caridade, Araçatuba, SP FOTO ISMAEL GOBBO)


COLABORE COM O NATAL DOS KERUBINS EVENTO PARA ARRECADAR FUNDOS. ATIBAIA, SP


Clique na imagem para ampliar

Como alguns já sabem, fazemos parte de um grupo que realiza trabalhos voluntários chamado "Kerubin´s: Anjos da Alegria"

Levamos um pouco de alegria aos corações tão carentes de creches, asilos, casa de apoio e favela.

E para podermos arrecadar recursos para atender e melhorar um pouco o "Natal" de todas essas pessoas, vamos realizar novamente um dia diferente, como foi um sucesso a do ano passado.

Faremos um churrasco beneficente, com bingo. O evento será realizado no dia 18/10/2009 das 10:00 às 16:00 horas na "CHÁCARA LOUZAS" em Atibaia. O site de lá é: http://www.chacaralouzas.com.br

E venho agora até vocês para pedir a sua colaboração.

O convite será de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por pessoa, criança até 5 (cinco) anos não pagam. De sobremesa haverá frutas, e a bebida e o doce não estão inclusos, mas o convite dá direito a uma cartela de Bingo. Os prêmios ainda estamos arrecadando.

Além dos atrativos da chácara já conhecidos, e visto através do site, haverá brincadeiras com os monitores, a apresentação do "GRUPO KERUBINS", e o cantor Daniel Alves abrilhantará a festa com seu genero ecletico.

Fico no aguardo da confirmação de sua presença e peço que voces também divulguem para seus familiares e amigos, para que possamos transformar este NATAL em um dia especial e inesquecivel para esses velhinhos, crianças e casas de apoio assistidas por esse grupo. Anexo mando fotos de alguns desses encontros.

Desde já obrigada a todos.

Regina



ALMOÇO DA FAMÍLIA NO SEARA DO MESTRE SÃO PAULO


PROSSEGUEM AS PALESTRAS DE ANIVERSÁRIO DO C.E. BEZERRA DE MENEZES . ARAÇATUBA, SP



Clique na imagem para ampliar

(Informação por email de Sirlei Nogueira)

7ª. FEICULTE ESTÁ CHEGANDO. SÃO PAULO

FEICULTE 2009 será em 04 de outubro e já tem confirmada a presença de Plínio Oliveira.


A equipe da USE Vila Maria já se prepara para a sétima edição deste evento tão querido pelo público das casas espíritas desta distrital e, até, do movimento espírita em geral. Como sempre, haverá espaço para palestras, atividades artísticas, guloseimas e atrações para as crianças.
Enquanto aguardamos outubro chegar, podemos recordar o sucesso da edição 2008: saiba o que aconteceu neste dia tão especial, quando os integrantes das sete casas da USE Vila Maria se confraternizaram alegremente, clicando em
6ª FEICULTE.

(do site http://br.geocities.com/usevilamaria/index.htm)



PALESTRA NO MÊS ESPÍRITA DE ANDRADINA, SP

Estivemos na noite de ontem 12/10/2009, proferindo palestra no C.E. Fé e Caridade na cidade de Andradina, SP. onde fizemos a abordagem do movimento de espiritualização, o papel da Doutrina Espírita e dos espíritas nesse contexto. Falamos também sobre o movimento espírita no Brasil e em outros países. Tivemos a oportunidade de rever diletos amigos entre os quais os da velha guarda.



















FILMES BASEADOS EM LIVROS ESPÍRITAS

As filmagens de "Nosso Lar" já foram encerradas e realizadas com licença de direitos e todo o apoio da FEB. Da mesma forma "E a Vida Continua..." O lançamento de ambos está programado para meados de 2010, dentro das comemorações do Centenário de Chico Xavier.

César Perri

(Informações por email)


O AEROBUS PARA O FILME NOSSO LAR.

CONSTRUIDO EM NOVO HAMBURGO, RS

http://espiritodocotidiano.blogspot.com/2009/10/aerobus-do-mundo-espiritual.html


PALESTRA COM RICHARD SIMONETTI NO SEARA DO MESTRE. SÃO PAULO



1º. SIMPÓSIO PARA UMA VIDA FELIZ SÃO PAULO



Clique na imagem para ampliar

NOTICIAS DA MARÍLIA ESPÍRITA




Olá, amigos.

Muita paz.


PROGRAMA LUZ E VIDA - 6 ANOS NO AR

(TV Comunitária, Canal 15, a cabo).

Data de exibição: 14/10/09, 20 h - Reprises 17 e 18/10, 18 h
Apresentadora e Convidada: Ana Herrera - Associação Espírita Alves de Abreu

Tema: Pai Nosso

COMUNIDADE EURÍPEDES BARSANULFO. Dia 17/10, sábado, 20 horas, prossegue o ciclo de palestras em homenagem ao Codificador, tendo por tema central: "Uma Janela para Kardec". Na oportunidade, falará Agrício Antonio de Almeida, sobre o tema: "Centro Forte? Centro Fraco?".

ENCONTRO DE DIRIGENTES E TRABALHADORES EM TUPÃ. Não esqueçam. Vai ser no domingo 25 de outubro.

NOTÍCIAS DO BRASIL

ADAMANTINA. O médico ALEXANDRE PEREZ, atuante no movimento espírita de Marília, participará de eventos na cidade de Adamantina. No dia 14 de novembro, sábado, 20 horas, no Ave Cristo-Centro de Aprendizagem e Vivência Espírita, fará palestra sobre o tema: O Processo de Amadurecimento da Consciência Espírita-O Despertar da fé, das obras e da compreensão". No domingo 15 de novembro, das 9 às 13 horas, no mesmo local, participará da 8ª Jornada da Casa Espírita, desenvolvendo o seminário "Últimas Pesquisas sobre as faculdades e estruturas do espírito e da mente".

PROGRAMA SAGRADO. O Espiritismo estará participando do programa SAGRADO, pela TV Globo, que será levado ao ar todos os dias, às 6 horas da manhã, com abordagens de questões sociais sob a ótica das religiões. Saiba mais acessando: http://www.sagrado.org.br

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, acesse:

www.mariliaespirita.jor.br

MULTIPLICADOR OFICIAL DA REDE. Encaminhe esta REDE aos seus amigos. Envie para nós o número de pessoas para as quais você retransmite. Precisamos fortalecer esse ideal.

Abraços,


Donizete

(Recebido por email de Donizete Pinheiro)