BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 26 de dezembro de 2009

MARCHA MUNDIAL PELA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA RECEBIDA POR NITERÓI, RJ

Uma das treze cidades brasileiras a receber a Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência, é Niterói, a única que não era uma capital. O fato aconteceu no dia 18 de dezembro, sexta-feira, com a Equipe Base da Marcha Mundial, que vem percorrendo os seis continentes, terminando no dia 2 de janeiro, em Punta de Vaca, em Mendoza, na Argentina.

A Marcha que saiu da Nova Zelândia em 2 de outubro, dia do aniversário de Gandhi e dia Mundial da Não-Violência (decretado pela ONU), passará por 106 países e atravessará os seis continentes, incluindo a Antártica, e chegará a Punta de Vacas em 2 de janeiro de 2010.

A Rede Paz Niterói foi a responsável por trazer a Marcha à cidade, congrega dezenas de organizações não governamentais e religiosas, empenhadas na promoção da cultura de paz e tem promovido eventos e ações nesse sentido ao longo dos últimos sete anos.

Em Niterói, centenas de personalidades, empresas e instituições religiosas, governamentais e não governamentais, entre elas, o Prefeito Jorge Roberto Silveira, grande parte do seu secretariado, o Presidente da Câmara, Paulo Bagueira e todos os Vereadores, assinaram o termo de compromisso com a Marcha.

Parte da Equipe Base da Marcha composta de elementos do Brasil, da Espanha, da Finlândia, da Itália, da Alemanha, da Colômbia, do Chile e da Argentina foram recebidos nas Barcas da Praça XV pela área de Comunicação e Marketing das Barcas S/A, que também aderiu à Marcha, veiculando em seus quadros de aviso e na TV Barcas os evento no Rio e em Niterói.

Em Niterói, na Praça Araribóia, foram acolhidos por uma comissão de niteroienses que rumaram em clima de muita alegria, em direção à Câmara Municipal de Niterói, com suas faixas e banners, onde foram recebidos pela Banda Santa Cecília que tocava em suas escadarias.

A seguir foi realizada uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores, às 17:30 h, por iniciativa do Vereador Felipe Peixoto em homenagem à Marcha Mundial pela Paz e aqueles que trabalham pela cultura de paz, representados pela Equipe Base internacional e local da Marcha e por organizações governamentais, não governamentais e religiosas, no âmbito local, nacional e internacional entre os quis estavam presentes, entre outros:

· Professor José Raymundo Romêo: Representando o Prefeito, Secretário de Ciências e Tecnologia, ex- Reitor da UFF e Membro do Conselho Diretor da Universidade das Nações Unidas - ONU, em Tóquio.

· Vereador Waldeck Carneiro: idealizador do Projeto de Lei do COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz, o primeiro do Estado do Rio de Janeiro, apoiado depois por mais três vereadores: Renatinho, João Gustavo e Felipe Peixoto, encaminhado ao Executivo como proposta

· Vereadores Jorge Lessa da Costa Issa e Renatinho

· Professor Pedro Tomá: Diretor do “Instituto de Estudos para a Paz Daisaku Ikeda” - Buenos Aires - Universidade da Paz de Buenos Aires – Argentina

· Dr. Alberto Jazlovici: Presidente do Rotary Club Glew de Buenos Aires Argentina

· Professor Fernando Sanches: Presidente do Rotary Club Almirante Braun de Buenos Aires Argentina

· Sr. Pol DHuyvetter: Consultor da Organização Prefeitos pela Paz 2020 e assessor executivo da Fundação de Cultura pela Paz de Hiroshima

· Sra. Aurora Marquina: representando a Equipe Base Internacional da Marcha Mundial (Espanha)

· Sra. Maria da Conceição Ribeiro: Educadora e Representante do Comitê da Marcha em Niterói

· Sra. Petra Klein: Equipe Base da Marcha - Alemanha

· Sra. Tereza Cristina Bernardes: Ambientalista e Representante da Rede Paz de Niterói e Brahma Kumaris

· Dr. Waldenir Bragança: ex-Prefeito de Niterói, ex- Governador do Rotary RJ e presidente da UNIVERTI – Universidade da Terceira Idade

· Sr. Henrique Oliveira Vianna: Subsecretario de Direitos Humanos

· Professora Satie Mizubuti: Coordenadora da CODIM – Coordenadoria dos Direitos da Mulher-e ex-vereadora de Niterói

· Sr. Afonso Borges G. Soares - membro da Associação Universal de Esperanto, com sede na Holanda, da Liga Brasileira de Esperanto e da Associação Esperantista do Estado do Rio.

· Dom Roberto Paz: Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói

· Sra. Carmen Cyrino: ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação

· Sr..Aurélio Gama: Organização Fé Bahá`í

· Professor Alberto Hasson: do Centro Israelita de Niterói

· Sr. Carlos Novo: Presidente da União Espiritualista de Umbanda

· Sr. Paulo Sérgio Peixoto: Diretor do 38º. Conselho Espírita de Unificação de Niterói

· Sra. Neide Sena: Posto Samaritano Centro de Valorização da Vida

· Fernando Chaves: Grupo Escoteiro São Francisco de Assis

· Sra. Ângela Fernandes: Ex-vereadora de Niterói

· Sra. Ubirajara Marques: representando o Deputado Rodrigo Neves

· Srta. Cristina Weber: Comitê da Marcha de Maricá



A Sessão foi presidida pelo Vereador Felipe Peixoto, sendo a Mestre de Cerimônias a Sra. Eliani Oliveira, da Rede Paz e também assessora do Vereador Waldeck Carneiro. Face ao adiantado da hora só cinco pessoas puderam abordar o tema da Sessão: a PAZ.

“Que esse momento não seja apenas uma confraternização e sim uma conclamação para que as pessoas vivenciem a paz a cada dia para e que Niterói seja uma cidade de Paz,” avaliou Professor José Raimundo Romeô.

Maria da Conceição Ribeiro responsável pelo Comitê da Marcha pela Paz em Niterói agradeceu a todos que se juntaram a Marcha em Niterói em especial a Rede Paz de Niterói sob a coordenação da Sra. Tereza Cristina Bernardes, as adesões e apoio de personalidades e de Instituições governamentais, não governamentais e religiosas de Niterói, aos vereadores Waldeck Carneiro e Felipe Peixoto, e a todos os presentes inclusive o Comitê da Marcha de Maricá, concluindo que o maior legado da passagem da Marcha pela cidade será a continuação de realizações na área da cultura de paz.

Dr. Waldenir Bragança parabenizou o Vereador Felipe Peixoto e o Comitê local da Marcha Mundial e a Rede Paz – Niterói, pelas felizes iniciativas e ações pela Paz em nossa cidade, esclarecendo que Rotary Clube prioriza a paz desde 1922, inclusive, fazendo intercâmbio cultural com jovens e mantendo sete Universidades da Paz, em todo o mundo. Fez referências aos companheiros do Rotary da Argentina presentes ao Ato presentes, em especial ao Professor Pedro Tomá da Universidade da Paz daquele país, que recebeu o título de Cidadão Niteroiense por iniciativa do Vereador João Gustavo.

Segundo Pol D’Huyvetter, da organização Prefeitos pela Paz – Protocolo de Hiroshima e Nagasaki a Marcha tem o objetivo de denunciar a perigosa situação mundial, e sua organização de tentar banir todas as armas nucleares até 2020. Para ele, é preciso convencer os governos a não utilizar as guerras como meio para resolver conflitos. Pol concluiu dizendo que espera que Niterói faça parte dessa causa e se junte aos Prefeitos pela Paz, aproveitou, então, a oportunidade para entregar ao representante do Prefeito o formulário de adesão.

A Sra. Aurora Marquina da Marcha Mundial disse que não devemos nos preocupar só com a violência externa mas também tomar cuidado para não considerar como natural a violência do dia a dia, nas relações familiares, sociais, religiosas, econômicas e psicológicas.

O vereador Felipe Peixoto fez uma homenagem ao pacifista Mahatma Gandhi através de um projeto de lei aprovado pela Câmara, que denomina o nome Mahatma Gandhi a praça localizada no Vale Feliz, no Engenho do Mato.

Segundo Felipe, Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela não-violência e merece essa homenagem.

O Movimento Espírita de Niterói fez uma oferta a cidade de uma belíssima placa em latão a ser colocada na Praça Mahatma Gandhi registrando a passagem da Marcha Mundial pela cidade.

Encerrada a Sessão, o Ato Público prosseguiu na parte externa da Câmara com um show pela Paz, coordenado por Ana Cristina de Castro e equipe da Secretaria Municipal de Integração, quando as pessoas puderam assistir apresentações dos conjuntos de Hip-Hop (dança de rua) de jovens “Com Rua‘ e de idosos “Arte de Dançar‘; da Banda do Liceu Nilo Peçanha e da bateria da Acadêmicos do Cubango, em seguida, os integrantes da Marcha seguiram todos em caminhada, acompanhados da Banda do Liceu, para as Barcas e depois para o MAC onde crianças da R. Teixeira de Freitas , sob a coordenação do Sr. Gelson fizeram uma apresentação musical, na esplanada, ao som de batucada do grupo.

A seguir foi oferecido, pelo Bistrô do MAC, um cocktail à Equipe Base Internacional da Marcha Mundial e aos integrantes da Rede Paz - Niterói e dos Comitês da Marcha de Niterói e Maricá após o que, já de volta ao Rio, a Srta. Renata Pollo, da Brahma Kumaris cantou uma bela música sobre a Paz.

Finalizando a presença da Marcha na cidade, o Sr. Paulo Sérgio Peixoto teceu alguns comentários sobre o nascimento de Jesus, o príncipe da Paz, e a frase “Paz na Terra aos homens de boa vontade”, convidando a todos a orarem o Pai Nosso.

No dia seguinte, sábado, dia 19, em Copacabana, aconteceu a Marcha pela Paz, em Copacabana, com a participação de 30 niteroienses, aproximadamente. Às 20 horas, um ato inter-religioso e um show no Cristo Redentor, marcaram o encerramento das atividades no Estado do Rio.

Um grupo de niteroienses e cariocas se integrarão à Marcha em direção a Buenos Aires e depois rumarão para Punta de Vacas, ambos na Argentina, para o ato final em 02 de janeiro de 2010.



(Informação e fotos recebidos por email de Paulo Sérgio Peixoto integrante da Rede Paz e do Movimento inter-religioso de Niterói)

0 comentários: