BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 5 de dezembro de 2009

FOCALIZANDO O CLUBE DA VOVÓ FELIZ “JOSEFINA PERRI CEFALY DE CARVALHO”. ARAÇATUBA, SP


UMA REUNIÃO DO CLUBE DA VOVÓ 11/2009. FOTO ISMAEL GOBBO





RECESSO DE FINAL DE ANO



A ociosidade é quem envelhece, não o trabalho.
Dia 01 de dembro na instituição "Nosso Lar" aconteceu o encerramento das atividades do “Clube da Vovó Feliz Josefina Perri Cefaly de Carvalho” – Dona Bebé.
Este clube se reúne todas as terças-feiras. Há várias atividades desenvolvidas por um grupo de voluntárias: pintura á tecido, bordado,crochê, costura, aulas de
alfabetização, confraternizações, troca de experiências.
Além de tudo isso existe um trabalho de assistência; cesta básica, verduras, legumes e frutas.
Há também o acompanhamento da saúde das vovós e da higiene corporal .
Ainda, contamos com as voluntárias na explanação do Evangelho ás nossas queridas vovós.
No final de cada mes, contamos com a presença do Tecla Voz, que vai alegrar mais ainda as vovós, inclusive a comemorar as aniversariantes do mês.
Não importa quantos anos você tem, o importante é as escolhas que você faz na vida.



(Informações por Maria Luzia de Almeida Rosa)



LEIA BIOGRAFIA DE DONA BEBÉ ABAIXO




Antonio Cesar Perri de Carvalho



Nasceu em São Carlos (SP), aos 15/12/1925, filha de Diogo Cefaly e de Antonieta Perri Cefaly. Com a desencarnação da genitora, em São Paulo, foi trazida para viver com a avó e os tios em Araçatuba, em 1935. Era conhecida pelo apelido familiar Bebé.

Pertencia a uma família tradicional, de imigrantes italianos, e católicos.

Formou-se professora em 1944 e assumiu cargo no Magistério Estadual. Em 1950 foi a primeira professora de uma classe de educação infantil em Araçatuba. Atuou em Grupos Escolares de São Paulo e de Araçatuba, onde se aposentou em 1969.

Casada com Rodolfo Graça de Carvalho, tiveram os filhos Antonio Cesar, Paulo Sérgio, Antonieta Maria Cristina e Aldo Luís; as noras Célia Maria, Mariliza, Daniela; o genro Josafá e dez netos. Era viúva desde 1988.

Desde a juventude apresentava simpatia pelo Espiritismo. Em função da família conheceu Benedita Fernandes e relata um interessante episódio no livro “Dama da Caridade”, de autoria de seu filho. Mantinha amizade com colegas, cujos familiares eram pioneiros espíritas, como as famílias de Almir Rodrigues Bento, Ivan de Albuquerque, Antonio Pires do Rio e Antonio Freitas de Menezes.

Residindo em S.Paulo passou por revezes econômicos, época em que conheceu a umbanda e ao retornar a Araçatuba, em 1956 procurou médiuns espíritas como Irma Ragazzi Martins e Irone Rosa Protetti. Desenvolveu profunda amizade com d. Irma e levou seu filho mais velho e seus irmãos Rolandinho e Walter. Na residência de d. Irma, ela e Rolando conheceram Emília Santos, médium que atuava no Centro Espírita Amor e Caridade, na vizinha Biriguí, onde passaram a freqüentar as reuniões.

Em 1959 iniciam as atividades espíritas em Araçatuba: Rolando, Emília, Bebé e outros companheiros e familiares fundaram o “Grupo de Estudos Evangélicos João Luís dos Santos”. No ano seguinte, fundaram a Instituição Nosso Lar, desdobrada também com a Casa Transitória. Em 1966 surge a Casa da Sopa Emília Santos e em 1972 a Creche João Luís dos Santos e o Centro Espírita Luz e Fraternidade. Nestas instituições integrou a diretoria desde a fundação, tendo ocupado vários postos, durante mais tempo como vice-presidente, e presidente, após a desencarnção de Rolando Perri Cefaly, em 1997. Nos últimos anos não integrava a diretoria e se dedicava mais à creche e ao clube da vovó.

Atuou em reuniões e inúmeros eventos da USE Municipal. Colaborou com dados e biografias para os livros “Obra de Vultos” (Vol. I e II), editado pela USE Regional de Araçatuba. Foi anfitriã de inúmeros conferencistas, inclusive Divaldo Pereira Franco. Participou de vários eventos da USE em São Paulo e de alguns Congressos Estaduais de Espiritismo, acompanhando seu filho Antonio Cesar, presidente da USE.

Além da atuação doutrinária e assistencial nas Instituições a que era vinculada, sempre que possível apoiava outras Instituições e muitas pessoas que recorriam a ela em busca de uma palavra de orientação e de consolo.

Embora em ritmo reduzido manteve atividades assistenciais até os momentos finais de sua existência.

Há registros de fatos de sua vida nos dois volumes “Obra de Vultos”, já citados, em “Dama da Caridade” e em “Em Louvor à Vida”, ambos de autoria de seu filho Antonio Cesar e em “Histórias de Vida: A profissão de professor em uma família de imigrantes”, de sua nora Célia Maria.

Durante toda sua existência, sempre manteve um ideal elevado, determinação, muita energia e alegria, com grande dedicação à família e ao próximo.

Desencarnou em Araçatuba aos 5/9/2003.

0 comentários: