BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 21 de novembro de 2009

LISBOA, PORTUGAL IV JORNADAS PORTUGUESAS DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE

UM AUTÊNTICO SUCESSO!

Maria do Rosário Caeiro *


É uma enorme alegria para nós podermos afirmar categoricamente que as IV Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade constituíram um autêntico sucesso!

Realizadas como habitualmente pela Associação Médico-Espírita Internacional (AME-INT), em colaboração com a Associação Médico-Espírita de Portugal (AMEPortugal) e a “Verdade e Luz”- Associação de Divulgação, Editora e Distribuidora Espírita, com sede em Algés (Lisboa), as IV Jornadas Portuguesas decorreram no fim-de-semana de 14 e 15 do corrente mês de Novembro, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária, da Cidade Universitária de Lisboa.

O número de pessoas (entre médicos, técnicos da área da saúde, e público em geral) que esgotaram completamente a lotação deste moderno espaço cultural, foi superior a 900, e foram mais de 100 aquelas a quem tivemos que negar a entrada, por já não haver lugares sentados.

Contudo, dada a óbvia decepção mostrada por todas as pessoas que tiveram que ficar fora do evento, e na tentativa de minimizar a sua desilusão, a organização resolveu antecipar a data das próximas Jornadas e realizá-las em 29 e 30 de Maio de 2010.

O público, que veio de todo o país e ainda de Espanha e do Brasil (coisa que muito nos alegrou), foi fazendo no decurso do evento comentários elogiosos à organização, que considerou de nível profissional, apesar de ser constituída apenas por voluntários, sendo também referido, por várias vezes, o facto das Jornadas (que começaram em 2006) terem vindo preencher a lacuna que havia deste lado do Atlântico: a falta de conhecimento sobre a interrelação existente entre Medicina e Espiritualidade.

Como sempre, antes de se entrar nas Jornadas propriamente ditas, o evento contou com duas apresentações artísticas, duas delas durante a sessão de Abertura: primeiro, a “Tuna Médica de Lisboa”, formada por alunos das Faculdades de Medicina das Universidades Clássica e Nova, ambas desta cidade, que com a sua alegria trepidante, entusiasmaram o público; e depois, a formação do “Foco Musical”, constituída por uma soprano, um pianista e um quinteto de cordas; esta última formação voltou a actuar na sessão de Encerramento, onde, tal como já é habitual, os oradores ofereceram uma rosa a cada pessoa do público, uma singela homenagem que, desde o primeiro ano, sempre quisemos fazer à nossa amada Rainha Santa Isabel (conhecida no Brasil como Isabel de Aragão) e também ao nosso querido Chico Xavier.

Este ano, os conferencistas (doze em total, dos quais onze eram médicos – 7 brasileiros e 4 portugueses), abordaram temas muito interessantes, entre os quais podemos destacar o Transtorno Afectivo Bipolar; a Epilepsia; a Hiperactividade; a Dependência das Drogas (incluindo o álcool e o tabaco); o Carma; o Cancro; a Diabetes; o Aborto; a Eutanásia e a Experiência de Quase Morte (EQM); o Coma e os Transplantes.

Tal como nas anteriores, as IV Jornadas quiseram continuar a promover o paradigma médico-espírita, e a sua visão integral da saúde, mostrando ao público que há uma integração entre Ciência e Religião, através da procura de novas possibilidades de cura. E devido ao tema central deste ano – A Espiritualidade em Acção: Novos Rumos para a Saúde – foi possível ratificar, mais uma vez, que o Espiritismo (baseado na imortalidade do espírito e na sua evolução) pode dar à humanidade ferramentas muito eficazes para o progresso, nas áreas do conhecimento, da saúde, e da transformação moral do homem.

Após o que foi abordado nos dois dias, diríamos que se pode fazer a seguinte síntese:

O homem só vai ter uma saúde perfeita, quando nele reinar a harmonia total entre corpo, mente e espírito. Ora, esta harmonia, só a vai conseguir, através da sua transformação moral e, para que esta se dê, é preciso que comece a pôr em prática os ensinamentos de Jesus (o Médico das nossas almas) registados no seu Evangelho de Luz.

Por tudo isto e muito mais, parece-nos que as IV Jornadas Portuguesas não podiam ter sido mais gratificantes para todos aqueles que puderam assistir!

Mas como tudo o que nelas se passou foi gravado e vai ser vendido em DVD, quem quiser, pode desde já encomendá-lo, enviando um email para jornadas@verdadeluz.pt

* trabalhadora do Grupo Espírita Batuíra - Algés








FOTO: O AUDITÓRIO, A MESA DOS TRABALHOS, DOUTORA MARLENE NOBRE RECEBE ROSAS VERMELHAS.

ORADORES: Da esquerda para a direita e na primeira fila:

Dr. Torcato Soares Santos, da AMEPortugal ; Dr. Hassane Fahrrat, Tesoureiro da AMEPortugal; Dra. Paula Costa e Silva, da AMEPortugal; Dra. Marlene Nobre, Presidente das AMEs Internacional e Brasil; Dr. Décio Iandoli Jr., vice-presidente da AME de Mato Grosso do Sul (AME-MS); Dr. Francisco Ganhão, Presidente da AMEPortugal; e Dr. João Jacinto, Presidente da AME Lisboa.

Na 2ª fila, da esquerda para a direita:

Dr. César Geremia, da AME do Rio Grande do Sul (AMERS); Dr. Carlos Roberto de Souza, Presidente da AME de Campina Grande - Paraíba; Dr. Jorge Daher, da AME de Goiás; Dr. Sérgio Lopes (com a mão no ombro do Dr. Décio), Presidente da AME de Pelotas; e Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza, Vice-Presidente da AME Brasil.

(texto e fotos recebidos por email de Rosario Caieiro)

0 comentários: