BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Fazendo a diferença Betinho inspira comitê


JOSÉ ROBERTO V. BARBOZA

FOTO ISMAEL GOBBO

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



O dia 9 de agosto assinalou os 12 anos de ausência de Herbert José de Sousa, o Betinho, sociólogo e ativista dos direitos humanos que teve uma trajetória memorável e inesquecível para todos os brasileiros e a humanidade. Sua grande marca foi o projeto Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. Inspirados nessa figura singular e na sua iniciativa, funcionários do Banespa, que haviam fundado um comitê em 1993, com sua morte o nominaram Comitê Betinho dos Funcionários do Banespa (hoje Santander-Banespa). Um de seus fundadores e atual presidente, José Roberto Vieira Barboza, 56, bacharel em Direito e espírita de berço, fala, abaixo, sobre o trabalho que vem sendo realizado:

Folha Espírita – Quando e como surgiu o Comitê Betinho?

José Roberto Vieira Barboza – O comitê foi fundado em 1993 por funcionários do Banespa, inspirados na Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada por Herbert de Sousa, o Betinho. Quando ele faleceu, em 9 de agosto de 1997, o batizamos de Betinho.

FE – Quais as atividades desenvolvidas?

Barboza – Procuramos seguir a máxima de Confúcio: “Mais vale ensinar a pescar do que dar o peixe.” Repassamos recursos para entidades sociais montarem cursos profissionalizantes; construímos brinquedotecas em hospitais; investimos também em educação e saúde.

FE – Onde o comitê busca recursos?

Barboza – As receitas vêm da contribuição de funcionários do banco, aposentados e da ativa, das associações de funcionários e do Banco Santander. Não recebemos verbas públicas.

FE – Poderia relacionar alguns projetos realizados?

Barboza – Orgulhamo-nos de ser pioneiros, em São Paulo, no apoio à construção de cisternas, que são recipientes para coletar água das chuvas, no Nordeste. Junto com parceiros, fizemos 185 unidades. Atualmente, estamos construindo essas cisternas no Piauí. Temos o projeto de implantação de brinquedotecas em hospitais, postos de Saúde e entidades sociais, que ajudam na recuperação das crianças e facilitam a interação dos profissionais da Saúde com elas. Apoiamos ações que promovam a reinserção dos detentos, para que a prisão seja realmente um instrumento de recuperação de seres humanos que circunstancialmente cometeram algum equívoco de conduta. Para eles, montamos escolas de informática na capital e interior do Estado.

FE – As atividades são desenvolvidas sempre com parcerias?

Barboza – Sim. Com os funcionários primeiramente e com as associações de funcionários, Afabesp e Afubesp, sindicatos de bancários e do Banco Santander.

FE – Que retorno o trabalho no comitê traz?

Barboza – O trabalho que fazemos no comitê é voluntário. E é muito gratificante conhecer pessoas com vocação para o bem comum e que se entregam de corpo e alma para melhorar a vida de seus semelhantes. São pessoas que estão fazendo a diferença, ajudando a humanidade a crescer. Tudo isso gera um grande ganho emocional e espiritual para a gente. Às vezes, ao visitarmos um projeto, voltamos para casa entusiasmados e de bem com a vida. É uma energia muito boa. Comparo com o bem que um passe nos faz, com o que sente um católico quando faz uma visita a Aparecida do Norte, um muçulmano a Meca. Essa situação lembra uma música do Jorge Ben: “Se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem...”, pois quando realmente descobrirmos que os grandes beneficiados somos nós, quando supostamente fazemos “caridade”, a faremos por atacado e não aos pingadinhos. Chegaremos lá. Estamos no caminho.

FE – Trabalhos como o de vocês acabam substituindo o do Estado, não?

Barboza – O trabalho do Comitê Betinho e dos milhares de organizações não- governamentais não podem, jamais, pensar em substituir o Estado. A este cabe a responsabilidade de criar políticas públicas para enfrentar as mazelas sociais que o Brasil possui. A atuação das ONGs é subsidiária e tem como escopo, acima de tudo, fazer um trabalho de promover a solidariedade e a fraternidade entre as pessoas.

Quem quiser conhecer mais o trabalho do Comitê Betinho acesse o site www.comitebetinho.org.br








FOTOS: CISTERNAS (COMITÊ BETINHO), SALA DE INFORMÁTICA NO CR DE ARAÇATUBA, ARMÁRIOS DOADOS PARA A CASA DA CARIDADE, ARAÇATUBA (ISMAEL GOBBO)




FOTO DE QUADRO DE BETINHO. COMITÊ BETINHO


ENTREVISTA PUBLICADA NA FOLHA ESPÍRITA, SÃO PAULO



0 comentários: