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quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Detalhes importantes nem sempre percebidos


Orson Peter Carrara

É comum que se divulguem eventos e acontecimentos sem se atentar para um detalhe vital: o dia da semana. Divulga-se a data do mês sem citação do dia da semana.

Por exemplo: cita-se dia 19 de agosto e o leitor tem que pesquisar que dia da semana é o dia 19 de agosto. Não parece nada, mas a citação do dia da semana ajuda a fixar o compromisso. Já sabemos que no dia tal do mês (no exemplo citado uma quarta-feira) ocorre tal evento. Muito mais fácil de ser fixado.

Divulgar apenas 19 de agosto, a informação fica “manca”, incompleta. Presencio isso constantemente nas informações que circulam divulgando palestras, encontros, eventos. E não só no meio espírita. Mesmo em publicidade na TV, cartazes, anúncios e emissoras de rádio e até mesmo em outdoors.

Sugiro, portanto, ao movimento, ficarmos atentos a esse significativo detalhe: citar também o dia da semana, pois a fixação do compromisso atinge muito mais nossa memória, facilitando em muito o comparecimento de mais gente.

Já que falamos em detalhes, atentemos também para outro aspecto: quando vamos divulgar uma palestra em cartazes, jornais ou por textos em e-mails ou cartas, se colocarmos como título principal a expressão PALESTRA ESPÍRITA, só vamos atrair espíritas e simpatizantes.

Se usarmos, todavia, como expressão principal (a de letra maior em destaque), o tema da palestra (que também deverá atrair o público em sua busca de respostas), o resultado igualmente será outro.

Basta imaginar a seguinte situação. Se vamos divulgar uma palestra com o título Princípios básicos do Espiritismo (que é um tema expressivo), corremos o risco de só atrair o público espírita mesmo, sintonizado com a proposta de aprender e estudar. Mas possivelmente não atrairemos aqueles que são simpatizantes, que estão se aproximando. Outro efeito teremos, todavia, se divulgarmos, por exemplo: O que o Espiritismo pode fazer para sua felicidade. E aí os princípios básicos são apresentados durante a palestra.

Imagine, por exemplo, os temas Você sente medo? ou Você sente mágoa? Ou mesmo Como construir a serenidade? Tais temas atrairão muito mais gente do que se divulgarmos, por exemplo: O Perdão, ou A coragem, ou ainda A serenidade.

É que o tema, no título, conteúdo e desenvolvimento, devem atender às carências, angústias e busca de respostas em que se debate o ser humano. Então, é preciso usar a criatividade para despertar a atenção do público.

Por outro lado, vivemos um sério problema nas instituições espíritas: sessões de passes sempre lotadas, palestras nem sempre. Também por um motivo: o anúncio das palestras agendadas precisa ser feito com entusiasmo, despertando o interesse do público e principalmente fazendo com que o público do passe sinta vontade de estar na palestra programada e perceba que estar ali lhe fará bem, pois o tema vem atender seus questionamentos interiores.

Isto tudo requer criatividade, entusiasmo, substituindo a simples leitura mecânica que anuncia uma palestra por um convite estimulador, motivador, que destaque a importância do evento que virá a seguir. E lembrando o detalhe inicial dessa abordagem: sempre destacando horário e dia da semana, além da data do mês.

São detalhes mínimos, imperceptíveis muitas vezes, mas altamente expressivos para se obter melhor aproveitamento nos eventos que podemos organizar e no beneficiar das criaturas que buscam o conhecimento espírita.


PARABENIZO O ORSON POR ESSE CHAMADO A ATENÇÃO. E VEJO TAMBEM MUITOS CARTAZES SEM A INDICAÇÃO DA CIDADE ONDE O EVENTO VAI SE REALIZAR. COMO HOJE EM DIA A COMUNICAÇÃO SE DÁ A NIVEL MUNDIAL PELA INTERNET É INDISPENSÁVEL QUE SE MENCIONE ESSE DADO DE IDENTIFICAÇÃO. ISMAEL GOBBO




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